Entrevista com o ator John Schuck

Schuck KlingonMuitos podem não conhecê-lo, mas John Schuck já fez vários personagens em Jornada. Seu papel mais conhecido foi o do embaixador Klingon nos filmes Trek IV: A Volta para CasaStar Trek VI: A Terra Desconhecida. Mas ele já esteve nas séries Deep Space Nine (“The Maquis, Parte II”), Voyager (“The Muse”) e Enterprise (“Aflicction” e “Divergence”). Entre seus créditos de outros trabalhos na TV temos M.A.S.H., Babylon 5, Lei e Ordem, além de apresentações no teatro. Aos 74 anos, Schuck foi entrevistado pelo Star Trek.com, durante o Creation Entertainment Star Trek Convention em Las Vegas, onde lembrou sua participação na franquia.

Como é para você vir para um evento como este e revisitar seu trabalho em Jornada com pessoas que provavelmente sabe mais sobre ele do que você?

SCHUCK: É isso, exatamente. Confesso a você que eu fui no computador esta manhã para procurar as listas de elenco dos filmes e episódios de Jornada que fiz, para que eu pudesse ter os nomes dos atores com quem trabalhei e os personagens que interpretei, na ponta da minha língua. Eu fui um ator por 52 anos, então é sempre bom conhecer o seu público e saber que, em eventos como estes, onde eu fiz apenas dois ou três, os fãs são muito experientes e investiram muito deles nisso. E conhecer os fãs, tendo que dar e receber, é o mais próximo que se pode chegar a fazer teatro ao vivo, que é a minha coisa favorita.

John Schuck 1Star Trek IV marcou sua primeira aparição em Jornada. Como você chegou a ser uma parte desse filme?

SCHUCK: Eu conhecia Leonard e ele disse: “Há um papel que pode ser bom para você. Tempo mais tarde, eu ouvi falar dele, e ele disse: “Você entra e faz o teste para este embaixador Klingon”. Um papel pequeno, mas importante. Então, eu li e pensei:”Bem, isso é muito shakespeariano. Eu gosto disso”. Então eu vi o figurino e adorei. Assim, eu fui e fiz o teste. E cá para nós, eu achava que era barbada, mas Leonard diz: “Eu não creio que você seja certo para o papel”. Mas eu consegui e foi assim que eu fiz minha primeira peça de Jornada.

Nimoy já era casado com Susan Bay (sua ex-esposa) a esta altura, certo?

SCHUCK: Sim.

Ficou estranho isso?

SCHUCK: Bem, nós ficamos como pais juntos. Nós estávamos lá para o nosso filho. Ele e eu nos dávamos bem.

Você ficou surpreendido por sido Klingon novamente para Star Trek VI ?

SCHUCK: eu adorei. Eu adorei. Eu também tive muito mais trabalho a fazer em Star Trek VI . Isso acabou levando duas semanas, o que foi muito bom. Quando as pessoas me perguntam sobre os filmes, a primeira coisa que eu penso é a maquiagem. Foi maquiagem pesada. Obtê-la foi difícil e, eu sempre digo, ficar com ela foi mais difícil. A maquiagem de hoje são muito mais avançadas, dentro e fora.

John Schuck 2Você acabou fazendo um pouco de Jornada mais tarde …

SCHUCK: Sim.Deep Space Nine e Voyager foram testes, e eu não tenho certeza sobre Enterprise.

Você teve uma cena de longa conversa com Avery Brooks em Deep Space Nine. O que você lembra de filmar isso? 

SCHUCK: O conjunto da estação espacial era redonda como esta tabela que estamos sentados no agora, e eu tinha que andar e falar ao mesmo tempo, e então eu tive que parar neste local específico. Mas tudo parecia o mesmo para mim. Eles não queriam colocar marcas por causa da natureza da lente. Nós tivemos que fazê-lo mais e mais, e foi no final do dia, então, nesse ponto, as linhas começaram a fluir. E se transformou em um pouco de um pesadelo. Avery foi ótimo, apesar de tudo. Eu apenas disse: “Dê-me alguns minutos”, para colocar minha mente em ordem, e nós fizemos isso e foi perfeito. Mas foi um pouco cabeludo por um lado.

Quais são suas lembranças de fazer Voyager?

SCHUCK: Tivemos esse cenário ao ar livre que parecia muito realista. Tony Amendola foi ótimo. Eu me lembro da maquiagem, porque era muito diferente do visual Klingon ou do Cardassiano. Eu não acho que tive o gancho certo para o personagem e foi porque o meu visual não coincidiu com a minha percepção. Eu me senti fora do lugar. Eu não fui um grande fã do episódio. A ideia era interessante: clássico teatro grego ou romano, um coro. Associando-a com esse estilo de teatro foi uma ideia muito inteligente, mas eu me lembro de ficar um pouco decepcionado.

John Schuck 3Nós diria que suas melhores visitas ao universo de Jornada foram seus episódios de Enterprise, onde entrou com a vantagem de explicar a mudança na aparência dos Klingons …

SCHUCK: Aqueles episódios foram muito divertidos, esses dois episódios, e eu amei essa história sobre como os Klingons tiveram suas testas enrugadas. Tecnicamente, foi tão bem feito que você realmente sentia como se estivesse nesse mundo. Foi muito maravilhoso. James Avery faz meu inimigo nesse episódio, e nós nos demos muito bem. Foi divertido interpretar o personagem em dois episódios, porque isso significava que tínhamos dois diretores e que havia sempre algo novo que realmente inspirou o momento.

O que você está fazendo nos dias de hoje?

SCHUCK: Eu tenho dois pequenos filmes independentes que acabei de terminar. Um deles é chamado de Tale of the Kite, que é um filme de fantasia, que na verdade começou há cerca de 14 anos atrás. Eu também sai para o Texas para fazer um curta que um amigo meu escreveu. É poderoso, e eu espero que ele possa expandi-lo em algo maior. Trata-se de um pai cuja filha foi morta no 11 de setembro, e seu marido pediu para se encontrar com a mãe de sua esposa e seu pai. Tem cerca de 15 minutos de duração e tem lugar em uma lanchonete. Nós realmente fizemos só isso, e não tem um título ainda. E então neste inverno, eu vou estar fazendo White Christmas, que é musical e faz excursões por todo o país a cada ano, em torno dos feriados. Então, meu Natal vai ser em Boston este ano.

John Schuck 5