Entrevista com Karl Urban

urban mccoyKarl Urban está de volta na TV. O ator será protagonista da série sci-fi Almost Human pela Fox, com produção de J.J. Abrams. O site StarTrek.com esteve recentemente com Urban que falou sobre a nova série e o que espera do terceiro filme de Star Trek, previsto para 2016.

Foi bom para você estar nos filmes de Jornada?

URBAN: Eu me diverti muito. Como eu já disse antes, o desafio quando você está trabalhando em Jornada é parar de rir diante das câmeras quando começam a rodar. É um grupo muito engraçado, inteligente, emocionante de pessoas trabalhando, e eu estou realmente ansioso para voltar a Jornada e continuar a aventura.

O que você quer ver para Magro no próximo filme?

URBAN: Curiosamente, são coisas simples que eu quero ver. Eu gostaria de ser teletransportado em algum lugar e ver a evolução do trio Kirk-Spock-Magro. Eu gostaria de ver Magro assumir alguns dos pequenos papéis que DeForest Kelley foi capaz de executar tão maravilhosamente bem em 40 anos.

Algumas fãs adoraram Além da Escuridão e outros sentiram que não deveriam ter tido os elementos de Khan. Para o seu pensamento, o que funcionou e o que não funcionou? 

URBANO: Para mim, eu acho que o que realmente funcionou foi o desenvolvimento do personagem. Eu me sinto como se o primeiro filme fosse estabelecer esses personagens, este foi sobre jogá-los no fundo do poço. Eu realmente gostei de ver o início desse triunvirato entre Magro, Spock e Kirk, que era tão central para a série original. Eu certamente estava ansioso para ver onde isso iria. Sinceramente, tenho que dizer que não houve nada sobre Além da Escuridão que não funcionou para mim. Eu acho que os escritores fizeram um trabalho fantástico. Roberto Orci, Alex Kurtzman e Damon Lindelof … quando lhe é dado esse diálogo rico para trabalhar, ele só faz minha vida muito agradável.

Você publicamente afirmou que, para o próximo filme, achava que eles deveriam romper e fazer algo completamente original …

URBAN: Eu certamente, quando eu fiz esse comentário, de nenhuma maneira, quis ser desrespeitoso com Além da Escuridão ou qualquer coisa que tinha sido feita. Eu estava apenas expressando, eu acho, o meu desejo de “Vamos começar esta missão de cinco anos. Vamos entrar e explorar o espaço e encontrar algo diferente”. Fizemos a história de Khan neste universo alternativo, e agora vai ser divertido ir lá fora e realmente explorar esses temas que fizeram a série original tão bem sucedida. Fundamentalmente, era sobre a descoberta e exploração do espaço e todos os tipos de coisas. Eu acho que o desafio é encontrar uma história que se encaixe nesse período deles no começo de seus cinco anos no espaço e que incorpore todas essas coisas maravilhosas que Roddenberry baseou seu vagão de trem para as estrelas seguindo adiante.

Almost Human é o seu mais recente projeto. Que elementos do roteiro você achou mais interessante?

URBANO: Em primeiro lugar, eu acho, que foi a relação entre meu personagem, que é um pouco de um detetive estilo retro com tecnofobia, John Kennex, e Dorian (Michael Ealy), este encantador, curioso, embora irritante androide. Para mim, isso é realmente o coração da série. Eu realmente respondi à maneira que esses dois personagens, que são jogados juntos, aprendem a trabalhar juntos e aprendem o que significa ser verdadeiramente humano. Eles aprenderam isso um com o outro. É uma relação que é rica, cheia de crescimento, aprendizado e comédia, e é divertida.

O piloto introduz Kennex e Dorian, o mundo em que está e os outros personagens ao seu redor. Pós-piloto, que tipos de histórias, vamos ver?

URBANO: De certa forma, é um caso a cada semana, mas esta série é como nada que você já viu na televisão antes. É nossa intenção chegar aos limites e fazer isto divertido. A série está situada um pouco no futuro, por isso, não é uma ficção científica pesada, é uma espécie de futurista, e que adiciona uma verdadeira maravilhosa textura e sabor. Quanto ao caso que você viu no piloto, vamos revisitar elementos em uma data posterior, mas isso não é o que está pendurado na nossa série. Esta série é basicamente sobre a relação entre esta estranha dupla. Trata-se de vê-los trabalhando juntos. É sobre diversão. Trata-se de ação. E é sobre o coração e comédia. Esse série é realmente muito mais divertida e mais orientada para a ação do que o que você vê no piloto. Eu mal posso esperar para o público a ver o segundo episódio, onde entramos nos robôs sexuais e um monte de outro território divertido.

Vocês estão preparados para um longo prazo em Almost Human ? Se for um sucesso, estamos falando de quatro, cinco, talvez até seis anos …

URBAN: Bem, você sabe, eu assinei para isso, e eu não teria feito isso se eu não acreditasse nele em primeiro lugar. Mais uma vez, eu só tenho a tirar o meu chapéu para os gostos de J.J. e sua equipe. Eles fizeram um trabalho incrível em séries como Alias ​​e Lost, e eu acho que essa série tem um potencial extraordinário. Se ela vai durar cinco temporadas, ótimo. Se ela vai durar três, ótimo. Seja qual for o prazo, eu vou ficar feliz com isso, porque, em uma base diária, eu vou começar a entrar, trabalhar com pessoas fantásticas e entregar um produto que estamos todos orgulhosos.

Nós vimos você na Creation Entertainment’s Official Star Trek Convention em Las Vegas no verão passado. O que foi isso para você?

URBAN: Olha, eu sempre aproveitei a oportunidade para atender os fãs. Quando você faz teatro, você tem uma ideia imediata se seu desempenho é apreciado. Você recebe o feedback instantâneo. Quando você faz filmes ou séries, isso não acontece até você encontrar os fãs na rua ou encontrá-los em uma convenção e receber esse tipo de feedback. Assim participar dessa convenção foi uma oportunidade maravilhosa de me conectar com os fãs e dizer: “Ei, obrigado por seu apoio e fiquem atentos, pois há mais chegando e nós vamos ter um monte de diversão”.

Você está desapontado que J.J. Abrams não vai ficar atrás das câmeras para o próximo Star Trek?

URBAN: J.J. é um talento fenomenal e nada me daria mais alegria do que ver ele na direção de Star Trek 3. Obviamente, isso está parecendo que sua agenda vai proibir isso. Em primeiro lugar, eu mal posso esperar para ver o que ele fará com Star Wars. Acho que ele é o homem certo para o trabalho. Ele é um dos mais talentosos diretores-roteiristas e produtor com quem já trabalhei, e tenho trabalhado. Sendo esse o caso, se ele não vai dirigir Star Trek 3, eu estou olhando para a frente e congratulo-me com uma nova abordagem e uma nova energia. Eu também tenho uma grande confiança no fato de que J.J. e a Bad Robot vão estar produzindo o próximo. Então não é como se o seu envolvimento estivesse completamente fora. Eu encontro muito conforto nisso.

Você tem um filme, The Loss , no horizonte, e os fãs de Dredd parecem querer um segundo longa. Qual é o mais recente sobre esses projetos?

URBAN: The Loss está pronto, mas eu não sei muito sobre o que está acontecendo com ele, exceto que ele vai ser lançado no próximo ano. Dredd 2 …, eu adoraria fazer um outro filme do Dredd. É incrível para mim ver quantas vezes as pessoas me pedindo outro Dredd. Estou muito orgulhoso do primeiro filme e que finalmente encontrou uma audiência. Então, vamos esperar para ver. Tenho certeza que se o lucro de um Dredd 2 fizer sentido para alguém, então alguém vai querer pressionar o botão e fazer isso. Certamente parece-me, de onde estou, que há um público para isso.