Maquete da Enterprise estará em novo espaço

enterprise originalA Air & Space Museum Nacional anunciou esta semana que, como parte do quadragésimo aniversário do museu, em 2016, o modelo da nave Enterprise usada na série original estará em um espaço muito especial, na Boeing Milestones of Flight Hall. Coincidência ou não, será também o ano de aniversário da franquia. Veja mais detalhes.

The Milestones of Flight Gallery é o salão principal da National Air and Space Museum do Smithsonian, e passará por uma extensa renovação, a ser concluída em 2016, no 40º aniversário da galeria, o mesmo ano do 100º aniversário da empresa Boeing Company, que irá colaborar com 30 milhões de dólares para renovação completa do museu. Em agradecimento a grande contribuição, o museu, quando inaugurado, passará a se chamar Boeing Milestones of Flight Hall.

A exposição expandida irá traçar as histórias interligadas de aeronaves mais importantes do mundo e de veículos espaciais como a Mercury de John Glenn, o Spirit of St. Louis de Lindbergh, a Flyer dos irmãos Wright, a SpaceShipOne, entre outros. Além disso mostrará displays digitais e tecnologia de experiência móvel em um novo design.

Mas não somente o passado e o presente estarão no novo museu, o futuro, mesmo fictício, fará parte do imaginário dos visitantes, e lá estará a NCC-1701 USS Enterprise que ocupará o seu merecido lugar de destaque na história do entretenimento.

Uma bela homenagem a uma das franquias mais duradouras e que tanto incentivou a ciência no mundo. Mas nem tudo foram flores para a nave do capitão Kirk. O modelo original estava condenado ao desaparecimento se não fosse por alguns fãs dedicados.

O modelo de estúdio original da nave Enterprise usado na série de televisão veio para o Smithsonian Institution há 35 anos atrás, doado pela Paramount Studios em 1974.

enterprise abandonadaQuando a série original terminou em 1969, a nave tinha sido encaixotada e armazenada no estúdio. Com o tempo, calor, frio, umidade e outros elementos, sua estrutura, fiação e outros componentes internos, bem como o esquema de pintura exterior, estavam bastante comprometidos. Antes que pudesse ser colocada em exposição, extensa restauração foi exigida.

A primeira restauração ocorreu pouco depois da nave ter sido recebida e foi concluída até 29 de Julho de 1974. Esta restauração foi coordenada com Matt Jeffries, um dos criadores originais da nave, e Gene Roddenberry.

enterprise restaurandoA segunda restauração foi feita dez anos mais tarde, entre 08 de agosto e 11 setembro de 1984. E uma terceira restauração realizada em 1991.

Nos 35 anos em que o modelo encontra-se sob os cuidados do  National Air and Space Museum, a nave passou por pequenas restaurações, tornando-se um dos objetos mais amplamente preservados e estudados na coleção do Museu. Está atualmente em exibição no nível mais baixo da Air and Space Museum National Store, onde todos os anos é visto por milhões de pessoas de todo o mundo.

“Sr. Sulu, a frente, dobra 1!”

foto 1

foto 2

Fonte: Star Trek.com