Destination Star Trek na Alemanha

convençãoNesta sexta-feira, a convenção Destination Star Trek pousou na cidade de Frankfurt, Alemanha, dando início a um fim de semana repleto de celebridades de Jornada, tendo em sua programação palestras, autógrafos, fotos com os artistas e todos os tipos de produtos para venda e exposição. Veja um resumo de como foi toda essa festividade.

Os primeiros a falarem foram Gates McFadden (Dra. Crusher), Marina Sirtis (Troi), LeVar Burton (La Forge) e Michael Dorn (Worf), depois vieram Brent Spiner (Data) e William Shatner se juntarem ao grupo.

Um repórter perguntou-lhes para explicarem o segredo por trás da amizade duradoura do elenco. “Literalmente, não pode ser explicado”, respondeu Burton. “A química é uma resposta orgânica. Foi exceção a regra”.

“Usar a viseira foi um grande pé no saco. Mas eu acredito que fui um ator melhor que eu pude”, disse Burton.

Dorn: “Ao receber e guardar garrafas de suco de ameixa dos fãs, minha mãe abriu minha geladeira um dia e disse: ‘você está bem?” (o personagem Worf tinha preferência por suco de ameixa).

Ao encontrar o seu médico antes da cirurgia, Mcfadden comentou: “ele entrou e gritou: Dra. Crusher! Ele falou comigo como um médico!”

Sobre sua passagem de A Nova Geração para Deep Space Nine, “A transição foi fácil. A Nova Geração era um grupo doido. Deep Space Nine era muito sério e quieto. Quebrei isso em 6 meses”, disse Dorn.

Perguntados sobre quem eles gostariam de ver interpretar Troi e La Forge em qualquer reinicialização de A Nova Geração, Sirtis respondeu com Milan Kunis, enquanto Burton sugeriu Dule Hill ou Donald Glover.

Um fã perguntou a cada um dos atores onde gostaria ter aparecido em Jornada fora suas séries. McFadden disse que nos novos filmes de Abrams. Sirtis respondeu: “Os novos filmes porque esses caras são quentes!” Dorn escolheu a série original como Scotty. Burton revelou: “Eu adoraria ter sido um indivíduo em uma camisa vermelha”. Shatner apontou que eles morrem rápido e só ganham um salário. Burton replicou, “É como um filme de terror. O negro sempre morre primeiro”.

 Burton depois tratou de questões sobre o romance de Geordi: “Eu acho que ele tinha grande interesse em um romance. Só que não era muito bom nisso, no que eu tenho certeza que era frustrante para ele. Era frustrante para mim. Se eu pudesse voltar…. e fazer qualquer coisa diferente teria dado a ele um romance com uma pessoa real, não um holograma. Olha, o andróide estava feliz. Deixe o negro ter um!”, brincou.

Spiner declarou que as lentes amarelas usadas para fazer Data, foram a “pior parte do trabalho”, e ponderou que uma chance de salvar Data (em Nemesis) seria fazer um crossover com Doctor Who. Uma ideia posta em sua cabeça quando levou seu filho de 11 anos de idade para uma convenção de Doctor Who. 

Spiner ficou admirado que o 50º aniversário da franquia esteja a um ano e meio de distância. Shatner fez uma cara triste. “Eu sei”, disse ele de forma dramática. “Eu penso sobre isso … Muito.”

No final, todos declararam amor a Leonard Nimoy e sua entrevista sobre tabagismo. 

destination 1

Os próximos a conversarem com o público foram Armin Shimerman (Quark), Rene Auberjonois (Odo), Suzie Plakson (K’Ehleyr), Robin Curtis (Saavik), Hallie Todd (Lal), Jeff Combs ( Weyoun e Shran), Carolyn Seymour (Taris e Toreth), Connor Trinneer (Trip), Vaughn Armstrong (alm. Forest), Dominic Keating (Reed) e Gwynyth Walsh ( B’Etor), Casey Biggs (Damar).

Auberjonois respondeu a uma pergunta sobre o que ele sente saudades em Deep Space Nine, “Das pessoas, da oportunidade de trabalhar em uma empresa, que é o que eu amo sobre ser um ator. Felizmente, experiências como esta, podemos conseguir reunidos e reconectando “.

“É uma coisa incrível que tantos anos depois que terminamos a série, os fãs ainda nos apoiam. É oxigênio para nós” – Auberjonois.

“Estamos orgulhosos de que a nossa série fez a diferença” – Jeffrey Combs

“Daqui há 50 anos ainda haverá convenções de Jornada” – Casey Biggs.

Shimerman disse que não gostou do episódio “Profit & Lace”, “o personagem não aprendeu nada sendo mulher”.

Steve Rankin ( membro da Enterprise Blues Band com pequenas participações em A Nova Geração e Deep Space Nine) saúda a multidão e diz: “Se não fosse por Bill Shatner nenhum de nós estaria aqui.”

Kitty Swink (ministra bajoriana Rozahn) e Robin Curtis se beijaram no palco quando Armin Shimerman saiu. “Opa meu marido me pegou!”

Sobre o cancelamento precoce de Enterprise, “Eu culpo Voyager. Se eles chegaram em casa em tempo hábil, nós poderíamos ter percorrido sete anos” – Dominic Keating.

“Se houvesse uma quinta temporada, eu acho que seria capitão. Estaria casado com T’Pol. Teria pendurado o Trip” – Dominic Keating.

Em um ponto no desenvolvimento inicial da série Enterprise, Trip e Reed iriam bater de frente um com o outro, não seriam amigos. Houve indícios de atrito no piloto. “Eles tiraram isso de nós”, observou Trinneer. Um episódio com alguma camaradagem e alguma comédia abriu o caminho. “Shuttlepod One” estabeleceu a sua amizade para sempre. “Nós nunca olhamos para trás depois de Shuttlepod One”, afirmou Keating.

destination 2

destination 8

destination 3

destination 4

Depois veio William Shatner sozinho. Cheio de energia, ele elogiou J.J. Abrams por atualizar a franquia. “Ele abriu a audiência para Jornada”, afirmou Shatner. “Ele garantiu que Jornada vai ficar aqui por um longo tempo.”

Perguntado se ele acredita que estamos sozinhos no universo, Shatner citou os acontecimentos atuais em Marte, “Eu acho que a vida está em toda parte, que permeia tudo … Não podemos ser a única coisa no universo.”

Quem criou o Império Terrano ( do Universo Espelho)? “Deus ou Gene Roddenberry – a mesma coisa”.

Alguém brincou sobre ter Denny Crane em um filme de Jornada, levando Shatner a dizer: “Eu não acho que Denny Crane estará em um novo filme de Jornada, nem o Capitão Kirk”. Shatner então observou que ele não necessariamente sentiu uma “responsabilidade” de manter uma mensagem viva da franquia, mas acrescentou: “Eu certamente admiro a mensagem”. Por fim, ele apontou que na maioria das vezes em cenas, ele andava sobre o cenário como Kirk ouvindo: “Capitão na ponte”. Bem, para sua cena de morte em Gerações: “Eu queria que eles dissessem, “Ponte sobre o capitão”, mas não quiseram fazê-lo.”

destination 5

Um dos momentos mais esperados foi a presença de Karl Urban. Ele cumprimentou a todos em alemão fluente: “Em qualquer lugar que eu vá eu gostaria de experimentar um pouco da cultura. Isso só torna a experiência mais pessoal”. Então, expressou seu amor por Jornada e prestou homenagem ao “falecido e grande” De Forest Kelley, “Gostaria de me definir como um fã de longa data. Fui um grande fã, não só do scifi mas da tripulação. Eu amei esses personagens”. Ele observou, ao falar sobre projetos futuros, “O 50 º aniversário será em 2016. Nós temos um outro filme para fazer. Estou realmente animado para fazer mais um desses filmes que as pessoas apreciam”.

Durante as gravações de Além da Escuridão: “O momento mais divertido no set … O creme de nêutrons. Simon Pegg pegou o meu maquiador de 60 anos e fez mentir para mim!”, disse Karl Urban que prometeu pegar o Simon na próxima.

Outros comentários de Urban.

“Se eu não fosse um ator, gostaria de ser um construtor. Esse sentimento de satisfação de ver o que você criou, no final do dia”.

 “Eu não posso suportar uma doença …Eu tenho o maior respeito pelos médicos, mas nunca poderia fazer isso.”

“Fazer um filme é como uma guerra de trincheira. Pode ser difícil às vezes. Na maior parte, tive experiências maravilhosas”.

“Leonard McCoy é um dos melhores amigos mais altruístas. Ele tem um exterior rabugento, mas um coração de ouro”.

Karl falou de seus filmes favoritos: “Um Estranho no Ninho, Bullit,  Onde os Fracos Não Têm Vez e História de Gangsters” e mencionou um sonho de consumo: Possuir um Porsche.

 Ele ainda compartilhou várias anedotas sobre seu personagem McCoy, e até a influência em seu dia a dia, “Quando as filmagens terminavam eu tinha dificuldade em deixar o personagem. Minha esposa ainda pegava momentos de McCoy comigo”.

Sobre Star Trek 3: “Gostaria muito de contar uma história épica, onde a Enterprise fosse a única nave que permaneceu. Inspiração seria a da Enterprise na Segunda Guerra Mundial.”

Urban acha que teremos uma série novamente. Provavelmente depois do terceiro filme.

De acordo com Karl Urban, “Eles já tem uma história para o próximo filme”.

destination 7

Depois foi a vez dos produtores Ron Moore, Ira Behr. Quando perguntados sobre fazer uma nova série de Jornada ambos disseram que gostariam de contribuir para a franquia novamente no futuro.

Ira Behr disse que “para ser honesto, acho que é um pouco assustador à pergunta sobre o rápido avanço da tecnologia”.

“Eu assumo toda a culpa pelos erros e problemas com Deep Space Nine. E o que foi bom na série foi bom para a gente, temos o crédito por isso” – Ira Behr.

Ron Moore explica que Jornada tem sorte de possuir grandes fãs permitindo que as séries durassem mais tempo.

Por fim, houve leilão de alguns artigos como um poster de Zacahry Quinto autografado, um phaser de Além da Escuridão autografado por Karl Urban, entre outros. Além de Vaughn Armstrong e sua Blues Band darem um pequeno show, para alegria do público presente.

ira behr ron moore

troi crusher

destination 1