Entrevista com Deep Roy, o Keenser

keenserEngana-se quem pensa que o ator e dublê Deep Roy tenha uma ficha profissional do seu tamanho. Roy tem crédito em vários filmes e séries do gênero scifi, fantasia e terror como Doctor Who, Flash Gordon, O Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi, O Retorno de Oz, Como Grinch Rouba o Natal, Arquivo-X, Planeta dos Macacos, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Transformers, entre outros. Em Jornada Roy fez o não falante amigo de Scotty, Keenser. Ao site Star Trek.com ele falou sobre sua experiência no filme de Abrams.

Roy descobriu que voltaria como Keenser em Além da Escuridão, enquanto ainda estava trabalhando em Star Trek.

Durante as filmagens de Star Trek, uma cena recém-criada exigia que Roy voltasse para filmar outro dia e lhe deu a esperança de que um retorno estava previsto.

“Eu sabia que enquanto estávamos fazendo o primeiro eu iria voltar”, disse Roy. “Eles estavam debatendo se me deixariam ou não na Enterprise. J.J. criou um cenário especial para mim. Eu já tinha terminado os trabalhos com o filme, mas eu tive um retorno de chamada e eles disseram: “Queremos você por mais um dia”. Eles não me disseram para quê. Apenas disseram, “Você vai descobrir quando chegar no set”. Quando fui para o set, J.J. me falou: “Vamos colocá-lo na Enterprise”. Fiquei muito satisfeito. Eu pensei, “Bem, aqui vem a sequência. Talvez eu seja um elemento permanente agora.”

deep royKeenser não foi originalmente concebido para ser silencioso. “Eu tinha diálogo, mas eles mudaram isso”, explicou Roy. “Eles disseram: ” Não parece certo para esse cara falar, porque, afinal, ele é de outro planeta. Ele é um alienígena. Ele não fala o idioma”. Então foi isso que aconteceu no primeiro filme. Eu tive um diálogo, mas tiraram. J.J. disse-me porquê e eu concordei. E então fazia sentido dele não falar no segundo, também.”

Roy explicou como ele viu seu personagem. “Bem, Keenser é um alienígena inteligente”, disse ele. “Tento trazer um pouco de comédia para ele, mas ele é um grande pensador. Ele é um cara … o silêncio é de ouro, como se costuma dizer, mas ele está bem ciente do que está acontecendo ao seu redor. Ele não guarda rancor contra ninguém.”

Com duas aparições na franquia, como Roy vê sua experiência em Jornada? “Eu acho que sou abençoado”, disse ele. “Você tem que trabalhar duplamente duro para fazer passar o que seu personagem está tentando dizer quando você tem a maquiagem em você ou uma máscara em você, e é bom que as pessoas o apreciem”.