Por onde anda Bruce Hyde, o tenente Kevin Riley?

Kevin Riley“Aqui é o capitão Kevin Thomas Riley da nave estelar Enterprise. E quem é esse?”. Esta é a famosa cena do tenente Kevin Riley com o capitão Kirk na série original. O personagem Riley foi interpretado pelo ator Bruce Hyde em dois episódios, “The Naked Time” e “The Conscience of the King”. Hoje, aos 72 anos, Bruce esteve presente na Star Trek Convention em Las Vegas, e concedeu uma entrevista exclusiva ao Star Trek.com para contar suas histórias durante o período em que esteve na série.

Bruce Hyde tem mais créditos como ator de palco, mas esteve em algumas séries de TV como That Girl, The Trials of O’Brien, Dr. Kiladare.

Você filmou seus dois episódios há 48 anos. É mais ou menos surreal que as pessoas ainda estejam ansiosas para ouvir sobre suas experiências durante todo esse tempo?

HYDE: Sinto-me honrado de ter meu dedinho do pé na história da cultura pop. Eu ganhei a vida como ator por seis ou sete anos, e Jornada, esses dois episódios, foram cerca de três semanas de trabalho. Então, eu estou pasmo. Eu acho que é uma coisa boa. Jornada certamente é uma coisa boa. Tenho a sensação de que Gene Roddenberry teve uma visão, uma espécie de “Nós viemos em paz” para a visão do mundo. Mesmo que essas pessoas na convenção hoje não saibam disso – porque eu não tenho certeza de quantas pessoas falam sobre Jornada nesse nível – ela está lá. Essa visão foi embutida em todo o fenômeno Jornada. Há, em um mundo de caos e separação, esta visão de um grupo de pessoas que vai para o espaço, unificadas em seu propósito. E isso é ótimo. Quanto a mim? Agradeço as pessoas, mesmo por me lembrarem. Todo mundo que eu vi hoje (na convenção), eu disse: “Obrigado”. Eu só fiz esses dois episódios, de modo a serem incluídos em um evento como este, é uma honra. É estranho que nada sobrevive tanto tempo, mas Jornada tem feito isso e eu acho que é uma homenagem ao gênio de Gene Roddenberry.

Kevin Riley 1Como você conseguiu o papel de Riley?

HYDE: Eu era um ator que vivia em Nova York e tinha um agente em uma das grandes agências. Eu fiz um teste para a Desilu Studios e fui escalado para um piloto. E, como parte do acordo, tinha que me manter à disposição, caso algum piloto fosse vendido, eles poderiam me usar em alguns episódios de qualquer outra coisa que vinham fazendo no momento. As duas séries eram Missão Impossível e Jornada. Assim, como parte do acordo, me lançaram nos dois episódios. Originalmente, não deveria ser o mesmo personagem, mas eles me chamaram de Riley em ambos.

O diretor de seu primeiro episódio, “The Naked Time”, foi Marc Daniels. Ele havia dirigido, antes de Jornada, I Love Lucy e havia dirigido uma peça em que você atuou por um tempo, certo?

HYDE: Sim. Ele era muito mais uma figura paterna para mim e eu adorei trabalhar com ele. Eu nunca tinha feito muito filme ou trabalho na televisão e estava muito desconfortável, e eu só lembro do Marc ser muito gentil e tão favorável ​​a mim. Há uma foto dele comigo quando estou na sala de máquinas depois de eu ter feito as cenas. Suas mãos estão sobre os meus ombros, e eu sei exatamente o que aquele momento significou. Ele estava me agarrando pelos ombros, me soltando e dizendo: “Relaxe”. Então é isso que eu me lembro mais, estar desconfortável, porque eu era muito novo e ter esse homem maravilhoso e generoso sendo meu diretor.

Kevin Riley 2Você mencionou anteriormente que deixou de atuar após seis ou sete anos. Por quê?

HYDE: A última coisa que eu fiz profissionalmente foi atuar e cantar em Hair, em uma produção em San Francisco. Eu fiz isso por um ano e fiquei muito ativo em absorver drogas psicodélicas. Depois de um ano de fazer um hippie no palco, eu decidi que ficaria em San Francisco e seria um real. Então eu parei de atuar e fui morar em San Francisco por 10 anos. Eu era um pintor de casas a maior parte do tempo e, em seguida, me tornei gerente de recursos humanos de uma grande empresa de pintura da casa. E, realmente, eu saí para encontrar Deus. San Francisco estava cheio de seguidores da verdade naqueles dias e eu realmente queria me encontrar. Eu encontrei alguns professores brilhantes, mas na verdade, e eu estou realmente feliz por ter sobrevivido a tudo isso. Muita gente não conseguiu. Eu precisava de trabalho, e eu tenho muito trabalho. Agora, eu posso te dizer, eu tenho a melhor vida. Sou casado com uma mulher maravilhosa. Vivemos em uma casa no rio Mississippi, com vista para o rio. Eu tenho um trabalho maravilhoso. Sendo, professor titular de uma universidade, o emprego mais seguro, flexível que você pode ter. Eu amo minha vida. Não poderia ter sido melhor.

Bruce HydeVocê esteve em convenções muito cedo, quando foram as primeiras realmente a acontecer. Como foi isso para você?

HYDE: Foi muito bizarro. Na minha primeira, uma das perguntas durante o bate papo foi: “Qual foi o veneno que Kevin Riley bebeu no leite do episódio “A Consciência do Rei?”. Eu pensei,” Oh meu Deus, isso é tão estranho”. Algum tempo depois, alguém me localizou e me pediu para fazer uma outra convenção. O que eu estava fazendo eram eventos de gerência de fãs em sua maioria de pequeno porte. Na época, eu não tinha muito a dizer sobre como era trabalhar com William Shatner, porque foram três semanas de trabalho. E, na época, eu estava morando em San Francisco e escrevendo canções. Então, eu levaria meu violão a estas convenções. Eu tinha escrito algumas músicas boas, e assim eu as tocava para os fãs. Era algo diferente para todos. Então eu fui convidado para uma outra e outra. Eu não faço muito disso agora, mas eu ainda gosto deles, ainda me sinto muito privilegiado por tê-los em minha vida, e é notável o quão diferente é ser um convidado de convenção de ser um professor de comunicação.

Você está escrevendo, você está ensinando e você é um sobrevivente do câncer.

HYDE: Eu tive câncer na garganta em 2010. Então, para mim, falar é um pouco mais trabalhoso do que costumava ser, mas eu passei o meu quarto ano livre do câncer e depois de mais de um ano, as minhas visitas à Mayo Clinic serão reduzidas para um check-up anual. Eles cortaram um monte de coisas. Eles cortaram minha garganta e um monte de músculos, mas isso apenas significa que os alunos precisam ouvir mais atentamente. Uma vez que eu estou ensinando a comunicação, porém, não é uma coisa ruim.