Entrevista com Camille Saviola, a Kai Opaca

Kai opakaCamille Saviola já apareceu em vários filmes, atuou em inúmeras peças, musicais e vários programas de televisão. Mas para os fãs de Jornada, a atriz é mais conhecida por seu papel como Kai Opaka na série Deep Space Nine, nos episódios “Emissary”, “Battle Lines”, “The Collaborator” e “Accession”. Saviola aparecerá na convenção da Creation Entertainment deste mês em Las Vegas, e o site Star Trek.com aproveitou o momento para conversar com a atriz sobre seu trabalho na franquia e o que está fazendo estes dias.

Como você conseguiu o papel de Kai Opaka na estréia de Deep Space Nine?

SAVIOLA: Eles me viram como sua mãe nesse papel. Lembro-me de andar no prédio na Paramount e olhando para o corredor e vendo todo mundo que estava fazendo testes para isso. Me preparei (espiritualmente) antes mesmo de entrar na sala. Foi realmente estranho, porque eu tinha que fazer a cena de leitura do Pah-wraith, e toda a sala mudou.

Kai Opaca siskoO que você lembra das filmagens?

SAVIOLA: Lembro-me de meu interessante era filmar algumas cenas. Em uma cena eu desci aquelas escadas em espiral, mas depois, com a tela verde e efeito, eu estava descendo pela água. Ou quando eu abri a caixa do orbe, não havia nada lá, então eu tive que preencher os espaços em branco. Foi interessante ver o episódio e como, na pós-produção, transformaram essas coisas e fizeram-nas reais.

Disseram-lhe que a personagem iria se repetir? Que ela iria morrer e ainda reaparecer? E como você desfrutou de suas aparições posteriores?

SAVIOLA: eu não me lembro, na verdade, o que me disseram. Ela voltou a ocorrer, mas ela não fez isso.Ou não tão frequentemente como eu pensei que faria. Eu adorei fazer os primeiros episódios, trabalhar com Avery e Nana. Mas aqui está uma história engraçada. Fui com um amigo para ver um filme. Eu tinha acabado de levar uma bebida e um balde de pipoca e estava esperando por meu amigo, e um dos produtores de Jornada – Eu não me lembro qual – apareceu e me disse. “Oh, Camille, oi”. Eu o cumprimentei e  ele continuou: “Você vai se matar no seu próximo episódio (“Battle Lines”)”. Eu fiquei estática. Passou uma coisa ruim pela minha cabeça. Fui para o filme, mas não podia dizer o que estava na tela. Eu sou uma atriz. Foram duas horas de descrença, porque você é muito grato por ter um emprego que paga … mas aprende que os trabalhos vêm e vão.

Kai Opaca deathO que você achou da sua cena de “morte”?

Saviola: Foi muito emocional … tão emocional para ser deixado no planeta. Eu adorei isso. Eu visitava a nave e dizia a Sisko, “Venha comigo”. Ela tinha a missão de impedir estes séculos de guerra, onde as pessoas matavam-se umas as outras e, para voltarem à vida. É tudo metafórico. Infelizmente, isso não acontece em termos humanos. Se você é morto, você fica morto. Foi ótimo para filmar, porém, há uma grande brincadeira na cena onde Avery diz: “Bem, vamos em cerca de uma hora …”. Eu olhei para ele e eu olhei para o meu relógio imaginário, e disse: “Eu tenho cerca de 15 minutos, então …(para morrer) “. É uma grande gozação e Avery caiu na risada. De qualquer forma, eles tentam me reanimar por cerca de cinco segundos e estou morta. Bashir fecha meus olhos. Então, e eles saem e dizem: “Nós podemos sempre encontrar uma maneira …”. Foi assim que eles deixaram em aberto … eles podem sempre encontrar uma maneira de voltar e me pegar. E a verdade era se eles nunca precisaram de mim lá trás onde pudessem ter escrito um roteiro sobre isso.

Mas Nana e eu tivemos uma grande cena, um momento muito emocional entre nós por causa da coisa mentora entre eles. O que eu amei foi que Opaka era uma mulher de poder, e que só parece acontecer no espaço exterior. Ela tinha dignidade e um pouco de senso de humor, mesmo no final. Teria sido muito bom ver que ela se desenvolvedo, mas eles trouxeram Kai Winn. E é sempre mais interessante ver um mais mal. Eu sempre pensei que deveriam ter escrito um episódio em que você descobrisse que elas foram para o mesmo caminho em conjunto ou não havia concorrência entre elas ou que algo de ruim aconteceu entre elas. Então eu pensei que poderia ter sido muito interessante entre as duas Kais – uma luta de poder, uma revolução – mas não ir por esse caminho. Teria sido interessante. Mas eu tive que voltar duas vezes depois que eu morri, e eu descobri (em “The Collaborator”) que tive um filho. Isso foi emocionante. Quem diria?

Você estará na Creation Entertainment Star Trek Convention (que começará hoje). O que significa para você que fez o suficiente de um personagem onde as pessoas querem ouvir suas histórias, pegar o seu autógrafo e posar para fotos com você?

SAVIOLA: Quando em contato com meus representantes sobre o convite, eu pensava comigo: “Sério? Eu achei que estava morta e enterrada”. Eu recebi cartas de fãs com as pessoas perguntando por que eu só fiz alguns episódios e perguntando se era uma disputa contratual. Então, eu estava meio amedrontada por ter sido convidada a esta convenção. Mas eu acho que Kai Opaka não foi superexposta e, para os fãs, nenhum detalhe é muito pequeno, nenhum personagem é muito pequeno. Opaka era muito misteriosa de uma certa forma. Ela estava lá e não estava lá. Não houve evolução e nenhuma progressão, mas ela tinha estado lá. Assim, o fato é que há interesse? Isso é ótimo. Eu vou começar a atender os fãs. E eu vou começar a viver um pouco de uma vida. Deve ser divertido. Estou ansiosa por isso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo que você está trabalhando atualmente?

SAVIOLA: eu dirigi uma peça de uma mulher que acaba de terminar. Foi chamada de Atos Aleatórios , e vai ser feita novamente em um festival de palco em outubro. No fundo eu sou uma velha hippie, então as coisas que falam sobre as questões sociais e políticas realmente me interessam. Olhe para os meus papéis: Eu fiz papel da Suprema Corte e advogada. Eu também acabei de fazer uma leitura de uma nova peça maravilhosa, uma comédia chamada o que Nora diz? E a Nora é Nora Ephron.Eu estou escrevendo um monte de música e eu vou estar fazendo um show de cabaré em Nova York nos próximos meses.