Braga critica UPN por descaso com Enterprise

brannonDurante o evento da Star Trek Convention em Las Vegas, o veterano escritor e produtor Brannon Braga participou de um painel, onde comentou a respeito de seu trabalho nas séries A Nova Geração, Voyager. Braga criticou a emissora, na época a UPN, de fazer pouco caso com a série Enterprise. Ele também falou sobre como sua recente série, Cosmos, contem um pouco de Jornada.

Desde que Enterprise saiu do ar, Braga manteve-se ocupado escrevendo e produzindo para várias séries de TV, incluindo Flash Forward , 24 , e Salem.  Ao longo dos anos, quando ele foi questionado sobre se tinha o desejo de voltar a Jornada, ele sempre hesitou, mas parece que a sua recente experiência revivendo a ciência mostrada em Cosmos o deixou com saudades da franquia.

[Cosmos] não é muito diferente de Jornada. Eu trouxe muito de minha sensibilidade de Jornada para a série. A “Nave da Imaginação” poderia muito bem ser a nave estelar Enterprise. Ambas as séries são sobre a humanidade aspirando a explorar o universo. Cosmos é sobre o que sabemos agora e sobre o que podemos saber no futuro.

Braga respondeu a uma pergunta sobre se estaria interessado em trazer Jornada de volta para TV …

Eu sinto falta de Jornada. Não percebi o quanto eu perdi. É uma ótima premissa. Você pode fazer qualquer coisa que possa imaginar. Jornada tem uma grande mensagem. Tem um sentimento muito grande. Eu acho que uma das razões porque estava tão apaixonado por Cosmos e me joguei tão profundamente nisso foi porque existe uma parte de mim perdida de Jornada, sentindo assim eu canalizei alguns dos elementos que tem em Cosmos.

Braga passou a especular sobre se e quando Jornada voltaria à TV …

Se a CBS ou a Paramount irão fazer ou não outra série de Jornada, eu não tenho idéia. Suponho que eles provavelmente não vai fazer, até que os filmes tenham o seu curso é o que todo mundo está dizendo. Então, eles vão fazer outro filme. Mas eu gostaria de ver outra série. Eu não tenho ideia do que vai acontecer  neste momento.

Os problemas enfrentados por Enterprise…

BLALOCK  BAKULA  BILLINGSLEY  KEATING  MONTGOMERY  PARK TRINNEERJornada estava desgastando sua recepção. Rick Berman não queria fazer uma série tão cedo, mas a Paramount insistiu. Eu acho que foi muito cedo para outra série. Foi uma série de qualidade, mas as avaliações não eram realmente o que deveria ser. E eu não acho que a rede (a UPN) – Eu não acho que eles trataram a série com o amor e carinho que precisava para prosperar.

Mais tarde Braga entrou em mais detalhes sobre os problemas com a UPN.

Nós não tivemos interferência da rede em Voyager ou em A Nova Geração, nada. Na melhor das hipóteses a rede pode ser um parceiro e esse foi o caso com Voyager. Com Enterprise o estúdio foi um parceiro, mas depois que um novo regime na empresa entrou, eu acho que eles não entenderam Jornada. Você sempre quer uma série que seja realmente bem sucedida ou falhará horrivelmente. Quando você está no meio disso como Enterprise, é um lugar terrível e os poderosos começam a tentar dizer-lhe o que fazer para consertá-la.

Um elogio ao trabalho de Manny Coto…

manny cotoA outra coisa que estava faltando era sangue novo. Eu vinha fazendo Jornada por um longo tempo. Era necessário Manny Coto. Eu gostaria que ele tivesse estado lá desde a primeira temporada. Essa quarta temporada deveria ter sido a primeira temporada. Era realmente o que a série sempre deveria ter sido, e não fizemos até Manny chegar e colocar sua marca nela.

O fatídico episódio final “These are the Voyages” …

O episódio final de Enterprise foi um movimento idiota da minha parte. Eu pensei que seria legal fazer uma declaração de amor a todos de Jornada. Para mim havia algo realmente pós-moderno sobre a idéia de dizer que este foi um episódio de A Nova Geração que você nunca viu – para onde vão no holodeck com seus heróis a bordo da Enterprise. Parecia bom na minha cabeça – o que acabou foi que a exibição foi muito ruim e não foi bem sucedida. Deveria ter sido o Enterprise’s finale – foi um passo em falso.

Questionado sobre o que os atores pensaram sobre o episódio final…

Os atores? Eles odiaram. Foi a única vez que Scott Bakula ficou chateado comigo.

Braga comentou sobre o personagem Sete de Nove, que foi introduzido na quarta temporada de Voyager

7 de 9Eu, pessoalmente, senti que foi um personagem incrível. Eu pensei que realmente iria revigorar a série. Era controverso. Estou certo de que há pessoas aqui que não gostam e outros que gostam. Para mim, Janeway sempre sentiu a falta de seu Spock ou do seu Data. Para mim, 7 de 9 era este personagem de Jornada. O Doutor chegou perto. Eu gostei do personagem Doctor. Mas 7 de 9 para mim era como The Wild Child – Eu fui inspirado por esse filme de Truffaut sobre a tentativa de domar alguém que foi criado por lobos ou neste caso alguém levantado pelos Borgs.

Braga chegou a dizer que sentia que Sete de Nove não deveria ter sobrevivido em Voyager

Eu sempre vi como um personagem trágico e foi o meu sentimento forte – e eu disse isso antes – que ela deveria ter se sacrificado no episódio final de Voyager. Para mim, no episódio final estava faltando um componente trágico. O único episódio da sétima temporada que eu escrevi foi chamado de “Human Error”. Não foi um episódio memorável para muitos, mas foi para mim. É aquele onde 7 dos 9 foi experimentando emoções no holodeck e usando Chakotay como contraponto. Mas ela percebe que há uma peça de tecnologia de informação nela, que se começar a sentir emoções, vai matá-la e era incurável. Para mim, isso foi a criação de sua percepção de que ela não quer voltar para os Borgs e ainda assim nunca poderia ser plenamente humana e, portanto, ela não tinha para onde ir e ninguém para estar com ela. E eu achava que ela deveria alguma forma se sacrificar para obter a coisa mais próxima do que ela tinha de uma família. Eu acho que teria sido incrível, mas eu fui vencido. Eu não estava comandando a série no momento em que estavam Ken Biller e Rick Berman.

Trazendo Sete a série também foi o ponto em que o personagem Kes saiu. Um fã perguntou sobre o que já aconteceu com Kes. Braga respondeu…

Para minha lembrança foi uma decisão criativa e foi falta de imaginação por parte dos escritores. Estávamos ficando sem coisas para fazer com Kes. Tivemos que abrir espaço no orçamento para um novo personagem no elenco então não havia uma razão pragmática, mas foi principalmente uma decisão criativa.

A respeito do episódio final de A Nova Geração, “All Good Things” …

AllgoodthingsDurante a sétima temporada de A Nova Geração, Michael Piller me queria para Deep Space Nine, mas eu queria ver A Nova Geração até o fim e eu estou feliz que tenha tomado essa decisão porque Ron Moore e eu escrevemos o episódio final (” All Good Things “), que foi provavelmente o nosso melhor trabalho nessa série.

Sobre o episódio “Frame of Mind” …

Na minha carreira eu fui fortemente influenciado por Roman Polanski e outros diretores que tentaram dobrar a realidade. Eu queria fazer algo parecido. Um dos meus filmes favoritos foi Repulsion sobre uma mulher que estava perdendo sua mente. Eu queria tentar fazer algo parecido na série – algo experimental … Eu poderia ter feito isso com qualquer personagem. Eu tive o primeiro conceito, mas senti que Riker não estava tendo suficiente grandes coisas para fazer e então isso pode ter sido um ótimo episódio para ele.

Sobre o filme “First Contact” ….

Eu tinha um ditado quando nós estávamos trabalhando em Jornada: “Divertido escrever – divertido de assistir”. De um modo geral, se você está lutando para escrever algo e não está fazendo sentido, então vai ser um tipo de porcaria na tela. Primeiro Contato foi maneiro de escrever, maneiro de fazer. Nós sabíamos que ia ser divertido.

Fonte: TrekMovie