Entrevista com Heather Langenkamp

MottoVocê sabe quem fez aquele alienígena carcereiro da Enterprise com breve aparição no filme Além da Escuridão? Trata-se da atriz Heather Langenkamp. Ela ficou conhecida no longa de terror Hora do Pesadelo, como a heroína Nancy que derrotou Freddy Krueger. No filme de J. J. Abrams ela interpretou o agente de segurança Moto. Numa entrevista ao site Star Trek.com Heather falou de seu trabalho com esse exótico personagem.

Heather Langenkamp é casada com o artista David LeRoy Anderson, do AFX Studio, que criou muitas das criaturas exóticas vistas na sequência de Star Trek.

Surpreende as pessoas ao saberem que Heather Langenkamp está envolvida em Jornada?

Langenkamp: Muita gente não sabe. Na verdade, tenho dizer-lhes que estou no filme, porque ninguém no mundo vai saber disso, a não ser que eles gostem de ler os créditos. Mas eu queria estar desesperadamente em Jornada, porque, depois de ter experimentado tudo em A Hora do Pesadelo, tendo sido parte das convenções e ter sido parte de uma franquia tão icônica, eu sabia que seria algo parecido com Jornada. Jornada tem um grande legado e isso significa muito para muitas pessoas. Então, quando meu marido conseguiu o emprego, quando nosso estúdio teve o trabalho de fazer as maquiagens, eu implorei ao meu marido: “Por favor, podemos fazer uma maquiagem que eu possa usar?” Eu fui convincente o suficiente e ele cedeu.

Conte-nos sobre a maquiagem em Moto …

Langenkamp: A maquiagem que eu uso é realmente um projeto muito especial que tínhamos desenvolvido em nosso estúdio. Não havia nenhum filme que fosse usado, originalmente. Um escultor tinha vindo com estes projetos. Era uma espécie de um projeto de especificação e acabou na prateleira por muitos anos. O escultor faleceu de câncer. Então nós ficamos ainda mais determinados a conseguir essa maquiagem na tela e pensamos: “Se ele chegar na tela vamos chamar o personagem de Moto”, porque esse era o nome do escultor. Seu nome era Moto.

E qual foi a reação de JJ Abrams quando David trouxe até ele?

Langenkamp: J.J. estava realmente de mente aberta quando David lhe disse do cenário e da história, e ele adorou o projeto. Assim, encontramos um lugar no filme, onde o personagem poderia caber, onde poderia estar logicamente, na cela. Imaginei que Moto fosse um oficial de controle de clima, mantendo a umidade em um nível adequado. Sentei-me em uma mesa e tinha todas essas marcações para fazer. Foi um belo cenário, é claro. É sonho de todo o fã estar em um filme desses. Por isso, foi emocionante. Espero que não tenha estragado a cena, mas eu fiquei realmente feliz por tê-la feito.

Quanto tempo você ficou no set interpretando Moto?

Langenkamp: Eu estive três dias no set, talvez quatro. O primeiro dia foi na prisão, quando os personagens estão aprisionando Khan. O segundo dia também foi na cela, quando Alice Eve e Simon Pegg (e Chris Pine) foram transportados de volta para a Enterprise após a sua aventura. E então eu estava na cena do funeral no final, mas que não apareceu na tela.

A história da sua família realmente cruza com Jornada há muito tempo, certo?

Langenkamp: Meu sogro, Lance Anderson, que iniciou o meu marido no negócio, na verdade, trabalhou em Star Trek IV. Um dos primeiros trabalhos de meu marido fazendo a baleia para esse filme. Essas foram algumas das primeiras fotos que eu já vi do meu marido trabalhando com seu pai. Eles estavam fazendo esse molde gigantesco. Eles até mesmo levantaram uma parede fora do estúdio para que pudessem acomodar o comprimento dessa peça. Lembro-me de pensar, “Uau, eu não tinha ideia de como isso era feito”. Mas meu marido e seu pai trabalharam juntos por muitos anos, trabalhando em A Maldição dos Mortos Vivos, Shocker e Cemitério Maldito. Finalmente, seu pai se aposentou e ficou um vazio na loja. Eu realmente queria participar e havia definitivamente uma necessidade de uma pessoa para fazer os livros e varrer o chão durante a noite. Então eu meio que preparei meu caminho, e o primeiro trabalho em que eu realmente tornei-me um participante ativo foi de Madrugada dos Mortos. Nós fomos para o Canadá e eu era a coordenadora da loja em Toronto, onde fizemos esse filme. Foi muito bem e o filme ficou ótimo, eu realmente me apaixonei por todo o processo. Desde então, fizemos um monte de filmes e Além da Escuridão é o nosso mais recente trabalho.

Além de Moto, o que mais em Além da Escuridão sua equipe da AFX  se sentiu particularmente orgulhosa?

Langenkamp: Eu diria que existem várias maquiagens diferentes que David se orgulha, e por diferentes razões. A composição do Nibirano na parte inicial do filme foi muito difícil. Havia um monte desses personagens e eles queriam que todos tivessem um visual único, mas não queriam gastar uma tonelada de dinheiro com um cenário em CGI. É muito caro criar algo assim. Então, ficamos trabalhando por sete ou oito meses, projetando o que isso seria. Foi uma série de camadas de argila colocadas em cada homem, e que levaria quatro ou cinco horas para colocar uma camada e secá-la, em seguida, mais uma camada e secar, mais uma camada e secar, de modo a obter a verdadeira descamação no visual. É divertido só em pensar, mas para fazê-lo foi difícil. Começávamos a duas horas da manhã em cada um desses dias de filmagem e tinha uma equipe de cerca de 20 pessoas, talvez até 30 pessoas ao todo, trabalhando para obter os homens prontos. Em seguida, o departamento de figurino também participou, desenvolvendo alguns macacões de zipper com essa textura para que os caras no fundo da cena, de muito longe só deveriam fechar de modo que não teríamos de preparar seus corpos inteiros com essas camadas.

A cena do bar tem uma composição maravilhosa. Há uma fêmea e um macho, e eles têm uma espécie de cabeça de alcachofra na aparência, com pequenos pedaços de acrílico, que brilhavam. Na cena, você não pode realmente imaginar o quão bonito essas maquiagens ficaram, mas aqueles foram os meus favoritos até agora. Mark Garbarino aplicou essas maquiagens e desenvolveu-as em nossa loja. Então nós tivemos um monte de máscaras que eram realmente muito bonitas, mas neste tipo de filme há tanta história para contar, tanta ação e toneladas de CGI, que os extras do tipo de fundo se perdem na confusão. A menina verde foi legal fazer. É realmente divertido ver todas essas coisas se tornarem vivas. E, penso eu, tecnicamente, que os Klingons são as mais belas maquiagens do filme. Pareciam estupendos sobre os atores.

Você coordena tudo na AFX Estúdio, livros, agendas, etc. Então, o que AFX já fazendo, e você ainda gostaria de atuar?

Langenkamp: Sim. Puxa, eu adoraria ter alguns personagens com mais ação. Mas eu não sei, fazendo parte da composição, onde você está usando maquiagem que cobre totalmente a cabeça, cabelo e pescoço, é muito reconfortante para uma atriz da minha idade. Quanto mais você envelhece, você só encontra a sua vaidade insinuando-se do jeito que você imagina. Então, quando eu tive a chance de usar esse tipo de maquiagem foi muito libertador. Você não se preocupe com nada, exceto com seu personagem e estar no tempo. Mas estamos fazendo um monte de projetos diferentes: vídeos adicionais, comerciais e programas de TV. Estamos criando efeitos de maquiagem para uma nova série da Universal chamada Crossbones, estrelada por John Malkovich. Também criamos o personagem principal monstro para  Indigenou, que é um filme do Chupacabra que vai sair no próximo ano.

E em termos de atuação, eu apenas fiz um filme que era sobre todas as mulheres que tinham estado em filmes de terror. É chamado de The Butterfly Room . Eu fiz outro filme, inicial , que é um thriller de horror definido em Los Angeles. Esses dois estarão no próximo ano. E eu sempre estou promovendo meu documentário I Am Nancy, que foi sobre a minha experiência de interpretar Nancy Thompson e seu impacto sobre os fãs de A Hora do Pesadelo. É realmente uma carta de amor para os fãs. O próximo ano será o 30 º aniversário dessa franquia, então eu vou estar fazendo convenções e celebrando isso.

b 1

Para ver imagens do trabalho da AFX Estúdio no filme Além da Escuridão acessem o link.