Star Trek 3: Orci fala sobre roteiro e Abrams

roberto orci diretorO escritor e produtor Roberto Orci anda um pouco ocupado ultimamente. Com Sleepy Hollow no ar, a série Matador encaminhada para estrear no El Rey, e Scorpion, o novo piloto da CBS para setembro, sua agenda está bem cheia. Sendo assim, como anda a produção do próximo filme de Jornada? Falando ao IGN, Orci deu uma atualizada sobre a criação do roteiro e comentou sobre a ajuda de J. J. Abrams.

Orci está co-escrevendo o roteiro com Patrick McKay e John D. Payne, e provavelmente será o diretor do filme.

Nessa conversa com o IGN, o roteirista falou mais sobre determinados elementos da história em fluxo do longa e sua relação com J. J. Abrams.

“Eu ainda estou no meio da escrita do roteiro com Payne e McKay, então não tenho medo de nada ainda”, disse Orci quando fizeram uma comparação com o primeiro comando de Kirk em Star Trek.

“Estamos apenas tentando fazer um projeto que o estúdio goste. Então, até que leiam um rascunho, nada parece real para mim. Agora é apenas criar a história. Então, de repente, se eles realmente quiserem fazer esta versão do filme, aí vai ser quando o medo começará a definir. No minuto em que você recebe o sinal verde, será quando se tornará real. Até que eles tenham o script é tudo apenas uma miragem”.

Quando perguntado se ele iria continuar consultando Abrams, que está no meio da produção de Star Wars, respondeu.

“J.J. é mais do que um colega para mim”, continuou Orci. “Ele é alguém com quem eu aprendi muito, apenas observando a trajetória de suas decisões, sua carreira. Ele tem sido muito generoso com o seu tempo comigo em termos de estar disposto a responder quaisquer perguntas que eu tenho sobre qualquer coisa. Com Alex (Kurtzman) e eu, ele sempre foi como um irmão mais velho. Ele tem sido como irmão, nosso mentor de negócios mais velho. Ele é uma das pessoas com quem eu tenho que depender daqui para frente. Eu me sinto confortável o suficiente quando tenho uma pergunta sobre qualquer coisa neste negócio, sinto que posso chamá-lo, e ele me dará algum conselho muito bom”.

Sabemos que Jornada tem claramente um rico cânon para retirar, e nos dois primeiros filmes, Abrams extraiu algo dele. Quando perguntado se iria expandir ainda mais no próximo filme, possivelmente, baseando-se em elementos adicionais especificamente introduzidos das outras séries, Orci disse: “Eu acho que o nosso instinto agora é entrar em território mais inexplorado. Mas, de novo, ainda estamos no meio da escrita”.

Acrescentando: “Se a melhor ideia é quando, de repente, parece que a melhor coisa a fazer, é ter os Andorianos correndo por aí, fazendo algo legal, é o que vai ser”.

Quando o IGN, em tom de brincadeira, sugeriu que eles poderiam incluir “Q”, Orci disse: “Claro, ou Q”.

Quando perguntado se ele iria tão longe, Orci respondeu evasivamente: “Eu amo Q! Vamos lá, quem não ama o Q?”

Quanto ao potencial de um vilão no filme, Khan está tecnicamente ainda adormecido, então há uma possibilidade de que ele possa fazer uma aparição retorno?

“Eu acho que as nossas discussões são sobre encontrar uma coisa que podemos descobrir por nós mesmos”, disse Orci, mais uma vez enfatizando o desejo de se aventurar em seu próprio território. “Então, se verificarmos que algo do cânon, de alguma forma se encaixe nesse projeto, ou que de alguma forma resulte que nós reinventemos a roda, mesmo sem conhecê-lo, será algo do tipo: – ‘Nós passamos por todo este problema para criar uma situação, e acontece que é a situação exata que aconteceu em qualquer episódio’ – Mas primeiro nós não daremos quaisquer nomes para a estrutura. Nós não queremos que ninguém se sinta como se tivesse que ver os filmes anteriores. Tem que ser um filme que vale por si só, que esteja sozinho. Então nós estamos hesitantes em confiar em qualquer coisa da série ou de material anterior”.

Quando perguntado se ele se sentia satisfeito com o enredo de Khan, Orci repetiu lentamente: “Eu me sinto satisfeito?” seguido por uma pausa muito longa, depois que ele finalmente rindo, respondeu: “Eu não posso responder a isso.”

Quando perguntado se havia alguma mudança que ele queria fazer nos filmes anteriores – estética, história, ou de outra forma – que iria realmente fazer com que se sentisse como um filme de Jornada, Orci respondeu. “Eu acho que é a natureza dos filmes … os dois primeiros tiveram de reintroduzir toda a franquia a um público totalmente novo, então nós queríamos que esses dois primeiros filmes mostrassem coisas que fossem um pouco mais familiares para o público em geral do que poderia ser a um fã obstinado”.

Acrescentando: “Você sabe, nós começamos da infância deles e conhecemos seus pais, e vimos que Kirk nasceu na Terra. Vimos um monte de coisas que a tornam acessível a um público geral. Agora que nós estabelecemos isso nos filmes, agora que partiram em sua missão de cinco anos, finalmente podemos voltar para onde os personagens começaram originalmente em 67, certo? Quando nós conhecemos Kirk e Spock – a primeira vez que ouvimos falar de eles – eles estavam em sua missão de cinco anos. Então, finalmente, graças aos esforços de nossos dois primeiros filmes, agora, eu acho, que chegamos a esse lugar de volta. Nós já ganhamos sua aventura no espaço profundo e literalmente estamos em sua missão de cinco anos. Isso é algo que não fomos capazes de cobrir ainda nos dois primeiros filmes. Então, agora nós começamos a jogar com o conceito de que foram introduzidos primeiramente para quando os vimos pela primeira vez na série de anos atrás”.

Fonte: TrekMovie