Cientistas criam porta inteligente estilo Jornada

porta STAs portas automáticas deslizantes que estamos familiarizados em Jornada são muito mais inteligentes do que as portas automáticas que estamos familiarizados na vida real. Em Jornada, elas parecem saber quando os personagens querem passar, e nunca abrem por acidente. É realmente muito esperar que a portas automáticas tenham este tipo de inteligência? Agora, pesquisadores de robótica estão mais próximos dessa realidade.

Durante as gravações de Jornada, a equipe de produção, nos bastidores, assegurava que as portas automáticas sempre abrissem no tempo e velocidade impecáveis. Mas em nosso mundo as portas automáticas não apresentam a mesma precisão e velocidade, resultando em desperdício de energia ou transtornos desnecessários.

Mas agora uma equipe de pesquisadores japoneses da Japan’s University of Electro-Communications e da empresa Hokuyo Automatic Co, com foco em robótica, desenvolveu um sensor que pode fazer com que as portas automáticas se tornem um pouco menos estúpidas.

Para ser mais específico, os sensores usados na maior parte das portas automáticas são facilmente enganados por pessoas que estão simplesmente caminhando perto deles, sem a intenção de cruzar as portas. Além disso, muitas vezes as portas se abrem com lentidão quando alguém está se aproximando. Mas usando lasers e algoritmos avançados, as novas portas tentarão adivinhar se alguém realmente está prestes a passar por elas e, com base na taxa de aproximação da pessoa, elas ajustarão a velocidade de abertura de modo que a pessoa não precise diminuir o passo para não dar com a cara no vidro.

Infelizmente, os pesquisadores estimam que seus novos sensores poderão adicionar até 1.000 dólares ao preço de uma porta automática. E esse é um custo que os estabelecimentos menores provavelmente não estão dispostos a desembolsar. Mas com o passar do tempo, os componentes ficarão mais baratos, então talvez nós não tenhamos que esperar até que as naves de Jornada existam de verdade para ver as novas portas automáticas serem implementadas.

Fonte: IEEE e Gizmodo.