Entrevista com Eric Menyuk, o Viajante

o viajanteEric Menyuk retratou o Viajante, um personagem memorável, que atuou em três episódios da série A Nova Geração. Continuou a atuar por mais algum tempo em pequenos papéis, depois seguiu uma carreira na advocacia, representando as crianças com deficiência. Menyuk esteve recentemente na Creation Entertainment’s Official Star Trek Convention em Las Vegas e conversou com o site Star Trek.com onde compartilhou suas memórias a respeito do seu trabalho em Jornada.

Você fez o teste para Data. Leve-nos para este período. Qual foi o processo? Quem testou você? Roddenberry? Justman? Berman? Lowry? 

MENYUK: Eu cheguei muito perto. Me disseram que Brent Spiner e eu ficamos muito próximos em termos de sermos os últimos candidatos quando tomaram sua decisão. A coisa toda foi algo agradável porque eu era um grande fã de Jornada. Eu fiz o teste. Eu li para Junie Lowry. Eu já tinha trabalhado para ela em outra coisa, mas eu não me lembro o que foi. Então, ela basicamente me trouxe para atuar no papel, mas, em seguida, levou-me para encontrar com … eu não me lembro se foi Bob Justman ou outro. Foram provavelmente duas ou três pessoas. Você acaba passando por todo esse processo onde um faz um teste e mais e mais, e então eu me lembro que eu estava literalmente entrando na Paramount e acontecendo de eu passar por Brent Spiner, que eu não sabia quem era. Eu tive uma conversa com ele. Eu disse: “O que você está fazendo aqui?” Ele disse, “Jornada”. Eu disse: “Qual é o papel?” Ele respondeu: “Data”. Eu disse: “Oh, eu também”. Falamos sobre o papel e eu me lembro dele dizendo algo como: “Bem, se eles me deixarem atuar do jeito que eu quiser, eu acho que seria divertido de fazer”, ou algo parecido. Eu pensei: “Deus, eu queria ser tão confiante”.

“Então, nesse ponto, fomos para esta sala e estava lotada. Trabalhamos por um tempo com o diretor do piloto e depois fomos para ler o texto para ele. Lembro-me que Gene Roddenberry disse: “Você se importaria de raspar sua cabeça?” Eu ri e disse-lhe: “Bem, eu não acho que eu teria que ir muito longe”, porque eu já estava praticamente careca. Nós rimos e teve um momento muito divertido. Nós estávamos falando sobre o papel, a série e Jornada . Eu disse: “Eu tenho que dizer isso. Eu não sei se eu deveria. Mas eu sou um grande fã da série original. Então muito obrigado”. Eu lembrei que eu tinha ido a uma convenção em Boston e vi ele e Bob Justman e Leonard Nimoy ou alguém da série original, eu acho que foi. E ele disse: “Oh, nós eramos todos muito mais jovens, então”. Sim, eramos. Agora eu olho para trás nessa experiência e penso: “Oh, eu era muito jovem, então.”

viajante 1Quando você não conseguiu o papel, eles disseram: “Nós realmente gostamos de você e esperamos poder trazê-lo mais tarde para outra coisa?” ou eles não fizeram qualquer comentário como esse?

MENYUK: Eles disseram algo muito parecido com isso, sim. Meu agente me ligou e disse: “Eles não decidiram”. Normalmente, quando você ouvi isso, esse é o seu agente tentando não dar más notícias para você. E ele disse: “Eric, eu te juro, eles não decidiram ainda”. Quando ele finalmente me ligou de novo para me dizer que não consegui, ele disse: “Eu odeio dizer isso para você, mas eles lançaram um homem para o papel de capitão, que é careca, e não acho que ficaria bom para a série ter dois personagens principais carecas”. Tive a sensação de que era meu agente sendo muito bom para mim, mas eu gosto de pensar que, se Patrick Stewart tivesse cabelo, eu poderia ter sido Data.

Como O Viajante apareceu no seu caminho? Foi uma oferta já que você já tinha estado na frente de todos ou se você ainda teve que fazer um teste? 

MENYUK: Isso foi uma oferta. Foi uma das únicas vezes que eu tinha sido dado apenas um papel. Basicamente disseram: “Eles têm esse papel e querem que você faça isso. Você quer fazer isso?” Eu li e adorei o personagem e eu amei o roteiro, exceto que no final ele morre. Eu disse: “Bem, eles não devem gostar de mim tanto assim, porque não é como um papel recorrente. Eles estão me trazendo para algo pontual”. Eles disseram: “Bem, é um alienígena exclusivo, eles realmente acharam que você seria perfeito para isso”. Então eu fui e fiz e, literalmente, quando estavam fazendo isso reescreveram o final para que ele não morresse. Ele foi colocado fora de fase. Então isso foi gratificante. Eu pensei que eles iam me chamar na próxima semana para voltar e, é claro, foram três anos mais tarde.

viajante 3O que se lembra mais sobre a gravação do seu primeiro episódio, “Onde Nenhum Homem Jamais Esteve”?

MENYUK: Essa foi a primeira e melhor experiência da minha vida interpretando o personagem. A coisa que eu amei sobre o personagem, desde o início, é geralmente quando você vai para uma série que tem o personagem roteirizado e definido e eles lhe dizem o que fazer, especialmente como ator convidado. Eu sempre ficava rindo quando ouvia os atores dizendo: “Bem, eu dei várias contribuições para este personagem”, porque raramente um ator dá um monte de contribuição para o seu personagem, a não ser que seja uma grande estrela ou um dos produtores. Geralmente, os personagens são criados em linhas gerais. Mas, neste caso, com esse papel, eu realmente me aproximei de Bob Justman. Eu não sei se ele gostava de mim, se ele gostava do personagem, mas ele realmente sentia fortemente algo sobre ele. Então, nós tivemos muitas conversas sobre o personagem, linguagem, coisas assim, do jeito que ele interagia com todos ao seu redor, as coisas que vêm naturalmente para nós no dia-a-dia, mas que são todas as coisas que O Viajante observa a partir de um ponto de vista de terceiros. Eu pensei, “Uau, você nunca tem esse tipo em profundidade de análise do caráter de um produtor”. Você pode fazer com seus amigos atores, mas não com um produtor. E nós fizemos isso com a coisa toda, falando sobre a aparência do personagem e como ele poderia se apresentar, sua curiosidade, a sua capacidade de absorver o que está acontecendo e tipo de ajuste. Bob descreveu-o como um menino que tem todo o universo para explorar.

A única coisa que eu não gostei sobre o personagem eram os dedos. Eu achei que ele estava se tornando etéreo. Ele tinha a prata no cabelo e na roupa. E eu queria esses longos dedos élficos, mas finos e eles me deram essas luvas com três dedos gordos. Acho que foi Rick Berman, que disse: “Ah, ninguém se importa. Eles não vão ver as suas mãos”. Eu fiquei preocupado com a digitação dos números, mas que era suposto ser uma tela sensível ao toque, e muito antes do iPad ser lançado. Eu não tinha que caçar um teclado. Então a coisa toda foi uma grande experiência, especialmente o primeiro episódio. Você tem que lembrar, que quando filmamos o meu primeiro episódio eu não acho que a série tinha estreado ainda. Então, houve muita expectativa e emoção. Eles eram um grande grupo de pessoas se divertindo de verdade e fazendo o que gostavam de fazer.

Em seguida veio a quarta temporada com “Remember Me”. E então você voltou uma última vez na sétima temporada para fazer o Viajante em “Journey´s End” . O que você achou da maneira como foi resolvido arco do personagem? 

MENYUK: O segundo foi divertido. Eu gostei deste porque eu comecei a trabalhar com Gates McFadden mais do que eu tinha trabalhado no primeiro. É sempre um prazer trabalhar com ela. E o terceiro, eu mal estive lá porque o Viajante foi basicamente interpretado por um nativo (Lakanta). Então eu meio que entrei no final para levar Wesley, que sempre me pareceu um pouco estranho para mim. Mas eu não posso dizer que tive um momento ruim durante qualquer dos meus dias no set. As pessoas lá estavam com alegria para trabalhar, inclusive em “Onde Nenhum Homem Jamais Esteve”, o diretor Rob Bowman era muito jovem e que passou a ter uma grande carreira e se tornar um grande diretor.

O que você está fazendo nos dias de hoje?

MENYUK: Eu sou um advogado. Eu represento as crianças com deficiência e eu passo meus dias com uma jovem família que tem uma criança com deficiência. E quando eles não recebem os serviços que precisam, a partir de órgãos estaduais ou de um distrito escolar ou de uma agência federal eu entro e tento obter os serviços para as crianças.

viajante 2Você vai ficar em Vegas para grande convenção. Quantas vezes você faz convenções, e o quanto é divertido você sair para atender os fãs, ouvindo o impacto que O Viajante tinha sobre as pessoas, e também dando autógrafos e posando para fotos com os fãs?

MENYUK: Eu tenho que te dizer, o melhor da experiência está em atender os fãs. Eu sempre deixo as outras pessoas excitadas quando eu estou dando autógrafos porque eu desfruto em conhecer pessoas, gosto de conversar com as pessoas sobre suas experiências, sobre o que as trouxe a Jornada, porque, quando eu era muito, muito jovem, eu fui um fã de Jornada. Fui um fã da Série Clássica. Eu sei exatamente de onde eles vieram, e eu realmente gosto de conhecer as pessoas e ouvir suas diferentes histórias. Há todo o estereótipo dos fãs loucos ou a coisa do “Get a life!” que saiu há muitas luas, mas eu nunca achei que fosse esse o caso. Eu sempre achei que os fãs são realmente maravilhosas. E isso me toca porque eu acho que de alguma forma afetei as pessoas com um papel que eu fiz anos atrás. Gosto imensamente. Eu não faço isso com freqüência. Eu talvez faça uma convenção a cada dois anos. A minha agenda e minha vida é muito agitada que tenho pouco tempo para fazer, então é muito difícil, mas fico feliz que estarei em Las Vegas. Eu provavelmente não vou fazê-las tão frequentemente como eu gostaria de fazê-las.

Nota: A Star Trek Convention em Vegas encerrou dia 9 de agosto.