Tradutor universal mais próximo de Jornada

universal translatorA barreira linguística nunca foi um problema para os personagens de Jornada em razão do tradutor universal, tecnologia essa considerada, para alguns, fantasiosa ou futurista. Mas ao que parece, esse futuro já começou. A Skype e a Microsoft Translator estão apresentando um aparelho que funcionará em conversas em vídeo realizando traduções em áudio e texto.

A Microsoft anunciou o que classifica de enorme avanço em matéria de tradução simultânea e disse que oferecerá uma versão de testes através do Skype, sua unidade de mensagens, até o fim de 2014. Com a novidade, chamadas de vídeo pela aplicação entre pessoas que falam diferentes idiomas poderiam ter uma tradução simultânea de texto.

tradutor_universal 2A empresa exibiu seu novo Skype Translator no evento Code Conference, realizado nesta terça, na Califórnia, afirmando que torna realidade a visão do “tradutor universal” de Star Trek.

“A Skype sempre foi de quebrar barreiras”, disse Gurdeep Pall , vice-presidente corporativo da Skype e Lync da Microsoft. “E a barreira da língua é enorme. Sempre foi um bloqueador para a produtividade e conexão humana. O Skype Tradutor nos ajudará a superar essa barreira. Você vai ter a certeza de que poderá se comunicar com qualquer pessoa, sem barreiras linguísticas”.

“Estamos ainda nas primeiras fases desta tecnologia, mas a visão de Star Trek sobre um tradutor universal não está a uma galáxia de distância e seu potencial é tão excitante quanto os exemplos de Star Trek”, afirma em seu blog Gurdeen Pall.

Na ocasião, foi apresentado um bate-papo mostrando uma tradução de alemão para inglês e vice-versa (há 40 idiomas na lista de línguas do aplicativo). O diálogo foi exibido nos dois idiomas tanto em áudio quanto em legenda (alguns alemães que estavam no evento disseram que a tradução estava “boa”). Você pode ver a apresentação neste video.

“O produto, resultado de anos de pesquisas na Microsoft, estará disponível como aplicativo no Windows 8 antes do fim do ano”, disse Pall.

Fonte: Terra e Tecnomundo