Nimoy e Takei falam sobre Jornada no Epix

epix takei nimoyA emissora a cabo EPIX apresentou uma maratona de filmes de Jornada no dia 16 de fevereiro, incluindo a primeira transmissão na TV do recente longa de J. J. Abrams, Além da Escuridão Star Trek. O programa chamado “Star Trek Fest” teve também entrevistas com atores da série original Leonard Nimoy e George Takei.

EPIX apresentou uma maratona de 24 horas de Jornada, neste fim de semana. “Star Trek Fest” focou basicamente a série original, mostrando todos os seis filmes de Kirk, Spock e cia.

Constou também na programação trechos dos documentários de William Shatner, “The Captains” (com o próprio Shatner e Patrick Stewart) e “Get a Life” (sobre os fãs), e para finalizar a estreia televisiva mundial de Além da Escuridão – Star Trek, com opiniões de Leonard Nimoy e George Takei. Abaixo alguns trechos de seus comentários.

Sobre o trabalho de J. J. Abrams e os novos filmes.

takei choTakei: “O reboot deu uma nova, estranha e maravilhosa sensação com relação ao trabalho do meu personagem. Conheço John (Cho) desde que ele começou a interpretar. Quando soube que ele iria fazer o meu papel, fiquei encantado, mas John estava nervoso sobre isso. Então ele foi almoçar comigo e eu disse: – John não se preocupe, eu sei que você é um bom ator e competente. Faça apenas o seu caminho”.

Nimoy: “J. J. (Abrams) é um maravilhoso contador de histórias. Ele sabe como contar histórias, ele sabe onde o drama, humor, aventura acontecem. Ele adora Jornada. Faz com que as pessoas se sintam confortáveis em ver um filme de Jornada. Não só agrada aos fãs como as pessoas que nunca viram Jornada antes. Adorei trabalhar com ele por duas vezes e foi um sucesso.”

Sobre convenções e fãs.

Takei: “Eu tenho ido a convenções por quase 50 anos. Acho importante ir a convenções porque nós desfrutamos dessa agradável longevidade e fomos mais longe do que imaginávamos. A série foi cancelada após 03 temporadas, mas daí vieram filmes, venda de livros e tudo isso nos tem mantido no caminho de uma convenção atrás da outra, devido aos seus devotados fãs, o que nos leva a ir pessoalmente apertar as mãos deles e dizer: “obrigado por sua ajuda”.

“Temos agora três gerações de fãs. Os avós da série original levam seus netos para as convenções e alguma coisa genética acontece com essas gerações, que parecem crescer orelhas pontudas e fazerem automaticamente aquela saudação (vulcana). A demografia (de fãs) ampliou, chegando a uma nova audiência, incluindo o público jovem, por isso nos sentimos muito abençoados neste contexto”.

A respeito do filme A Procura de Spock.

tinyTakei conta uma cena pitoresca durante as gravações. “O script foi escrito por Harve Bennett. Em uma cena, Sulu se depara com um segurança enorme que o chama de nanico. Eu repliquei que não faria isso: – Isso não está de acordo com o meu ego e os fãs querem um Sulu sendo uma grande pessoa – Relutantemente eu aceitei. Mas a cena foi escrita fantasticamente. Ficou muito boa na tela. Então, agora eu digo: – Muito obrigado Harve Bennett. Você estava certo”.

Sobre a cena da morte de Spock.

Nimoy: “De fato, a cena da morte de Spock foi muito emocional, dolorosa e difícil de interpretar para mim porque eu acreditava que tinha encerrado com o personagem Spock e que este seria o último filme de Jornada. Então nos reunimos para fazer esta cena e eu vi que ficou tão boa, que poderia ter cometido um terrível erro com a morte de Spock. No último momento de gravação, Harve veio ao set e me disse: – Existe algo que você poderia nos dar como uma linha para Spock no futuro? Eu respondi: – Ok, vamos ver o que podemos fazer. Então, eu apenas disse: – Um elo mental com McCoy que estava inconsciente no chão, dizendo apenas: – Lembre-se”.

Takei: “A cena na qual Spock morre é uma das mais profundas que  já vi no cinema. O auto sacrifício, esse é realmente o personagem Spock. E achávamos que poderia ser o fim do personagem conosco. Uma cena tão bem interpretada por Bill,  Leonard e Deforest. Tenho que confessar que eu fui expulso (do set) porque sou dessas pessoas que derramam lágrimas. Sou capaz de me controlar, mas quando não consigo, por causa de minha voz…. (ele faz um choro espalhafatoso).”

A respeito do filme A Fronteira Final.

Takei: “Eu estava meio relutante em retornar ao quinto filme, porque como todo mundo sabe, eu tenho muitos amigos no elenco de Jornada, exceto por um, no qual tive relações não amigáveis. Sabendo que ele iria dirigir o novo filme, estava muito cético em fazê-lo. Quando eu expliquei para Nichelle Nichols porque não retornaria, ela ligou para Shatner informando da minha ausência. Ele respondeu que precisava de mim. Então, aceitei voltar.”

colinaNimoy: “Eu dirigi os filmes 3 e 4 e Shatner queria uma chance para dirigir um. E acho que mereceu. Nós tivemos locações difíceis. O terreno era uma espécie de colina, meio pedregoso e tivemos que descer correndo. Eu estava preocupado com De (Forest). Ele poderia ter dificuldade em descer ladeira abaixo, se desequilibrar e cair. Mas fizemos a cena. Eu tentando sair dali e o De descendo como uma cabra montês. Eu não pude acreditar. Ele estava saltando, bom, bom, bom, até chegar lá. Foi divertido”.

A cena favorita de Spock.

Nimoy: “Há várias. Acho que o episódio “Naked Time”, onde Spock luta interiormente, é importante para o personagem e “Amok Time” onde encontramos TPal, a matriarca do planeta, que introduz a saudação vulcana, que é uma importante cena para Spock”.

Alguma possibilidade de retornar no terceiro filme de J. J. Abrams? Nimoy: “Não tenho nenhuma ideia sobre meu futuro em Jornada. Não ouvi nada a respeito de algum plano específico para meu envolvimento com Zachary Quinto, que está fazendo um grande trabalho. Agradeço pela franquia estar bem nas mãos de Chris Pine, maravilhoso ator. Zachary Quinto muito talentoso e um grande cara. Acho que eles podem fazer um grande filme sem mim. Mas se me ligarem eu atenderei o telefone.”

Você pode ver mais videos pelo youtube.

Fonte: Star Trek.com