Roteiristas dão uma dica para o terceiro filme

orci kurtzmanNuma série de entrevistas aos sites I am Rogue, 1701 News, Comic Book Resourse, os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman, promovendo o lançamento do DVD e Blu-ray de Além da Escuridão, comentaram sobre alguns pontos polêmicos do último filme e dão uma dica de como poderá se desenrolar o terceiro filme da saga Star Trek. A seguir alguns trechos mais importantes.

A decisão sobre ser o vilão Khan.

Alex Kurtzman : “Olha, você não pode pensar em Jornada e pensar sobre vilões sem pensar em Khan. Debatemos essa mesma pergunta um ano inteiro. Então, nós realmente queríamos ter certeza se tínhamos um motivo real para fazê-lo, da mesma maneira que sentimos que tínhamos um motivo real para o primeiro. Em nossas mentes, na verdade, rejeitamos a idéia de fazer Khan por um tempo. Nós construímos uma história ao redor de idéias, e queríamos que o filme fosse sobre Kirk e Spock, a Frota Estelar, a Federação e o terrorismo. Então nós passamos por este caminho e decidimos que precisávamos de um cara mau para forçar Kirk e Spock a irem de encontro um ao outro. Precisávamos de um cara mau que pudesse fazer Spock entender o que significa para Kirk, quando ele está falando sobre a definição de amizade. Nós precisávamos de um personagem que poderia colocar a tese de Gene Roddenberry de que um futuro utópico é possível, quando todas as espécies alienígenas diferentes se reúnem sob o mesmo teto para explorar o espaço. Então conversamos sobre quem poderia ser, e havia muita especulação online sobre isso. Quanto mais começávamos a ficar com essa ideia, outro tema surgia. Esse tema era a família, e a idéia do grupo como uma família. Como Kirk teria que enfrentar seu primeiro grande desafio como capitão da nave e colocar as vidas das pessoas, as quais ele veio a perceber como sua família, em risco. Então, como ele lidaria com isso? Ele está disposto a colocar suas vidas num bloco para o que a missão seja sempre para o bem maior?

“Foi particularmente interessante para nós, porque , como você sabe, Kirk é um homem que não acredita no cenário sem vitória. Então, achamos que precisávamos colocar um personagem lá que poderia por Kirk para o teste final. Quanto mais nós trabalhávamos nele, mais percebíamos que tinha que ser um personagem que teria uma percepção semelhante da família e da tripulação. Então Khan começou a voltar em nossas conversas um pouco porque, em última análise, tanto em Star Trek II: A Ira de Khan quanto na série original, foram essencialmente a mesma coisa, a proteção de sua família e tripulação. Acho que o denominador comum em ambos os Khans é que eles são os dois homens que, finalmente, estavam fazendo o que estavam fazendo para proteger a sua família. Isso fez com que um bandido estivesse experimentando e sentindo coisas semelhantes a Kirk. De repente, tínhamos um motivo para voltar a Khan naquele ponto, então, nos levava de volta para Khan. Queríamos aproveitar o espírito dessa idéia. Mas mesmo quando decidimos sobre isso sabíamos que iríamos estar sendo observados de perto pelos fãs e o que não queríamos era que parecesse um remake da A Ira de Khan. Esse filme é um filme impagável. Ele não poderia ser tocado e não queríamos. Mas porque estávamos jogando com o cânon original haveria coisas que ecoariam desta iteração de Jornada. Portanto, havia elementos que poderiam ser utilizados como pontos de contato, e foi assim que chegamos a isso em última instância. Foi uma decisão complicada e quanto mais continuávamos a escrever, percebíamos que Khan era o nosso cara.”

Orci: “Khan estava em nossa mente. Quando estávamos fazendo Star Trek, não poderíamos deixar de fantasiar sobre uma sequência. Queríamos fazer isso considerando a adição da descoberta da Botany Bay (nos créditos finais), a nave de Khan e seus outros super-humanos que foram abandonados (que foi cortada na edição final).”

“Começamos com (a ideia de) Khan, foi afastada, e depois voltamos para ele. Houve uma tendência no início para fazer Khan, e até mesmo criar um “Heart of Darkess” (romance de Joseph Conrad), em vez do tipo de história com o personagem. A tripulação da Enterprise seria enviada em algum lugar para pegar Khan depois de um acontecimento terrível, e , em seguida, seria forçada a trabalhar com ele. Nós sentimos como se estivéssemos caindo na armadilha de usar um vilão baseado no conhecimento prévio do vilão, e fomos de alguma forma contar com a expectativa do público para amar ou odiar Khan. Daí tentamos outra abordagem, criar um vilão que não era Khan, à princípio, para ver como isso funcionaria.  Um vilão que tem a sua própria situação e que não depende de nada”

“Qual seria a história básica? Há um câncer dentro da Frota Estelar , e é uma história que poderíamos lançar sem dizer o nome de ninguém antes.  Uma vez que tivemos essa história, chegamos a pergunta: Agora ele pode ser Khan?”

“A escolha de usar Khan pode ter sido óbvia para os fãs, mas não era tão óbvia para os não- fãs. Além disso, havia um desejo de reconstituir elementos específicos principais dos mitos, e neste caso , era Kirk e Khan.”

“Você não pode fazer Batman sem o Coringa. Sabíamos que seria difícil, e que levaria ao clamor de alguns fãs. Mas, você tem que tomar decisões difíceis, quando você faz algo assim.”

O segredo sobre a revelação de Khan.

Kurtzman : “Sim, estávamos todos envolvidos com essa decisão. Foi tudo muito honesto, com sinceridade. Vivemos em um mundo agora, onde é impossível ir ao cinema sem saber uma quantidade enorme de informação sobre o que vai acontecer, antes de entrar pela porta. Assim, naqueles dias, por exemplo, em que nós ficávamos em pé na fila por seis horas para ver O Império Contra-Ataca, sem ter idéia do que estava por vir, e em seguida, descobrir que Darth Vader é o pai de Luke, deixando Han Solo congelado em carbonite, sabíamos que iríamos ter que esperar mais quatro anos para descobrir o que iria acontecer a seguir, isso era muito doloroso mas também foi glorioso. Essa é uma experiência que foi completamente roubada agora pela maneira com que as pessoas falam sobre filmes. Porque não havia tanta análise sobre o que iríamos fazer, sentimos como se fosse a nossa responsabilidade pedir às pessoas que soubessem muito pouco e iríamos chegar para surpreendê-los. Algumas pessoas simplesmente rejeitam isso, dizendo: “Isso não é o mundo em que vivemos mais. Eu preciso saber de tudo antes de ir ao cinema ou eu vou odiá-lo”. Tudo bem, se esse é o jeito que você quer, todo mundo tem direito. Mas é a nossa sensação de que você vai ao cinema para espanto e descoberta, e nós não queremos roubar de ninguém isso. Nós não queremos ser “legais e secretos”, queremos apenas proteger uma forma de arte que está morrendo agora”.

“A verdade é que você nunca vai agradar a todos, então você tem que aceitar isso em um determinado ponto do processo. Basta apenas fazer Khan e algumas pessoas vão rejeitá-lo completamente, outras vão ficar realmente curiosas como vamos fazê-lo, e outras vão adorar. Então eu acho que a nossa abordagem filosófica para fazer algo como Khan é ter certeza de que não estamos assumindo nada sobre o que as pessoas pensam sobre o personagem e quem ele era. Ele tem que seguir por suas próprias pernas, em seu próprio caminho, e ainda ter que prestar uma homenagem e um tributo à versão surpreendente de Khan que veio antes dele. Então, você sabe , isso é uma tarefa bem difícil, e isso é parte da razão porque levamos um ano inteiro para decidir mesmo fazer Khan – porque ele é o mais amado vilão de Jornada.

A semi nudez de Alice Eve.

Embora Lindelof tenha assumido a culpa pela cena de Carol Marcus em trajes íntimos, Orci diz que a verdadeira culpa daquela cena, na verdade, foi de J.J. Abrams.

“Originalmente, eles estavam indo abrir o torpedo em órbita no espaço, assim tínhamos Kirk seguindo-a até um quarto onde ela estava colocando um traje espacial. Por isso, parecia mais decidido quando originalmente concebemos.”

No entanto, por causa dos custos de produção, decidiram abrir o torpedo em terra. E enquanto Marcus vestia uma roupa diferente, os fãs dizem que ela não precisava realmente mudar – e certamente não precisa fazê-lo na frente de Kirk”.

“Eu não posso dizer que sou um especialista em feminismo, mas posso salientar que você pode ver Kirk seminu, em ambos os filmes. Ele está de cueca (com duas felinas) , é também na frente de Uhura.”

“Será que o filme precisava dessa cena ? Não. Era Alice Mesmo um bom esporte? Impressionante”.

Trabalhando para o terceiro filme.

Você e Roberto Orci atualmente estão trabalhando no roteiro de Star Trek XIII? 

Kurtzman : A história está sendo iniciada sobre Star Trek XIII agora.

Como é a sensação de estar escrevendo isso sabendo que J.J. Abrams não vai voltar como diretor?

Kurtzman : Bem, na verdade ele está envolvido. É o seu bebê também. Obviamente, ele está saindo para fazer Star Wars, e Damon ( Lindelof ) não volta e agora é diferente. É diferente. Mas também estamos no terceiro filme, então eu acho que é bom para agitar as coisas, e é hora de mudar de qualquer maneira. Isso é bom, você sabe.

Uma guerra inevitável na terceira sequência?

O filme Além da Escuridão centra-se na inevitabilidade de uma guerra entre a Frota Estelar e os Klingons, mas o epílogo acontece um ano após os eventos do filme e tudo parece muito bem.

Kurtzman: “Bem, eu acho que o título vem do fato de que Gene Roddenberry teve essa visão do futuro, onde – é engraçado, meu filho estava me perguntando sobre isso ontem. Ele disse: “Por que Além da Escuridão é chamado assim?” E eu expliquei-lhe que Roddenberry tinha essa visão bela e muito otimista do futuro, onde teria chegado a um momento em que diferentes espécies, diferentes raças alienígenas se unem, e nós todos operamos juntos como uma Federação para explorar o espaço e trabalharmos juntos. E que a visão é testada por Khan, e é corrompida por Marcus, dentro de si mesma. E assim a pergunta que Kirk faz no final do filme, eu acho que a pergunta que deixa no filme é: – Pode a Frota continuar em sua visão utópica, dado o tipo de coisas que acontecem no filme?- Eu acho que nós sabemos o que pode acontecer agora, por isso sabemos que eles podem voltar a acontecer, e se esses eventos provocam uma guerra no futuro, como vamos lidar com essa resposta? Esta é a própria definição de efeito bumerangue. E assim, eu acho, espero que tenha configurado um dilema moral complicado, mas você definitivamente deveria saber que a bússola da visão de uma Federação otimista de Roddenberry, é o lugar onde tudo isso veio.”

Fonte: TrekWeb