Mulgrew no polêmico documentário The Principle

mulgrew the principleA atriz Kate Mulgrew (capitã Janeway) será a narradora de “The Principle”, um documentário alegando que o Sol gira em torno da Terra. O programa é dirigido por Katheryne Thomas e produzido por Robert Sungenis.

“The Principle” será lançado ainda este ano e foi produzido por Robert Sungenis, o mesmo que diz que o Holocausto nunca aconteceu, e que os judeus conspiram com Satanás para mandarem no mundo. Sungenis é uma pessoa com visões religiosas extremas. Ele tem um Ph.D de uma instituição localizada em Vanuatu, e é um defensor da idéia de “geocentrismo”.

O documentário terá 90 minutos e tem a apresentação de Kate Mulgrew onde começa com a frase: “Tudo o que nós pensamos que sabemos sobre o nosso universo é errado”. O objetivo do programa é tentar provar que a antiga teoria de que a Terra é o centro do Universo é correta.

mulgrew arrependidaUm trailer foi apresentado no início do ano nos EUA e causou grande manifestação do público e principalmente dos fãs da atriz, que foi obrigada a divulgar um comunicado em sua página no Facebook pedindo desculpas e esclarecendo que ela não sustenta as crenças do filme.

“Eu entendo, tem havido alguma controvérsia sobre a minha participação em um documentário chamado The Principle”, disse Mulgrew, “Deixe-me assegurar a todos que estou plenamente de acordo com o eminente físico Lawrence Krauss , que ele próprio foi mal representado no filme, e que escreveu uma refutação sucinta sobre isso. Eu não sou uma geocentrista, nem sou de forma alguma uma defensora do geocentrismo. Mais importante, eu não concordo com nada que Robert Sungenis escreveu sobre ciência e história e, se eu soubesse de seu envolvimento, certamente teria evitado este documentário. Eu era uma voz de aluguel, e fui mal informada sobre a produção. Peço desculpas por qualquer confusão que minha voz neste trailer possa ter causado.”

Não só Mulgrew mas alguns cientistas aparecem no documentário, como Michio Kaku, Lawrence Krauss e Max Tegmart.

Logo após o trailer ser lançado, o físico Lawrence Krauss, um trekker de carteirinha, protestou em um artigo no site Slate. Mas ao contrário de Mulgrew, ele nem sequer participou conscientemente no documentário. “Não me lembro de ser entrevistado para um filme como este e, claro, se eu soubesse de sua premissa que eu teria recusado”, disse ele. Krauss acredita que usaram alguns trechos de outras entrevistas suas que foram deturpadas para interesse do documentário.

Mas o físico não pretende processar os produtores do documentário porque “seria elevar o perfil de algo que não deve nem mesmo subir para o nível de discussão popular”.

Fonte: TrekToday.