Orci: “Próximo filme será no espaço profundo”.

ROBERT ORCI on the set of ENDER'S GAMENuma entrevista em podcast para o site Nerdist, o escritor, produtor e agora diretor Roberto Orci discutiu sobre o desafio que enfrenta na primeira direção do próximo filme de Star Trek. Ele chegou a dar algumas informações a respeito da criação e sobre novos aliens. Orci também falou sobre a visita ao set de Star Wars para pegar dicas com J.J. Abrams, opinou com relação as cenas de sexo com Kirk, um personagem gay e muito mais. Veja abaixo os destaques.

Em entrevista a Geoff Boucher no seu podcast, “Humans From Earth”, Orci começou explicando sobre os dois primeiros filmes e no próximo promete que vai mudar …

Em Além da Escuridão eles partiram finalmente de onde a série original começou. Os dois primeiros filmes – especialmente Star Trek – era uma história de origem. Era sobre eles se unindo. Assim, eles não começaram como os personagens que estavam na série original. Eles foram crescendo e continuaram crescendo no segundo filme. Então, neste (novo) filme estarão mais próximos dos personagens da série original, que você já viu. Eles partiram em sua missão de cinco anos. Então, sua aventura vai ser no espaço profundo.

Orci também abordou a questão do sigilo do enredo, a controvérsia gerada a partir do último filme.

“Eu acho que vai ser uma mistura (de abertura e sigilo). Por um lado, você quer uma história para ter surpresas, caso contrário, por que iria ao cinema, certo? Por outro lado, você quer compartilhar isso para que as pessoas saibam o que eles estão fazendo, o que podem esperar, e o que na experiência vão sentir.  Em termos de sigilo de bastidores, o público agora é tão esperto que eu acho que será divertido ser um pouco mais transparente e deixar as pessoas dentro do processo no qual você está fazendo a coisa e deixá-los, de certa forma, ver você fazer o filme. Você pode ver por trás das cenas as coisas sem necessariamente saber o contexto da cena, ou a história – então eu acho que coisa é por aí.

Outro tema abordado é o fato de que Orci agora está co-escrevendo o novo filme, mas não mais com seu antigo parceiro Alex Kurtzman. Ele deu seu apoio à nova equipe do filme.

Estou escrevendo com uma dupla de rapazes talentosos, Patrick McKay e JD Payne, por isso estamos nos protegendo numa rede de segurança. Apesar de não escrever com o meu parceiro de 23 anos, isso não me assusta … mas felizmente, parte da diversão de escrever com alguém por tanto tempo é que eu sei o que ele diria em qualquer cena que eu escrevesse.

Prosseguindo na entrevista, o tema foi o projeto de criaturas, onde nessa discussão Orci insinuou sobre novos aliens para o próximo Star Trek.

Nós discutimos sobre os desafios do design de criatura. A vantagem que temos é que há nova tecnologia disponível. Mesmo eu sendo um fã e eu sei que J.J. é um fã de cenários muito práticos e design de criaturas, nós podemos aumentá-la com a tecnologia que existe hoje, CGI. Então, de uma forma, temos uma liberdade que é um pouco inexplorada. Espero fazer isso no próximo Star Trek.

Depois, ele brincou quando foi perguntado que tipo de vilão apareceria.

A Horta é, na verdade, o vilão do próximo filme – não – eles estão no espaço profundo agora, então vamos ver o que está lá fora.

Quanto ao novo vilão, um fã argumentou que com os novos filmes de Star Trek “teria que voltar para os Romulanos ou os Klingons”.

Mas espere, por que você tem que voltar para eles? Por ser este um universo alternativo acho que podemos escolher. Eu não sinto a pressão de ter de revisitar ou não qualquer um.Tivemos sorte dessa forma, mas temos a capacidade de escolher o que veio antes. Vai depender do que servirá a história melhor.

Quanto aos seus aliens favoritos de Jornada, Orci citou, Gorns, Pingos, Romulanos e Vulcanos.

O podcast foi gravado há algumas semanas antes de Orci voar para o Reino Unido para visitar o set onde Abrams está filmando Star Wars. Ele disse que a viagem foi motivada para obter alguma orientação de seu colaborador de longa data.

É por isso que eu vou. Vou roubar tanta sabedoria quanto puder.Tenho a sorte de ter visto muito diretor em ação e eu penso em pegar todos os seus cérebros. Cada um deles tem um estilo diferente e truques diferentes. E um deles acabou de me enviar o livro ‘Directing for Dummies (Direção para Principiantes) [risos]. Então é isso que você faz. Este é o momento para pedir ajuda e obter a sabedoria acumulada de todas as pessoas com quem tive a sorte de ver e trabalhar.

Orci depois falou sobre a rivalidade Star Wars/Star Trek.

Não é fácil tentar competir com Star Wars, especialmente, porque podem ser liberados tão próximos um do outro.Por isso, certamente, isso me motiva a torná-lo tão bom quanto possível. É interessante para mim ter um amigo meu que trabalha no outro, por isso espero que não me transforme em “Eu sou do time que joga contra Globetrotters” – os generais de Washington – espero que vá ser um pouco mais competitivo do que isso.

Boucher perguntou a Orci se teremos outras cenas de sexo com o capitão Kirk, mas Orci indicou que Kirk poderá ir em uma direção diferente.

No primeiro filme, Kirk é como um rapaz da faculdade faria – ou um cadete – encontra-se em um dormitório, luzes se acendem e ela é verde … No segundo filme ele se encontra com felinas humanóides … No terceiro filme, ele será um pouco mais adulto, então eu não sei.

O tema da introdução de um personagem gay em Jornada foi passado a Orci que parecia aberto à idéia.

Eu gostaria de ver isso.

Aprofundando sobre questões sociais em Star Trek3.

Pode ser parte de um personagem e não ser a coisa toda … Não tem que ser como South Park , como “o que aprendemos hoje”. Isso pode ser tão normal que apenas exista. Concordo que não pode ser enfiado a força e não é necessário que seja o ponto da coisa. É um conjunto e há muitas pessoas para representar, assim de modo nenhum um ponto de vista deveria monopolizar isso.

Também foi perguntado se era possível – como eles fizeram com Leonard Nimoy – trazer de volta William Shatner ou um dos outros atores da série original.

É possível. Desde que sirva para a história …. essa é a minha versão do ‘sem comentários’

A Paramount espera lançar o filme em 2016, para comemorar o 50º aniversário da franquia.

Fonte: TrekMovie