Diretor da NSA constrói réplica da USS Enterprise

NSAKeith Alexander, general quatro estrelas dos EUA e chefe da NSA (National Security Agency), construiu uma réplica da ponte de comando da nave USS Enterprise, na sede do Comando Cibernético do Exército Norte-Americano (Arcyber), em Fort Belvoir. A informação foi divulgada pela revista Foreign Policy e tem gerado muita polêmica.

Alexander está no comando de ataques cibernéticos a outras forças militares no mundo, sobretudo a China. E foi no edifício da Arcyber que o general, um fã inveterado de Jornada, construiu uma réplica da sala de comando da Entreprise.

O espaço foi projetado por um cenógrafo de Hollywood com o intuito de imitar a ponte da nave, com painéis, estações de computador, um enorme monitor de TV na parede em frente, e as portas que fazem aquele som da série original.

“Congressistas e outros funcionários importantes se revezavam para sentar na “cadeira do capitão”, que é revestida de couro e fica no centro da sala. Enquanto isso, Alexander, um amante de filmes de ficção científica, mostrava suas ferramentas de dados na tela grande”, disse a a revista.

NSA 1

NSA 2

“Todo mundo queria sentar na cadeira pelo menos uma vez para fingir que era Jean-Luc Picard”, disse um oficial aposentado responsável por visitas VIP.

Mas nem todos gostaram da ideia. Parte da imprensa critica o chefe da NSA por ter gasto o dinheiro dos contribuintes para criar um centro de comando satisfazendo sua preferência pela série.

A função primordial do centro de comando é fornecer, visualizar, planificar, executar e coordenar informações para o exército dos EUA e para outras agências federais.

Fonte: Exame/Abril