Negado rumor sobre série de Jornada pela Netflix

Netflix ST 2Já passou quase uma década desde que a última série de Jornada foi ao ar pela televisão. Muito tem sido comentado sobre as chances ou não da franquia retornar ao seu verdadeiro habitat. Agora, um novo rumor surgiu através do site Geek, de que a Netflix estaria em negociações com a CBS para produção de uma nova série que iria ao ar no serviço de streaming. Mas esse rumor foi negado pelo produtor Larry Nemecek, suposto autor da notícia.

De acordo com o site Geek, um blogueiro entrevistou Nemecek (autor de The Starfleet Reference Library: Stellar Cartography e editor da revista  Star Trek: Communicator)  que disse, durante o Phoenix Comicon, que o Netflix se aproximou da CBS sobre hospedagem de uma nova série de Jornada, e em seguida, seguiu-se com uma proposta para criar e produzir uma série completamente caseira. Se este negócio se concretizasse seria exclusiva da Netflix no estilo de House of Cards ou Orange is the New Black.

Segundo o rumor, foi oferecido a CBS um acordo de royalties que iria pagá-la por cada episódio da nova série.

A história causou um grande impacto no fandom, uma vez que a Netflix apresenta bom desempenho em streaming das séries. Mas Nemecek, em seu blog, refuta essa notícia.

Há uma história por um escritor sem nome, sim, uma história sem uma assinatura, que cita um painel no Phoenix Comicon, sábado, dizendo que a Netflix e CBS estão “em negociações” para fazer uma nova série de Jornada.

Isso não é verdade.

Eu sei que os fãs de Jornada estão com fome de novo material e esperando alguém “pegá-lo” e fazê-lo. Por isso tudo, desde os romances, aos fanfiction, ao Star Trek Online e outros jogos, aos filmes de fãs, aos cosplayers, tudo ainda continua forte: As pessoas estão desesperadas por uma nova Jornada – incluindo os novos fãs acionados por J.J. ou os remasterizados Blurays e, sim, também a massa Netlfix disponível.  Os fãs desesperados se apegam a cada migalha que está lá fora – como bons fãs fariam. Ou até mesmo como fizeram, organizando uma campanha no Facebook para que a Netflix produzisse uma quinta temporada de Enterprise.  

… Este escritor sem assinatura conhecido apenas como “Inteligência da Frota Estelar” foi demasiado apressado em lançar frases de efeito neste post, fazendo a situação explodir, embora resulte em boa manchete. Eu gostaria que ele ou ela tivesse conversado comigo depois de algum contexto real para o pouquinho do que eu mencionei.

… é do interesse da Netflix se lançar sobre novas séries, incluindo as de franquias conhecidas. Eu entendo que Jornada é uma delas, especialmente com as 737 horas de “reprises” que ainda alcançam audiência na Netflix. Pelo que entendi, houve insinuação. Mas nenhuma iniciativa. Até agora.

É isso aí, pessoal. Eu aprecio o pedestal, mas este blogueiro excitável faz parecer como se os orçamentos e os roteiros de escritores para uma série já estejam pairando nos escritórios da CBS. Talvez eles até estejam, mas não que eu saiba. Nós todos sabemos que muitas pessoas em público e privado têm lançado conceitos e formatos de séries e em um “canal” que tenha sentido financeiro e de distribuição. E, sabemos que uma boa maneira de ajudar a ter Jornada de volta seria manter esses índices de audiência na Netflix, como um barômetro, revelando que toda e qualquer série de Jornada está sendo assistida. Mas a inércia e as perguntas não respondidas de quem, o quê, quando, onde, e quanto, até agora, venceram. Infelizmente.

Mas vamos continuar nas esperança.