Giacchino e a trilha de Além da Escuridão

Michael-GiacchinoPara o compositor Michael Giacchino, criar a música para Além da Escuridão foi menos estressante do que fazê-lo para o filme anterior. Mas ainda havia pressão em fazer a coisa corretamente e não desapontar a grande base de fãs. Durante o lançamento Blu-ray/DVD/Digital do filme, o site StarTrek.com conversou com ele sobre esse trabalho.

Você já trabalhou com J.J. Abrams, mas este filme é uma sequência. De que forma isso alterou o processo ?

Giacchino : Eu sinto que todo mundo estava mais próximo disso. Todos entenderam o que estavam fazendo, enquanto que antes , no primeiro, todo mundo estava tentando descobrir : “Bem , o que estamos fazendo ? Qual é o nosso tom de voz ? O que é apropriado? O que não é apropriado?” Nós estávamos pensando em todas essas coisas e tentando descobrir como fazê-lo funcionar. Este deu um pouco mais de  liberdade. Parecia que , ” OK , nós temos um monte de coisas fundamentais, e agora podemos apenas construir em cima disso”. Isso, falando por mim , foi uma experiência muito libertadora. Eu tive uma satisfação muito grande nesse. Isso não quer dizer que eu não me diverti no primeiro, mas eu sinto que o primeiro foi mais difícil.

É diferente , em geral, Jornada de qualquer outra coisa que você já compôs?

Giacchino : É diferente porque é uma franquia enorme com uma enorme base de fãs. Então, você tem sempre que guardar algo na sua mente. Jornada é algo que eu cresci amando também. Então não só eu não quero me decepcionar, mas eu não quero decepcionar as outras pessoas que a amam também. Então você está sempre lutando com isso, porém, no final, você apenas tem que fazer o que você acha que é o melhor para este script particular, esta história em particular, para este filme em particular. Além disso, você tem que deixar ir o que foi e lidar com o que é.

Você teve algum interesse pessoal em algo como o Blu -ray, em termos de lhe entregar qualidade sonora de cinema?

Giacchino : Bem, Andy Nelson, foi quem mixou a música para o filme, e foi incrível. Eu já imaginava que ele faria um grande trabalho para o Blu -ray. É uma coisa incrível agora, porque basicamente você pode ter um cinema em sua casa. É uma loucura , né? E eu adoro isso. Estamos sempre vendo filmes em casa. Eu realmente não observo os mixes de Blu -ray, mas eu sei que Andy fez um ótimo trabalho e que, se isso soa bem lá, quando eles estão fazendo os mixes para o filme, então vai soar muito bem no Blu -ray.

Para você , a música é um protagonista ou algo de apoio ?

Giacchino : Eu tendo a pensar na música como um dos personagens. É mais um personagem no filme . É um tipo de personagem que se senta lá e gentilmente cutuca você e diz: ” Você precisa sentir isso” ou ” Você precisa perceber isso”. É uma espécie de subtexto de tudo o que está acontecendo. Posso tirar uma foto de você a partir de mim, e eu posso marcar de várias maneiras, e poderia mostrar essas versões para as pessoas, e eles iriam pensar ou “Você está conspirando para me matar ” ou “Você é muito feliz agora”. Há tantas coisas diferentes envolvidas, mas é tudo dentro de como você joga a cena, como você marca ela. É realmente uma ferramenta muito perigosa de se ter. Brad Bird uma vez me disse : “Agora, você vai ter que ter muito cuidado”.  Foi em Os Incríveis, a primeira vez que trabalhei com ele, e ele disse: “Sua música pode arruinar meu filme”. E ele estava certo. O que ele quis dizer é que se você não está totalmente certo no alvo, então o público vai pensando em algo que ele não quer que pense. Então você tem que ser cuidadoso.

Você usou a música icônica de Jornada para os créditos finais de Além da Escuridão …

Giacchino : Foi utilizado nos créditos finais porque eu sinto que cada vez que ia e tentava usá-la (em outras partes do filme), se destacava muito. Ela chamava a atenção para si mesma.

Então você tentou. Isso é interessante …

Giacchino : Ah , sim. Nós tentamos, mas sempre se afastava do que era o foco da história, e isso é a última coisa que você quer fazer. É ótimo sentar lá e dizer : “Oh, nós poderíamos jogar o tema”, mas não é sobre isso quando você está trabalhando com essas coisas. Você quer ter certeza de que a história está na frente e no centro de tudo. Você não quer distrair as pessoas de outra forma. Mas sempre soubemos que , nos créditos finais, poderíamos fazê-lo da maneira mais ampla possível e, em seguida, só nos deu muita alegria com ela.

Você está animado para ter suas duas trilhas de Jornada realizadas em Londres no próximo ano em Star Trek – Live in Concert e Star Trek Into Darkness – Live in Concert ?

Giacchino : Oh, eu mal posso esperar. Eu acho que vai ser um sucesso. Nós fizemos isso na Suíça no ano passado e me diverti muito fazendo. O público adorou e foi simplesmente uma experiência incrível ver o filme dessa maneira, vê-lo com a orquestra tocando ao lado do filme. Só para ver a reação que as pessoas tiveram com os personagens, foi maravilhoso. Você realmente não pode ir ao drive-in de filmes mais porque eles realmente não existem agora. Portanto, esta é uma espécie de nova versão, onde você pode ir e há algo muito vivo sobre isso. É também uma corda bamba, porque tudo pode acontecer. Você pode ter problemas técnicos e estragar uma sugestão. Tudo pode acontecer. Portanto, é uma noite muito desesperadora , mas divertida.

O que mais você está trabalhando ?

Giacchino : Estou trabalhando em Jupiter Ascending com os Wachowski . Estou prestes a trabalhar com Matt Reeves em O Planeta dos Macacos 2. E então eu vou estar trabalhando em Tomorrowland com Brad Bird.

É complicado, em certo sentido, ter três partituras em sua cabeça mais ou menos ao mesmo tempo?

Giacchino : Elas estarão espalhadas um pouco. Mas houve períodos em que tive de fazer três filmes ao mesmo tempo. Estou muito feliz que eu seja bom em compartimentar assim quando estou trabalhando em algo, isso é o que eu estou trabalhando, e nada de um projeto escoa em outro projeto. Eu tento criar o tipo muito especial de caracteres para cada filme. Assim, a trilha de cada filme espero que só se encaixe naquele filme. Esse é o objetivo. Isso é o que eu sempre tento fazer.