Morre produtor da Série Animada de Jornada

halOutra figura importante do universo de Jornada nos deixou. Hal Sutherland, co-fundador da Filmation Studios e diretor de quase todos os episódios da Série Animada de Jornada faleceu esta semana. A página da Filmation no Facebook fez o anúncio, mas não forneceu detalhes adicionais, incluindo como e quando ele morreu, ou sua idade. Veja os melhores trechos de sua última entrevista ao Star Trek.com.

Hal Sutherland começou sua carreira como animador da Disney em 1954, trabalhando em A Bela Adormecida e ganhou reconhecimento na década de 60 como diretor de produções de animação no estúdio Filmation.

Ele dirigiu os 16 episódios da 1ª temporada da chamada Star Trek: The Animated Series.

Em 2011 Sutherland concedeu sua última entrevista ao site Star Trek.com onde comentou curiosidades da produção animada de Jornada.

Em homenagem a esta grande figura da franquia apresentamos alguns trechos de sua entrevista.

Star Trek The Animated Series 1Quem realmente produziu Star Trek: The Animated Series? E como foi envolvido Gene Roddenberry com a produção?

Sutherland: Eu mantive o controle absoluto de todas as partes da produção. Adjacente ao meu escritório executivo  existia uma sala de trabalho, onde Gene e eu conferíamos os scripts. E se eu tivesse a oportunidade de fazer qualquer animação ou desenho, etc, este seria o ponto de controle. Gene era um perfeccionista aos trancos e barrancos. Ele analisava os roteiros entregues constantemente a ele por Dorothy Fontana, às vezes duas ou três vezes, para fazer mudanças para alcançar a perfeição que ele tanto desejava. Ela trabalhava entre Gene e os escritores freelance. Chegamos a um ponto em um momento que eu tive que dizer a Gene que estávamos perto de ultrapassar o nosso primeiro prazo de produção. Ele imediatamente me passou o script e foi novamente revisando e me disse: “Oh, me desculpe, Hal. Obrigado por me avisar. Isso é tudo que eu tenho que saber. Se eu ficar preso em um outro barranco é só pegar o megafone a dar-me uma boa bronca!”

Você acabou tendo muito mais trabalho na animação do que o inicialmente previsto. Por quê?

Sutherland: Eu procurava desesperadamente uma tentativa de encontrar um casal de artistas de storyboard experientes para trabalhar exclusivamente no projeto. Não havia ninguém que possuía as qualificações necessárias. Eu finalmente tomei a decisão de fazer todos os desenhos de storyboard e projetos, e planejar os efeitos especiais. Eu achava que se pudesse encontrar alguém para seguir atrás de mim e acabar os esboços nos meus rascunhos, eu poderia ser capaz de manter o controle sobre tudo. Finalmente, consegui um jovem conhecido pelo nome de Brad, e logo depois uma jovem chamada Dawn candidatou-se a um emprego no estúdio. Eu testei a sua capacidade de desenho, seguindo as instruções que eu tinha estabelecidos em um rascunho de storyboard. Ela mostrou-se adequada e eu esperava que com o tempo ela iria melhorar. Sentei com ambos na sala de trabalho ao lado do meu escritório para fazer o controle de suas obras de arte, era uma batalha dura e exigente. Passei muito tempo indo sobre os seus esboços, fazendo correções quando necessário, e tentava educá-los. Pouco a pouco, eles fizeram melhorar e exigindo menos supervisão.

Eu projetei um sistema de estoque elaborado para implementar ao longo da produção. Regra de ouro foi a utilização de 30% de estoque de animação a 70% nova filmagem. Esta fórmula parecia manter o estúdio dentro da área de orçamento e permitir que animadores completassem cenas que não exigiam uma abundância de talento. Uma grande quantidade de atenção estava voltada para duplicar a sensação e aparência da série “ao vivo”, que as audiências estavam acostumados. Utilizou-se o elenco original de atores da série ao vivo para dublagens. Na verdade, eu tenho orgulho de dizer que foi realmente uma grande equipe trabalhando em conjunto. Agendamento de gravações por vezes era delicado quando os atores eram chamados ou realizavam em outro lugar. Sua dedicação à nova série foi maravilhosa.

ET.1010.StarTrek.1.jpgQual foi a reação da rede para os primeiros episódios que viram da série animada?

Sutherland: Quando o primeiro episódio foi finalmente concluído e mostrado para os funcionários da rede, eles ficaam extremamente entusiasmados e satisfeitos com o que viram. Não muito tempo depois de ir ao ar, a série foi classificada como número um na audiência. Quase ao mesmo tempo, quando a produção foi completada (na temporada), estava na hora de eu ir embora, pois meu tempo tinha acabado de acordo com o contrato.

Qual episódio você mais gostou?

Sutherland: Um que se destaca para mim é o “More Tribbles, More Toubles”. A concepção de continuar as histórias da série original para episódios animados era único e elas estavam cheias de humor.

Você acabou dirigindo a maior parte dos episódios, mas outros diretores trabalharam nos episódios produzidos na segunda temporada cancelada. Como você tentou lançar as bases para aqueles que seguiram você? 

Sutherland: Eu tinha anunciado para a Filmation e os fundadores Norm Prescott e Lou Scheimer que eu realmente estava deixando o estúdio. De certa forma, me senti culpado sabendo que a produção dentro do estúdio ia sofrer tremendamente. Eu tinha feito o melhor de mim para criar uma série de procedimentos a serem seguidos muito antes do final do meu mandato. Se eles tivessem seguido esses procedimentos,  tudo provavelmente iria bem, e eu acredito que na verdade houve dificuldade em ter outros que seguissem os meus padrões de trabalho. Quanto a outros diretores assumindo a temporada seguinte a minha saída, depois de todos esses anos eu definitivamente teria que ler alguma coisa para notar quem estava dirigindo.

Star Trek The Animated Series 3A série animada ganhou um Emmy na temporada que você trabalhou. Você e sua família já havia se mudado de Los Angeles para Washington, quando recebeu o telefonema que a série tinha ganho o prêmio. O que aconteceu depois?

Sutherland: Esta foi uma notícia emocionante e eu espalhei para todos os nossos amigos e vizinhos. Mais tarde, lembrei-me de reunir a família para assistir as cerimônias de premiação comigo. Eu esperava vê-los orgulhosos do que tinha conseguido de alguma forma. Sentado na frente da TV, eu observava com ansiedade quando as indicações para melhor série animada veio à tona. Lou e sua família estavam lá, em Nova York, onde as festividades estavam acontecendo. O envelope do prêmio foi aberto e Jornada foi anunciado o vencedor para a sua categoria. Lou subiu ao palco para fazer seu discurso de agradecimento e depois de um momento ou dois, começou a falar de “alguém”, que deveria estar de pé ao lado dele para receber o prêmio. Ele contou que a série nunca poderia ter sido produzida sem essa pessoa e seus incansáveis ​​esforços para colocar a série no ar. Lágrimas brotaram nos meus olhos enquanto ele falava essas palavras. Então ele inacreditavelmente disse que o crédito deveria ir para Norm Prescott. Creio que foi um dos momentos mais decepcionantes da minha carreira, ouvir isso de alguém que eu considerava meu amigo mais próximo. Eu nunca comentei isso com Lou em todos estes anos. Embora eu realmente queria perguntar a ele “Por quê?”

A Série Animada está em DVD. Os episódios estão disponíveis. Qual é a sensação de saber que quase 40 anos depois, muitas pessoas ainda estão assistindo e curtindo?

Sutherland: A série continuou mostrando ao longo dos anos as novas e velhas platéias em todo o mundo. Recentemente, recebi uma carta da Ucrânia pedindo autógrafos para um companheiro e seu irmão que ainda estavam exibindo os episódios. É tão incrível que a popularidade ainda está lá e, aparentemente, em todos os lugares. As convenções ao redor do mundo também são fascinantes de participar, com chances para atender os fãs e entreter seus filhos com essas séries que ainda estão disponíveis na TV. Seus agradecimentos pelo trabalho que fizemos naquela época é muito pessoal e gratificante.

Você mais ou menos se aposentou depois de Jornada . Por quê?

Sutherland: Eu deixei o mundo da animação para seguir uma carreira na pintura, que eu sonhava com isso toda a minha vida, e estar com a minha querida família. O estresse de produções me manteve longe da família uma boa parte do tempo. Eu queria ser uma parte de suas vidas na Terra.