Fanfilm Star Trek Axanar decola com ajuda dos fãs

Richard HatchEnquanto o estúdio parece não estar animado para lançar uma nova série de Jornada na TV, produções independentes baseadas no universo da franquia estão seguindo de vento em popa. Destaque para o mais novo projeto chamado Star Trek Axanar, que recentemente estabeleceu um novo recorde em sua campanha de arrecadação de fundos para o início da produção. A série terá a participação do ator Richard Hatch (Apollo e Tom Zarek de Battlestar Galactica).

Com o cancelamento da série Enterprise em 2005, a Paramount resolveu dar um tempo nas produções de séries de Jornada para a televisão e, até o momento, não deu indicações se irá fazer isso no futuro próximo. Mas os fanfilms, aproveitando esse vácuo, continuam sendo uma boa opção para entretenimento dos fãs e continuam crescendo de forma inédita. Alguns tem merecido destaque na mídia.

starship farragutA equipe da Farragut Films, localizada na Geórgia, tem produzido sua webserie há quase uma década. A série Starship Farragut é baseada nas aventuras da nave classe Constitution USS Farragut, sob o comando do capitão Emilio Alvarez (John Broughton), durante o período da série original. Alguns convidados especiais já se uniram ao elenco como Chris Doohan, Chase Masterson, Tim Russ, Vic Mignogna. Esta semana eles lançaram seu quinto episódio “Conspiracy of Innocence” com a participação de Christine Jefferies, sobrinha do famoso designer de Matt Jefferies.

Os produtores da Farragut não querem parar por aí. Os planos para um novo spin-off definido na era do filme Star Trek II: A Ira de Khan estão em andamento. O novo spin-off chamado de Farragut Forward vai incluir alguns personagens da Starship Farragut. As filmagens do primeiro episódio estão em andamento e está previsto para começar em abril. Para isso novos sets estão sendo construídos na área de Washington.

ST continuesStar Trek Continues é outro projeto de fãs baseado no universo da série original. Três empresas se uniram para esse fim: Far From Home LLC, FarragutFilms e DracoGen. Os criadores procuram recriar o estilo da série original, nos sets, fotografia, figurino, continuando com as histórias da Enterprise após o fim da terceira temporada na TV. Chris Dooham, filho de James Dooham, é membro do elenco regular fazendo o papel de seu pai, o engenheiro Scott.

Lançada em maio de 2013, a série já produziu três episódios e tudo isso ao custo de um fundo baseado através de arrecadação pelo kickstarter (exceto o primeiro episódio que foi totalmente bancado por conta própria). A campanha continua e tem sido um sucesso, com os fãs apostando no projeto. Todo esse esforço foi premiado recentemente no The Geekie Awards 2014, como Melhor Webserie.

Mas a sensação do momento é o longa-metragem Star Trek Axanar, que mostrou um video de 20 minutos durante a San Diego Comic-Con em julho deste ano.

axanar uss aresO curta (na forma de documentário), intitulado Star Trek Prelude to Axanar, está disponível na internet e serve como amostra no Kickstarter para sua campanha de angariação de fundos lançada recentemente para a produção deste longa-metragem de 90 minutos. Enquanto que o curta levou dois dias e custou 75.000 dólares, o filme levará cerca de 20 dias de filmagens e custará cerca de 650.000 dólares.

Surpreendentemente, a campanha no Kickstarter já quintuplicou seu objetivo que era arrecadar 100.000 dólares iniciais. “Todos nós trabalhamos na indústria e todos nós queremos melhorar o nosso currículo. Estamos tentando criar algo que seja inovador, que as pessoas venham a ficar fascinadas por ele, quando estiver tudo feito”, disse o produtor Alec Peters que chegou a fazer Garth na webserie “Star Trek Phase II”.

Segundo ele, seu longa vai marcar uma nova era na onda de filmes feitos por fãs sobre a franquia. Com a participação pesada de atores da ficção científica e membros do passado de Jornada, sejam atores ou equipes de produção, Peters disse que seu projeto tem bastante experiência, história e gráficos para competir com os filmes convencionais de Hollywood feitos por milhões de dólares.

Peters ficou fascinado com Axanar cerca de 25 anos atrás, depois que ele assistiu a reprise do episódio da terceira temporada ” Whom Gods Destroy”.

Essa é a história que ele e seus colaboradores estão tetando contar de algum do seu material, como alguns fatos sobre a batalha e o livro de Garth que se tornou leitura obrigatória na Academia da Frota Estelar.

“Axanar” acontece 21 anos antes dos eventos da série original, quando Garth de Izar, o capitão da Frota Estelar e sua tripulação enfrentam a guerra de quatro anos contra o Império Klingon. A vitória de Garth em Axanar solidificou a Federação e permitiu tornar-se a organização que conhecemos na época de Kirk.

Dentre o elenco, Richard Hatch recebe destaque. Ele interpreta o general Klingon no filme e no curta ele aparece durante um teste de maquiagem.

Peters disse que se aproximou de Richard Hatch, por ter sido o primeiro professor de interpretação há 20 anos. Hatch concordou em ser Kharn, o comandante Klingon supremo, e outros atores rapidamente seguiram seu exemplo.

Também ligados ao projeto estão Michael Hogan (coronel Tigh, Galática), JG Hertzler (Martok), Gary Graham (S0val), Tony Todd (irmão de Worf) e Kate Vernon (Ellen Tigh, Galática). Peters vai reprisar o papel de Garth neste projeto.

Outros personagens conhecidos de Jornada também terão participação no filme como o capitão Robert April, Sarek, Richard Robau, Chang.

Star Trek Axanar tem previsão de lançamento para o início de 2015.

Nota: O site Kickstarter acaba de finalizar a campanha de arrecadação nesta segunda-feira, tendo obtido a quantia de 638.471 dólares, um recorde absoluto para um fanfilm. Este valor chega praticamente na meta estabelecida para produção do filme.

Alec Peters - Capitão Garth da USS Ares

Alec Peters – Capitão Garth da USS Ares

Ricahrd Hatch – General Klingon Kharn

Tony Todd  - Almirante Ramirez

Tony Todd – Almirante Ramirez

Kate Vernon – capitão Sonya Alexander

Gary Graham – Embaixador Soval

JG Hertzler - capitão Samuel Travis

JG Hertzler – capitão Samuel Travis