Resumo dos quadrinhos Star Trek # 34

Star Trek #34 monstroLost Apollo, Part 2″ conclui a nova aventura da USS Enterprise contada através dos quadrinhos Star Trek Ongoing, publicados pela editora IDW Publishing. Em continuidade ao filme Além da Escuridão – Star Trek, Kirk e sua tripulação partem para a missão de cinco anos e se deparam com um mundo alienígena e sua estranha ligação com o passado da Terra. Veja um resumo desta edição número 34. 

No início desta aventura vemos a Terra nos anos 70, em plena Guerra Fria e com uma corrida espacial em andamento. Um astronauta, Capitão Steve Cory, conta a sua esposa que foi selecionado para o programa Apollo, mas numa missão diferente da que vimos pela TV.

Passados trezentos anos, a Enterprise está orbitando Hinrichs Cinco. Um grupo desce a superfície, liderado por Kirk, encontrando uma espantosa diversidade de vida, incluindo o que parecem ser traços de DNA humano e restos de circuito eletrônico da Terra datado do século XX. Eles também encontram um pequeno papel preservado, com o desenho de uma criança.

Sulu perde-se do grupo ao tentar recuperar um tricorder roubado por um pequeno animal. Na busca pelo companheiro, o contato do grupo com a nave é interrompido. Spock envia uma equipe de segurança para procurar a tripulação desaparecida e encontram um nativo do planeta que parece hostil.

Nesta segunda parte, a história retorna para o ano de 1972, Flórida. A cena aparece em flashback, com o astronauta dando um beijo em sua filha, prometendo levar a imagem que está desenhada para ele em seu vôo.

Voltando ao planeta, uma enorme criatura continua sob ataque da equipe de segurança de Spock. Ela segura o corpo inerte de Kirk e da Dra. Marcus. O modo tonteio parece não feri-la, mas acaba fugindo assustada diante dos vários tiros de rifle phaser. A equipe volta para a  Enterprise com o grupo de Kirk.

Após análise médica e constatado que não houve contaminação, a Dra Marcus examina os fios de cabelo da criatura que estavam em sua roupa e se espanta ao saber que o alienígena possui 99,2% do genoma humano. Outra conclusão é que o código genético de outras espécies da flora e fauna encontradas, está constantemente sendo reescrito. Kirk está determinado a resolver o mistério e põe seu palpite em prática num plano arriscado.

Ele se transfere de volta a superfície do planeta, atraindo o alienígena para uma armadilha, com o desenho da criança. O plano funciona, a criatura é transportada para um container na nave. Scott demonstra receio se a estrutura irá segurá-la por muito tempo.

Diante de todos, a criatura começa a sofrer transformações físicas, terminando na forma humana.

Star Trek #34 container

Desacordado, é conduzido à enfermaria. Ao recobrar a consciência ele revela ser o capitão Steve Cory.

Ao saber que está no século 23, Steve entra em choque e se entristece por não poder ver mais sua filha, Ella.

Ele conta que, nos anos 70, a NASA construiu uma base no lado escuro da Lua para lançamento de um foguete experimental, com propulsão nuclear. A nave foi montada parte por parte para que não fosse descoberta pelos russos e, em caso de fracasso, não fosse usada como propaganda negativa contra o governo.

O vôo seria para um único tripulante e imaginava-se que fosse uma viagem rápida de ida e volta.

Steve diz não se lembrar muito do que ocorreu, apenas que acordou em um mundo alienígena, para espanto seu. Recorda do desenho de sua filha e que, com o passar do tempo, começou a sentir muita fome.

Durante sua conversa com Kirk, Steve começa a sentir fortes dores e cai desacordado. McCoy põe em uma câmara criogênica. O astronauta sucumbe aos tumores maciços, que estão se espalhando por seu corpo. Não há nada que a ciência do século 23 possa fazer. Em questão de horas ele estará morto.

Spock diz favorável devolvê-lo ao planeta, cujo ambiente parece mantê-lo vivo por todos estes séculos, mas McCoy argumenta se seria válido deixá-lo na forma animalesca apenas para preservar sua existência.

Kirk decide deixar o capitão Cory no planeta na esperança de que possa salvá-lo. Ele entende que nada pode fazer para trazê-lo à forma humana, naquele momento, e que a missão de cinco anos deve continuar.

Star Trek #34 fim

Antes de partir, Kirk informa a Frota da situação, que prometeu enviar uma nave médica para monitorá-lo e encontrar um dia a cura.

A próxima edição terá como arco a entidade Q em  “Q Gambit”, com lançamento previsto para 9 de julho.