Resumo dos quadrinhos Star Trek #31

Star Trek - Ongoing 031-003 0718Continuando com as aventuras de Kirk e cia no universo de J. J. Abrams, a IDW Publishing lança mais um conto em quadrinhos que se revela, no mínimo, intrigante. Dessa vez, o capitão está diante de uma ameça que nunca enfrentou antes, sua própria nave. Intitulada “I, Enterprise”, o arco de duas partes nos leva a história do oficial de ciências 0718, cuja origem manteve-se em mistério … até agora. Veja um resumo do que foi a primeira parte.

O oficial de ciências 0718 foi exibido pela primeira vez em Além da Escuridão e interpretado por Joseph Gatt. Embora nunca tenha sido mencionado o seu nome, durante as gravações, ele era conhecido como GATT2000 e depois passou para GATT5000, considerando os produtores que se enquadrava mais nas nomenclaturas para o século 23. De acordo com o ator, “o conceito seria a de uma versão em miniatura do computador principal da nave que o coloca em conexão direta com todos os sistemas”. Seria um antecessor de Data? Uma raça alienígena avançada? Um experimento da Frota? Esta nova história procura desvendar a origem deste misterioso personagem.

Com escrita de Mike Johnson e arte de Erfan Fajar e Gerry Gastonny, a narrativa se passa em um monólogo, onde o oficial 0718 descreve sua rotina na nave e nos mostra a tripulação fazendo suas tarefas diárias para a missão de cinco anos.

Na visão do personagem, a Enterprise é como um organismo e cada um que dependa dela para sobreviver tem a função de mantê-la funcionando em todos os seus componentes e ele se diz um vigilante de tudo, “Me chamam de Brain (Cérebro)”, diz 0718.

Apesar de ser o responsável pela análise de trilhões de dados por segundo e alertar o capitão sobre qualquer mudança ou perigo em potencial para a nave, 0718 prefere gastar suas horas de folga no laboratório de botânica analisando cada estrutura e complexidade da vida.

Quem é realmente essa misteriosa figura? Para contar sua origem, ele nos faz retornar dois anos antes do filme Além da Escuridão.

Numa missão exploratória, a Enterprise descobre um objeto no espaço, do tamanho de um planetoide, em forma de esfera perfeita, sem aberturas. Os scaners não conseguem analisar com precisão a composição do material que forma o objeto, mas sem dúvida é de origem artificial.

Star Trek - Ongoing 031 esfera

Não foi detectada atividade em sua superfície ou seu interior e nem sinais de vida. Kirk e um grupo avançado se transportam para investigar a esfera.

O objeto não possui atmosfera, existe um pequeno campo gravitacional, e sua superfície é completamente lisa.

Star Trek - Ongoing 031 grupo avançado

Aparentemente ele se utiliza de uma estrela próxima, absorvendo e expelindo radiação como se fosse algo vivo. As coisas começaram a preocupar quando as comunicações apresentaram interferência e um sinal incompreensível é emitido do interior do objeto. Kirk e o grupo retornam a Enterprise por segurança.

Spock transfere os dados de seu tricorder para o computador da nave a fim de serem analisados. No entanto, isso é frustrado pelo fato de que a informação que reuniram começa a ocasionar uma série de distúrbios nos comandos, levando a nave a agir de forma irregular, travando simultaneamente vários sistemas e acionando outros perigosamente (plataforma de armas, núcleo de dobra). O código de autorização do capitão não é reconhecido, Spock e Scott se sentem impotentes.

Uhura tenta usar todo o seu conhecimento para estabelecer uma comunicação, sem sucesso, afinal não há indicação de que seja alguma forma inteligente ou mero fenômeno natural.

O quadro  se agrava a ponto da nave acionar automaticamente o sistema de separação do disco principal. Spock sugere um desligamento de emergência do núcleo de dobra para impedir a separação, Scott se vê temeroso, “Se não conseguirmos retornar a energia teremos duas naves mortas no espaço”, alerta o engenheiro.

Star Trek - Ongoing 031 separação

Não há tempo para avaliar os riscos, Scott faz o desligamento e impede a separação por completa do disco. “Por alguma razão o computador ficou comprometido, senhor, mas consegui reverter a separação…”, disse Scott antes de ser atingido por uma descarga no painel que estava manipulando.

Scott é levado por Spock para a enfermaria, mas nada grave ocorreu. Kirk aparece logo depois.

Para espanto de todos, algo de extraordinário acontece na unidade de regeneração da enfermaria. Um humanóide está sendo criado, célula por célula, tecido por tecido, músculo por músculo.

Star Trek - Ongoing 031 humanoide 1  Star Trek - Ongoing 031 humanoide 2

“Saudações capitão Kirk, comandante Spock, Doutor McCoy”, cumprimentou a estranha criatura.

“Quem é você?”, pergunta Kirk. “Eu sou a Enterprise”.

A segunda parte dessa história está agendada para lançamento no início de Abril.