Qual a melhor data de estreia para Star Trek 3?

ST3 novoSegundo o presidente da Paramount International Pictures, o próximo filme de Star Trek deve estrear em 2016. Mas os fãs querem saber exatamente quando. Poderia ser no 50º aniversário? Que outro blockbuster poderia fazer concorrência? Capitão América 3, Batman x Superman, Homem Aranha 3, Piratas do Caribe, Star Wars? O site TrekMovie convidou o escritor e produtor Kay Reindl para fazer sua análise a respeito do assunto.

Reindl já escreveu episódios para séries como Além da Imaginação, Medical Investigation, Legend of Seeker, Twisted, Killer Instinct, entre outros. É aficionado e conhecedor das produções de Hollywood e seus cronogramas.

“Alguns fãs adorariam se o filme fosse lançado em setembro, para coincidir com o 50º aniversário da franquia”, disse o produtor.

“Mas vendo que o filme de maior bilheteria lançado em setembro foi Crocodile Dundee, que saiu em 1986, parece altamente improvável que a Paramount vá sacrificar a bilheteria apenas por uma questão de nostalgia. A esmagadora maioria das pessoas que viu os dois filmes não têm ideia de quando exatamente Jornada estreou na TV, e a única meta do estúdio é levar essas pessoas de volta ao cinema. A Paramount ainda está propensa a usar o 50º aniversário como um gancho de marketing, independentemente da data em que escolher, pois acrescenta uma singularidade ao filme”.

Nota do editor: O primeiro episódio de Jornada, “The Man Trap”, foi ao ar em 08 setembro de 1966.

“A Paramount provavelmente quer evitar que o próximo Star Trek seja lançado perto de Star Wars, então um lançamento de Star Wars para maio de 2016 pode ser um grande fator em seus cálculos. No entanto, parece que a Paramount não terá que se preocupar com isso. A Disney anunciou que estão de fato parando a produção de Star Wars: Episode VII, a fim de acomodar a recuperação de Harrison Ford, mas apesar dos pedidos de J. J. Abrams para adiamento, o estúdio acha que o filme ainda está “no bom caminho” para ficar pronto no outono e ser lançado em dezembro de 2015. A Disney tem alguns de seus grandes filmes programados para 2016 como Capitão América 3 e outro filme da Marvel ainda sem título. Star Wars é uma propriedade, enquanto que a Marvel é um estúdio. Assim, a influência sobre a Disney vai ser maior a partir da Marvel”.

“Os estúdios sempre reservam as datas de lançamento para os seus grandes filmes. Mas desde que a Marvel chegou, a disputa pela data de lançamento esquentou. Já que a Marvel tem planejado filmes até 2028, os outros estúdios terão de definir seus lançamentos para os filmes sem título, também. Isso é o que o DC tem feito com Homem de Aço, que é a plataforma de lançamento para as suas outras propriedades. Em 2017, por exemplo, a DC está planejando lançar três filmes. Então, os horários de cinema já estão tomando forma com anos de antecedência.”

“Diante de tudo isso, onde é que Star Trek iria se inserir em 2016? Maio, julho e novembro são os melhores meses para filmes. A maioria dos filmes da Marvel foram lançados nesses meses. Os meses de repouso são e têm sido (por algum tempo) janeiro, fevereiro, agosto e setembro. Uma vez que os estúdios não fazem muitos filmes menores mais, esses meses são lixeiras. Você não vai isolar o seu sucesso num mês em que as pessoas não tem o hábito de irem ao cinema.”

“Antes dos filmes de J.J. Abrams, houve três filmes de Jornada lançados em junho (que costumava ser um grande mês para ir ao cinema), três em novembro e quatro em dezembro. Os três filmes de junho são A Ira de Khan (82), À Procura de Spock (84) e A Fronteira Final (89). A bilheteria foi sem brilho para esse último filme, que pode ter mudado a mente da Paramount sobre lançamentos de verão para Jornada, já que os cinco filmes seguintes da franquia foram todos lançados no outono ou inverno. O último filme de A Nova Geração, Nemesis, foi lançado em dezembro de 2002, onde arrecadou um reles 43.000 mil dólares e quase colocou fim aos filmes da franquia.”

“Quando trouxeram a franquia de volta, a Paramount, inicialmente, ficou presa a um padrão e definiu o lançamento para o primeiro Star Trek de J.J. no Natal de 2008, mas mais tarde mudaram para maio de 2009, na esperança de maior bilheteria. Depois que viram que funcionou, Além da Escuridão também foi lançado em maio, apesar de que inicialmente estava previsto para 04 de julho de 2012. No entanto, com os atrasos de J.J. em Super 8, a data foi desfeita. Bad Robot e Paramount poderiam ter conseguido aprontar Além da Escuridão para um lançamento de férias de 2012, mas em vez disso eles escolheram Maio de 2013, o que indica que o estúdio considerou o verão como o melhor ajuste para a franquia Jornada renovada.”

O que está programado, até o momento, pelos estúdios para 2016.

06 de maio  –  Batman v Superman: Dawn of Justice (WB) e Capitão América 3 (Disney)

13 maio    –     Comédia da Universal

27 de maio  –  X-Men: Apocalypse (Fox) e Alice no País das Maravilhas 2 (Disney)

03 de junho –  Sausage Party (Sony)

10 de junho  The Amazing Spider-Man 3 (Sony)

17 de junho   Procurando Dory (Disney) e Como Ensinar seu Dragão 3 (Fox))

01 de julho e 04 de julho – Independence Day 2 (Fox), Tarzan (Disney), Angry Birds (Sony) e The BFG (Disney)

08 de julho    – Marvel Sem Título (Disney)

15 de julho    – Bourne (Universal) e Idade do Gelo 5 (Fox)

22 de julho   Rei Arthur (WB)

29 de julho   Planeta dos Macacos 3 (Fox)

“Mas não há nenhuma garantia de que todos esses filmes vão ficar onde estão. Como em cada verão, há pelo menos um filme blockbuster para cada semana, tanto Star Trek quanto Além da Escuridão tiveram que competir contra grandes filmes de abertura em maio de 2009 e 2013. No entanto, o filme de 2009 acabou o sétimo classificado para o ano. Muito embora, Além da Escuridão tivesse de lidar com o megahit Homem de Ferro 3 , ele ainda ficou perto do que o primeiro filme fez nos EUA e teve um aumento de 20% globalmente. Então, do ponto de vista da Paramount, Maio funcionou bem para ambos Star Trek. Tenho certeza que há alguns que argumentam este ponto, mas o fato é que o estúdio não daria luz verde uma terceira sequência se o filme anterior não fosse bem o suficiente para o justificar.”

“Olhando para o que a Paramount tem de lançar em 2016, é provável que eles estejam procurando vagas de verão para o filme de Jornada e Transformers 5. Uma boa aposta é que Transformers vai acabar em junho – muito possivelmente no slot aberto de 24 de junho. E com três filmes de super-heróis, em maio, o próximo Star Trek começa a parecer se engajar em tal programação. A vantagem da Paramount é que eles não são a Disney, Marvel, Pixar e Disney Animation. Eles não têm que discutir com a Disney ou DC o que fazer. Eles podem definir o filme em maio e alterá-lo se precisarem, seja por razões de produção ou para o posicionamento. Francamente, eu ficaria surpreso se não fizessem isso.”

“E não é apenas sobre o quanto os cinemas estarão lotados com os filmes de super-heróis. A teoria é que, se você pode levar as pessoas ao cinema, elas irão ver o seu filme, se Os Vingadores venderem. De acordo com a lógica do estúdio, a maré alta levanta todos os filmes. Um grande filme faz com que as pessoas tenham o hábito de ir ao cinema. E se isso não tivesse sido provado, então eles não o fariam. A questão de fundo não é a estética, ou a criatividade, ou a técnica, embora a noção de que os estúdios não se preocupam com a qualidade não é verdade. Eles fazem isso sim, mas têm de ganhar dinheiro. Essa é a linha de fundo para uma corporação, e sempre será. Eles têm milhares de números de Nate Silvers (estatístico famoso nos EUA) que os levam a estas decisões.”

“Então, no final, a minha aposta é que o próximo Star Trek será lançado em 20 de maio de 2016. Com as filmagens iniciando na primavera de 2015 (de acordo com Bob Orci), fazendo com que a data de lançamento seja muito factível. E para os fãs que querem ver o filme e celebrar o 50º aniversário real de Jornada em setembro de 2016, sempre haverá o lançamento de DVD/Blu-ray.”

Por enquanto, vamos ter de esperar para ver, mas a Paramount não deve demorar muito tempo para fazer a sua escolha.

Num bate papo com os internautas no Trek Movie, Roberto Orci comentou sobre esse tema: ” As datas de lançamento são uma forma de vodoo. O que quero dizer é que não há ciência por trás disso. Então, depois de me preocupar com datas de lançamento por um tempo, eu já não fico mais. Nosso único trabalho como partidários de qualquer filme é esperar e trabalhar para o filme ser bom. Não discordo que as datas de lançamento sejam um grande negócio. Basta dizer – eles são como terremotos. Ciência por trás deles não é super previsível.”