Entrevista com Patrick McKay e JD Payne (2)

mckay-payneContinuamos com a segunda parte desta entrevista exclusiva com os escritores Patrick McKay e JD Payne ao site TrekCore. Eles são co-autores, juntamente com Roberto Orci, na produção do roteiro para a terceira sequência de Star Trek. A dupla deu suas primeiras impressões quanto ao novo filme, a parceria com o diretor Roberto Orci, o envolvimento do produtor J.J. Abrams, os comentários dos fãs, e muito mais.

Você mencionou todos os diferentes tipos de coisas que no filme Star Trek deram certo – e depois Além da Escuridão usou tantos momentos icônicos de A Ira de Khan, em diferentes graus de sucesso que as pessoas estão perguntando se vocês estão olhando para uma história independente para o próximo filme, ou estão tentando chegar mais perto de uma trama existente.

JD Payne: Bem … nós estamos tentando fazer o melhor filme que pudermos. Essa é provavelmente a maneira mais fácil de responder a isso. Os dois primeiros filmes foram muito, muito bem, e eles realmente trouxeram Jornada para um público muito maior. É uma espécie de tenda que expandiu um pouco para dentro da cultura pop, e colocá-la na consciência do público um pouco mais do que poderia ter sido com as produções anteriores.

Os dois primeiros filmes já nos preparam para estarmos na “missão de cinco anos”, para saírem e terem as aventuras mais alucinantes que podemos conseguir.

Quando vocês entraram para a Bad Robot, tiveram que adequar sua ideia da história, em relação as expectativas particulares, para acompanhamento dos primeiros filmes? Houve alguma coisa fundamental que tinha que estar lá?

Patrick McKay: O filme de 2009 é muito mais uma história de origem, e Além da Escuridão é algo como “Ok, nós temos a equipe reunida, mas eles ainda são jovens, vamos fazê-los enfrentar uma formidável ameaça” – e esse filme termina com eles saindo na missão de cinco anos no espaço, de modo que aponta para onde o próximo filme irá.

Estamos pensando muito sobre um filme que estaria ao lado dos dois primeiros, em um sentido geral, mas mais especificamente, eu diria que trabalhar com nosso maravilhoso co-roteirista Roberto Orci, começou muito como uma conversa. “Bem, o que vocês gostariam de ver no filme?”, “Existe uma área em que todos nós queremos explorar?” Nada ficou fora da mesa. O tempo todo, a conversa tem sido sobre que filme mais legal podemos escrever. Não há nenhum tipo de exigência dizendo que temos que fazer isso ou aquilo, eu acho que tem sido uma tela em branco.

JD Payne: O que nós mantemos é o credo básico de Jornada, o prólogo de abertura que você ouve no início de cada episódio da série original. Esse é o nosso mantra para o que estamos tentando fazer aqui.

Falando de Bob Orci, agora que o seu co-escritor também está confirmado para dirigir a sequência, isso mudou o processo global de desenvolvimento da história?

JD Payne: Isso não muda as coisas. Nós temos um processo que desenvolvemos ao longo dos 17 anos em que trabalhamos juntos. Temos este fio que nos faz puxar de um lado para outro, e andamos por aí com pessoas pensando que somos loucos quando estamos andando pela rua, a cabeça a mil por hora. Nós fazemos isso funcionar verbalmente e, em seguida, uma vez que temos a afinação para sermos capazes de dizer um ao outro a história completa, um de nós tenta escrever uma parte dela, e o outro passa a escrever a outra parte. Terminamos com um rascunho que atinge a massa crítica, e uma vez que esteja num ponto em que soa bem, pegamos a página e, em seguida, um monte de coisas no rascunho serão retrabalhados. Isso é apenas o processo que nós desenvolvemos no trabalho em conjunto – e adicionando Bob para fazê-lo em três, nos sentimos totalmente à vontade. Bob não poderia ser mais que um cavalheiro, ou o que é mais incrível, a forma como ele é colaborativo. Não há realmente nenhum sentido de uma hierarquia, e o que realmente serve melhor a história é a ideia que acaba vencendo no final. Vamos lançar todo o tipo de coisas e termos muita diversão.

Patrick McKay: É muito parecido como ter mais uma perna para se sustentar – um colaborador que traz uma enorme quantidade de experiência, talento e idéias, todas as coisas que ele pode nos ensinar. Foi uma colaboração muito natural. Quanto ao aspecto da direção, aqui está o que é grande nisso: quando você está escrevendo um roteiro – se é uma história onde JD e eu estamos trabalhando em conjunto, ou como neste caso, em colaboração com Bob – há sempre a possibilidade de que no caminho, um diretor virá a bordo e terá diferentes instintos sobre o filme. O fato de que esse cara vai ser o Bob é simplesmente maravilhoso, e isso significa que pode ser encorajado a realmente abraçar as idéias as quais estamos todos apaixonados, porque esse vai ser o filme, eu espero.

Vocês poderiam nos dar uma ideia sobre o envolvimento de J.J. Abrams no filme, já que ele está tão fortemente ligado à Star Wars: Episode VII?

Patrick McKay: Oh, com certeza. Bad Robot, JJ, e sua equipe estão realmente no cerne do desenvolvimento do filme. Eles são a luz guia pela qual todos nós fazemos o nosso trabalho. J.J. tem sido uma parte fundamental em nos ajudar a produzir este conto desde o início, e se há pessoas que pensam que nós perdemos ele para Star Wars, desta vez, isso não é verdade, tanto quanto enxergamos.

Em fevereiro, JD falou sobre um cronograma de desenvolvimento do roteiro. Agora que as filmagens estão previstas para começarem na próxima primavera (março de 2015), como as coisas estão progredindo? Quando vocês esperam concluir o roteiro?

JD Payne: Bem, a resposta é sempre “O mais rápido possível!” (risos). Nós estamos empurrando as coisas para a frente e nos sentindo muito bem sobre como estão saindo. Uma vez que os três já passaram por isso, vamos então levá-lo para os produtores e, claro, para o estúdio. Isso é tudo parte do processo criativo com esta grande equipe que está fazendo o filme junto. Não podemos dizer que vai ser feito em uma data específica…

Patrick McKay: É um processo contínuo, mas o trem está se movendo, não temas!

Obviamente, não haverá nada oficial sobre o filme por vários meses, mas ouvimos pessoas que nos disseram que o título Star Trek 3 deveria ficar para A Procura de Spock – vocês poderiam compartilhar qualquer tipo de título de trabalho que pode estar usando?

Patrick McKay: Bem, nós adoraríamos fazer isso … (risos) Olha, nós temos vários – mas a maneira como essas coisas funcionam é que você constrói uma lista e chuta ideias para ver o que cola, e mais cedo ou mais tarde, um consenso é construído … mas nós estamos muito longe disso agora. Se tivéssemos de dizer-lhe alguma das idéias que estamos pensando, bem, acabaríamos dando-lhes muito holofotes.

Os dois filmes anteriores tinham histórias em quadrinhos oficiais que eram ‘prequel’ e que conduziam cada versão. Bob Orci foi creditado como “consultor de história” na série de quadrinhos mensal em curso. Vocês esperam ter uma mãos algo semelhante em quadrinhos para Star Trek 3 ?

JD Payne: Nós amamos o universo de Jornada e, esperamos, parafraseando Humphrey Bogart, que isto seja o começo de uma bela amizade.

Vocês já prestaram atenção às reações dos fãs on-line para os dois filmes anteriores, de forma a moldarem o seu script? Muita discussão tem girado em torno de alguns dos elementos mais controversos da nova linha do tempo, a forma como Kirk foi promovido, vindo da Academia a capitão da Enterprise no primeiro filme.

Patrick McKay: Deixe-me perguntar, é que isso te incomoda? Você concorda com esses sentimentos?

Bem, é um pouco questionável Kirk ser a partir do que é, essencialmente, um estudante universitário sendo o responsável por esta grande operação a bordo de uma nave estelar. Isso é um salto inesperado.

JD Payne: Em alguns aspectos. É interessante – Jornada muitas vezes reflete o meio cultural em que está sendo criada, que é uma das razões porque é uma franquia tão duradoura e pode falar renovadamente a cada geração.

Alguns historiadores culturais definem Millennials (geração Y, nascidos entre 1980 e 2000), falando em termos de arquétipos, como parte de uma nova geração ‘herói’. Os Millennials estão frequentemente dispostos a mergulharem em crises complexas e são levados a isso sem muita experiência. Eles tem uma espécie de tipo ousado de confiança, por isso você pode olhar para o primeiro filme como simplesmente refletindo a cultura e as características da nova geração.

Você usa algum feedback dos fãs online de modo a guiar-se pelas águas, por assim dizer?

Patrick McKay: Bem, olhe – há sempre algum tipo de conversa sobre qualquer tipo de exercício criativo. O escritor ou diretor, ou pintor, ou seja o que for que eles criam, lá vai haver respostas a isso.

Uma coisa que JD e eu falamos muito quando se trata do mundo on-line de resposta crítica imediata a algo que pode ter levado cinco anos e incontáveis ​​horas de trabalho para produzir é mais útil quando se está na categoria do “Sim, e … “. Para explicar um pouco mais sobre o que eu quero dizer – o tempo todo JD e eu escrevemos alguma coisa, o outro cara lê, e talvez não goste – mesmo que você adore e ache que seja talvez a melhor coisa do mundo. Mas o que descobrimos é que a pior maneira de responder é apenas “Não”. Esse tipo de coisa termina o processo criativo ali mesmo. Mas se você pode responder com um “Sim, e …”, dizendo: “Sim, essas coisas eu gosto, e eu acho que esta outra parte deveria ser assim”, então esses são os tipos mais úteis de um feedback construtivo.

As respostas dos fãs mais ponderadas são as coisas que nós provavelmente ouvimos mais. Quanto a esse tipo de tipo de comentário como “Isso não é a minha Jornada! “… você sabe, eu acho que é uma minoria real.

Parece que, em quase todos os produtos de entretenimento, há sempre alguma minoria reclamando sobre falhas percebidas mais alto do que todos os outros, especialmente on-line; de noventa pessoas que podem desfrutar de algo, sempre há dez outros caras reclamando sobre o resto – seja sobre Jornada ou algum outro filme ou programa televisivo.

JD Payne: Sim, e isso é realmente mais indicativo da nossa conversa cultural agora. Você vê – e sem entrar na política – na forma como a comunicação está mudando, torna-se mais difícil para as pessoas realmente terem uma conversa civilizada real. Isso é o que estamos lidando.

Tomamos todas as informações que podemos, lemos o que os fãs estão dizendo, pensamos sobre nossos próprios instintos, voltamos para a Série Original, falamos com o Bob, falamos com J.J., falamos com todos os outros envolvidos no projeto … você coloca tudo em uma grande sopa e serve a melhor refeição que pode.

Finalmente – 2016 será um grande ano para a franquia, e isso certamente estará pesando um pouco sobre o desenvolvimento do filme. Vocês estão tentando incluir uma espécie de “espírito do 50º aniversário” em sua história? Com alguns dos outros grandes aniversários, houve uma série de eventos entre os programas de televisão, esse tipo de coisa, para chamar a atenção para as metas.

Patrick McKay: Bem, olhe para Skyfall – que foi um filme de aniversário, como um filme de aniversário de 50 anos, foi, naturalmente, muito bem sucedido e muito querido. Eu não conheço ninguém que realmente não o aprecie, e o que era legal sobre esse filme é que ele parecia o filme ‘final’ de James Bond. Embora não fosse necessariamente dependente de referências a filmes anteriores de James Bond, acho que ele se liga com o que você estava perguntando antes se Star Trek 3 vai ser um conto independente. Eu acho que a ideia de fazer um filme ‘final’ de Jornada para o ano de aniversário é uma ambição muito boa, mas …

JD Payne: (risos) Estamos realmente não tentando falar até demais aqui!

Patrick McKay: É por isso que eu disse ‘ambição!’ (risos) Vai ser o melhor filme de Jornada que podemos pensar. Nós somos os caras que são os fãs que estarão esperando na fila para a exibição da meia-noite – ainda estamos em nossos trinta anos agora, então provavelmente vamos estar na matinê mostrada no dia seguinte. Mas à medida que caminhamos neste parque e vemos todas as oportunidades e os personagens disponíveis para a nossa imaginação, realmente estamos nos perguntando: “Qual é o filme de Jornada que nos deixaria mais animados?” Esperamos que ele vá ser aquele que terá um monte de gente animada também.