“Star Trek, Cultura e Sociedade” na Livraria da Vila

palestraO nosso colega Paulo A. Zoppi está convidando a todos para uma palestra que apresentará gratuitamente, na qual reconta a origem da série de TV Jornada nas Estrelas e analisa seu forte e duradouro impacto cultural. Intitulado “Star Trek, Cultura e Sociedade”, o evento será realizado na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, no dia 18 de março (terça-feira), das 19:30 às 21:30 horas. Veja o que vai rolar.

paulo zoppiPaulo A. Zoppi é bacharel em Ciências da Computação pela UNICAMP. Tem cerca de 25 anos de experiência no mercado de TI (Tecnologia da Informação) e há 15 anos trabalha exclusivamente com treinamento, como instrutor, gestor de instrutores e coordenador técnico de treinamento. Contista bissexto e fascinado por Star Trek desde a infância, possui profundo e extenso conhecimento a respeito do universo ficcional desenvolvido pela série original, pelos filmes para cinema e pelas séries derivadas. Paulo possui uma página no Facebook.

Veja a seguir mais detalhes da palestra e sua programação.

Próximo de completar 50 anos, o universo ficcional de “Jornada nas Estrelas” (“Star Trek”) continua a expandir-se e tem mostrado um vigor quase inesgotável como fonte de entretenimento intelectualmente estimulante. Ao mesmo tempo, produziu um impacto indelével e transgeracional na cultura popular norte-americana e mundial.

Ao recontar as origens do fenômeno e examinar suas causas, esta aula aberta voltada ao público geral propõe-se a mostrar que esse impacto não se esgota em mero efeito escapista hollywoodiano ou deslumbramento nerd. Decorre, na verdade, de um arcabouço de ideias robusto, pioneiro e ainda inigualado, que coloca Star Trek entre os raros representantes da produção comercial a oferecer oportunidade para reflexão sobre questões atemporais que nos tocam a todos e dizem respeito a cada um de nós, como indivíduos e como membros da sociedade.

Público alvo.

Pessoas de todas as idades (recomendável a partir de 14 anos) interessadas em conhecer mais sobre o rico e complexo universo de Star Trek e entender melhor as causas de sua longevidade. Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre as séries ou os filmes.

Duração.

Aproximadamente duas horas, divididas da seguinte forma:

PARTE I 50 minutos

INTERVALO 10 minutos

PARTE II 40 minutos

SESSÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS 20 minutos

Programação.

Recursos necessários

Equipamento convencional de projeção e sistema de som ambiente. O palestrante utilizará o próprio computador conectado a esses recursos. A palestra prevê a utilização de slides, pequenos trechos de filmes e alguns recursos sonoros.

Nota importante sobre Direitos Autorais

Jornada nas Estrelas (Star Trek), Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (Star Trek: The Next Generation), Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine (Star Trek: Deep Space Nine), Jornada nas Estrelas: Voyager (Star Trek: Voyager), Jornada nas Estrelas: Enterprise (Star Trek: Enterprise) e Star Trek Into Darkness são marcas registradas da CBS/Paramount Pictures e são mencionadas aqui apenas com propósito informativo e de entretenimento.

OBS.: Durações aproximadas em minutos

PARTE I (50 min)

0 – Introdução (10 min)

• 1975 – Um relato introdutório, sucinto e muito pessoal, sobre os primeiros contatos com Star Trek. Como, quando e por que a série atraiu o interesse do palestrante.

1 – Origens (30 min)

• Contexto histórico – Panorama da ficção científica na época do lançamento de Star Trek e como esta se diferenciava desse cenário. Gene Roddenberry, o criador. As principais ideias por trás da série.

• O futuro visto por Star Trek – Uma visão geral rápida do universo de Star Trek e do futuro mostrado pela série: planetas, personagens, espécies, vilões. A Federação Unida dos Planetas, a Frota Estelar e a nave Enterprise.

• Queda sem ascensão – A conturbada e curta história de uma série que lutou para manter-se no ar, passando por um episódio piloto recusado, ameaças de cancelamento e suspeitas de sabotagem. Os primeiros fãs. A transformação em cult. As convenções. Os planos para uma série que não

• Renascimento I – “Star Wars”: ondas de choque varrem a indústria do cinema. A transposição de Star Trek para a tela grande: “Star Trek – The Motion Picture”.

2 – Desdobramentos (10 min)

• 1982 a 1986 – Os filmes para cinema e a maldição dos ímpares

• Renascimento II – “Star Trek: The Next Generation”: a volta à TV em grande estilo

• Anos 90 e 2000 – Mais séries, mais filmes. O desgaste do formato.

• Renascimento III – O reboot de J. J. Abrams – “Star Trek” e “Star Trek Into Darkness

INTERVALO (10 min)

PARTE II (40 min)

3 – O impacto cultural (40 min)

• Star Trek é pop – Dos Simpsons a Tarantino. Do vernáculo inglês ao dicionário Klingon. Do ônibus espacial ao cortador de pizza. E mais umas coisinhas.

• Contexto histórico revisitado – A sociedade, a TV e a ficção científica dos anos 60. Cabeças muito grandes, histórias muito cerebrais, saias bem curtas. Medo da mulher, medo do Diabo.

• Questões políticas e a crítica disfarçada – Imperialismo, intervencionismo, Guerra do Vietnã, Guerra Fria. Dá para falar dessas coisas na TV? E dizer o quê?

• Questões étnicas – A tripulação multiétnica. Preconceitos, minorias, igualdade racial e social. IDIC. Star Trek + Martin Luther King = Whoopi Goldeberg

• Questões de gênero – As mulheres em Star Trek, na TV e aqui na Terra. A dificuldade de fugir do estereótipo.

• Estudos sobre a humanidade e o humano – O ponto de vista “externo”: Spock, Data. A incompreensão das diferenças. IDIC (de novo). Bem, mal e tudo o que há no meio. Aprimoramento genético. Poder absoluto, corrupção absoluta: Khan.

• Questões ecológicas – Salvem as baleias, as luas e os klingons. Somente Nixon poderia ir à China.

• Últimas barreiras – O tabu da homossexualidade.

• O presente visto por Star Trek – Preemptive strikes, ações oficiais e oficiosas, drones e terroristas.

PERGUNTAS E RESPOSTAS (20 min)

Não perca!