Entrevista com Nicholas Meyer, Parte I

meyerEm breve, Jornada irá comemorar o seu 50º aniversário, e há várias figuras, por trás das cenas, que tornaram isso possível. Dentre elas, está Nicholas Meyer. Meyer dirigiu (e co-escreveu, sem créditos) Star Trek II: A Ira de Khan , co-escreveu Star Trek IV: The Voyage Home e co-escreveu e dirigiu Star Trek VI: A Terra Desconhecida. Além disso, possui créditos em Um Século em 43 Minutos, Companhia de Assassinos, Orpheus, O Desinformante, entre outros. Atualmente está lançando seu livro de memórias, “The View From the Bridge: Memories of Star Trek and a Life in Hollywood”. Numa entrevista ao Star Trek.com, Meyer falou sobre a sua contribuição na franquia.

Meyer vai fazer uma aparição rara na convenção da próxima semana, quando ele subirá ao palco do Destination Star Trek 3 , em Londres, e o site Star Trek.com aproveitou para falar com ele. Por ser longa, dividimos a entrevista em duas partes. Veja a primeira parte.

Vamos começar no tempo presente, antes de mergulharmos no passado. Você escreveu Houdini , que foi ao ar há pouco tempo. Você ficou satisfeito com a forma como fez esse trabalho?

MEYER:   Bem, existem duas versões do mesmo. Uma delas é a versão internacional, que é da Lionsate, e a outra é a versão da History Channel. E eu prefiro muito mais a versão da Lionsate.

E então, o que mais você está trabalhando no momento? 

MEYER: Eu estou trabalhando em uma série de televisão chamada Freud: The Secret Casebook para a CBS. É um piloto, e eu espero que seja uma série completa, na verdade. Eu sou um produtor executivo dela com Frank Spotnitz. Nós estamos fazendo isso juntos. E no momento, estou escrevendo os dois primeiros episódios. O piloto e o primeiro episódio. E, mais a frente, eu poderia dirigir um deles.

Você vai estar em Londres para o evento Destination Star Trek 3. Quantas convenções que você fez no passado, e que tipos de experiências têm sido para você em geral?

MEYER:   Eu acho que eu fiz duas na minha vida. Uma foi há muitos, muitos, muitos anos atrás, em Pasadena. E eu fui, porque era muito fácil de ir. Eu poderia dirigir até lá. E então eu fui para essa. Há alguns anos atrás, houve uma em Las Vegas. E eu não me lembro muito sobre isso, porque eu acho que eu não estava me sentindo muito bem para participar de muitas delas. Isso foi uma boa mudança de ritmo, eu acho. E, desta vez, eu tenho outro negócio em Londres, por isso funcionou.

meyer 1Jornada está se aproximando do seu 50º aniversário, e há muita gente lá fora que acha que não teria chegado tão longe como uma franquia em curso, se não fosse o trabalho que você fez nos filmes II, IV e VI . Assim, modestamente ou sem modéstia, como você pode responder a isso, como você vê o seu papel na história de Jornada?

MEYER:  Bem, em parte, foi uma questão de estar no lugar certo na hora certa. E outra coisa – isto é apenas, você sabe, a opinião de uma pessoa, mas os artistas perdem toda a autoridade de propriedade ou insight sobre suas criações quando está terminado. Então, minha opinião é apenas mais uma opinião. Mas eu acho que provavelmente ajudei no momento que eu não sabia nada sobre Jornada. E assim, eu poderia reinventá-la, a minha própria imagem. E a minha própria imagem era uma história sobre a Marinha. E eu acho que chegar a isso a partir dessa perspectiva pode ter dado a coisa toda um impulso, e foi uma outra maneira de fazer isso.

Você não conhecia a série original em tudo, obviamente, como você diz, quando se envolveu em Trek II. Você começou a tocar isso meio que dando um quadro limpo para fazer as coisas do seu jeito, mas, como você se envolveu? Foi porque eles disseram: “Sim, nós vamos com esse cara?”

MEYER:   Eu tinha feito Um Século em 43 Minutos, e estava olhando para o meu próximo projeto. Eu queria fazer um filme do romance de Robertson Davies, Fifth Business. E eu já tinha escrito o roteiro. Ninguém estava interessado em fazer isso. Fiquei de mau humor em minha casa, à espera de alguém para me assinar um cheque. Era um domingo, e eu estava fazendo hambúrgueres com dois amigos meus no quintal. E um deles era uma mulher chamada Karen Moore, que era, na época, uma executiva da Paramount. Eu a conhecia desde muito tempo. E ela meio que veio com uma conversa: “Você sabe, Nicky, se você quiser aprender a dirigir um filme, você deve estar dirigindo, e não sentar-se aqui, prender a respiração, porque ninguém estará colocando você na equipe”, ou algo assim. E ela continuou: “Você sabe, eles vão fazer outro filme de Jornada. E um homem chamado Harve Bennett, que eu acho que você iria gostar, é responsável por isso”. E eu disse: “É o que tem um cara com orelhas pontudas e todos eles usam pijama?”. E ela disse:” Você é muito esnobe. Por que você não vai encontrar Harve Bennett? Aposto que vocês se dariam bem”. E nós fizemos.

E Harve me mostrou o filme original. E ele me mostrou alguns dos episódios. E eu comecei a pensar … isso me fez lembrar de uma coisa que eu realmente amei, e pode ter levado um tempo para eu colocar em prática. Mas, o que eu percebi foi que me fez lembrar dos livros de CS Forester que eu li quando eu tinha uns 13 ou 14, os livros do Capitão Hornblower. E eu pensei, “Oh, isso é Hornblower no espaço sideral. Isso pode ser muito divertido”. Eu poderia fazer meu próprio filme submarino. E isso realmente me atraiu. Harve havia dito, no final do nosso encontro, “Bem, o rascunho cinco do script está chegando”. Então eu esperei  que fosse enviá-lo para mim. Semanas se passaram, e eu não ouvi mais sobre o assunto. Perguntei-lhe o que estava acontecendo de errado e onde estava o script. Ele disse: “Ah, é … Eu não estou feliz com isso. Eu não posso mostrá-lo a você”. Eu o atormentei, e ele mostrou para mim. Eu disse, “Bem, que tal o rascunho quatro?” Ele disse: “Você não entende. O rascunho quatro, três, dois. Estes são apenas cinco tentativas separadas de obter um segundo filme, e eles não estão relacionados”. Eu repliquei, “Bem, eu posso lê-los todos?” Porque agora, eu estava realmente amarradão sobre esse filme submarino, que eu queria fazer.

Assim, uma van estacionou e deixou em minha casa uma pilha de scripts. Eu sou um leitor muito lento. E eu arrastei minha leitura através de todos eles. Então, eu sugeri a Harve que fizéssemos um rol de elementos em cada um desses scripts que fosse bom para nós. Eu não me importava se era o enredo, a trama secundária, uma seqüência, uma cena, um personagem, uma linha de diálogo. Não importava. Vamos fazer essa lista. E então eu iria escrever um roteiro para acomodar muitas daquelas coisas que escolhemos, como pudermos. O que aconteceu.

Agora, quando sobre a produção de Star Trek II em si, quais são as primeiras coisas que vêm à mente?

MEYER:   Eu não me lembro muito sobre isso. Foi um trabalho. Eu tive um bom tempo com o elenco. Eles foram muito respeitosos. Eu sei que, originalmente, Bill Shatner não gostou do roteiro, e eu fiquei muito chocado com isso, porque todo mundo gostou. E eu meio que ouvia suas queixas com alarme, e da forma que aconteceu eu fiquei muito nervoso, ía toda a hora no banheiro como se eu ou fosse muito humilhado ou muito enfurecido ou uma combinação de ambos. Fiquei em uma depressão real. Harve disse: “Bem. Se você analisar isso pelo tamanho da mordida, basicamente se resume que ele quer ser o primeiro homem através da porta”. Então, eu poderia entender isso. Voltei e 24 horas mais tarde, eu tinha feito uma reescrita, e ele ficou muito contente. E todos eles foram muito gentis comigo. Então, eu me lembro de ter uma gravação agradável do filme.

meyer 2Dando seguimento a algo que você disse antes, Stuart Baird, que dirigiu Star Trek Nemesis , foi trazido como o outsider. Isso era para ser algo positivo, porque Insurreição não foi bem. E ele ia fazer o filme dele do seu modo, mesmo contando com os estabelecidos atores de A Nova Geração para fazerem as coisas como seus personagens nunca fariam. Então, quanto aberta foi a sua direção com Shatner, Nimoy e os outros?

MEYER:   Ah, eu acho que eles estavam extremamente abertos à direção. E eu não … de certa forma, eu não estava pedindo-lhes para fazer coisas que seus personagens não fariam. Eu estava explorando seus personagens em um pouco mais de profundidade. E eles foram muito úteis dizendo: “Bem, você sabe, meu personagem iria dizer assim”, ao contrário de como eu tinha escrito. Havia uma espécie de curva de aprendizagem. Mas eles estavam muito acostumados a ter diferentes diretores semana após semana, e fazendo diferentes episódios da série. E seu profissionalismo foi parte de todo esse processo. E eu não estava reinventando a roda. Acho que eu estava tentando fazê-los serem mais quem eles eram. Assim, por exemplo, eu estava trabalhando com essas pessoas neste momento de suas vidas, e a idade tornou-se parte do tema do filme. E, certamente, o filme II é sobre a amizade, velhice e morte. Esses são os assuntos ou temas, de qualquer forma, que estavam sendo tocados. Colocando os óculos de Kirk, e assim por diante. Mas eu não estava tentando fazer Kirk uma pessoa diferente. Eu apenas tomei certas idéias de assistir os episódios que Harve tinha me dado, e foi dizendo: “Bem, você sabe, esse cara nunca realmente teve que enfrentar a situação sem vitória. Ele sempre meio que ganha a coisa. Então, vamos colocá-lo em uma situação em que ele perde”. E só ver o que acontece. O resto foi de costume como diretor, “Ok. Eu não gostei desses cenários. Eu não gostei dessas roupas. Eu quero que se pareça com um submarino. Eu quero que eles falem como se estivessem na Marinha”. Coisas desse tipo.

Dê-nos a cena da morte de Spock, a transferência do Katra, e o “Lembre-se”. É verdadeira a história de que Leonard Nimoy se divertiu fazendo II, que a morte de Spock foi empurrada para o fim, e o “Lembre-se”, a sequência do funeral e do torpedo caixão no planeta Genesis foram adicionados para que ele pudesse voltar para Trek III, se isso aconteceu mesmo?

MEYER:   a morte de Spock em meu roteiro era sempre no final.

meyer 3Sério?

MEYER:   Sim. Era sempre no final. Em um dos cinco rascunhos … que nós escolhemos, como eu disse. Nós escolhemos Kirk e seu filho. Nós escolhemos Khan. Nós escolhemos Genesis. Nós escolhemos a tenente Saavik. Estes foram todos os elementos desses outros roteiros, o que eu pavimentei junto com meu próprio diálogo e enredo. Spock pode ter morrido no meio de um desses rascunhos. Eu honestamente não me lembro. Tem se passado muitos anos. Mas eu sei que eu com certeza que coloquei-o no final. Em seguida, houve uma seqüência do simulador que eu gostei. Isso foi no meio de um rascunho, e assim eu o coloquei no início. Eu me lembro, estava sentado com Harve Bennett em uma das salas de projeção da Paramount. Eu estava sentado atrás dele. Até este ponto, eu tinha recebido cartas de um monte de pessoas que ficaram muito alarmadas com a perspectiva de Spock morrer. Eu lembro que uma delas disse: “Se Spock morrer, você morre”. Eu ficava murmurando para mim mesmo sobre essas cartas, enquanto estávamos esperando o operador de fita enfiar alguma coisa, e eu disse: “Sim, nós devemos matá-lo na primeira cena. Mate-o na seqüência do simulador”. Harve virou e disse: “Isso é brilhante”. Então de repente o matamos na cena de abertura. Sem isso, ele sempre morria no fim. Mas “matá-lo” no início foi uma espécie de desarmar o público, de modo que se esqueceram de que o filme era sobre isso.

E, depois o que aconteceu no final de fazermos o filme … sim. Quando a Paramount viu o filme, quando Leonard viu o filme, todo mundo disse: “Bem, caramba. Talvez matá-lo não fosse uma boa ideia”. E nesse ponto, nós entramos na coisa toda do “Lembre-se”, mostrando seu caixão no planeta, e coisas assim. Tudo o que na época eu furiosamente contestei. Eu achava que isso seria muito injusto com uma platéia de pessoas que realmente se preocupava com esta coisa, que em seguida, diriam: “Sabia, oh, era apenas para causar confusão”. Não, eu não achava que estava certo. E, em retrospecto, você sabe, talvez eu estivesse errado sobre isso. Na época, eu pensei que a minha visão da coisa estava sendo insensivelmente anulada. Mas isso é quando eles fizeram essa inserção, sobre o “Lembre-se” e colocá-lo no planeta em seu torpedo.

O que te impressionou mais, o peitoral de Montalban ou o seu desempenho?

MEYER (risos):  Bem, eu me acostumei com o peitoral muito rápido, porque eu via ele todos os dias. Ele era muito consciente. Mas devo dizer que, uma das grandes satisfações – e eu tive um bom tempo com todos os atores, mas eu tive um momento muito interessante, com Montalban, porque ele era o único ator que não pode vir aos ensaios. Eu queria que fosse ao ensaio, mas ele estava filmando sua série de televisão, por isso ele não pôde vir. Assim, além de ter um almoço com ele, foi só isso. Nós não nos conhecíamos. Ele era um cavalheiro escrupulosamente cortês e bem-educado cujos créditos são maiores do que eu sou alto. Ele veio no primeiro dia, quando fizemos a seqüência do compartimento de carga da Botany Bay, e ele tinha todas as falas memorizadas. Havia cerca de seis páginas de monólogo sobre ele estar muito chateado com Kirk. Ele fez tudo na ponta da língua, e bateu todas as marcas que eu arrumei para ele. Mas, ele estava indo rapidamente com a coisa toda. Todo mundo estava meio que olhando, e eu estava olhando. Eu pensei: “O que eu faço? Eu realmente não conheço esse homem.

Mas eu disse: “Bem, tudo bem. Vamos deixá-lo fazer o seu trabalho. E nós vamos entrar em seu trailer e conversar um pouco”. Fomos para o trailer, e eu disse: “Você sabe, Laurence Olivier disse uma vez que um ator nunca deve mostrar a uma audiência o seu top … porque uma vez que você mostrar-lhes o seu topo, eles saberão que você não tem outro lugar para ir”. Ele disse: “Você vai me dirigir. Isso é muito bom. Eu preciso de direção. Eu não sei o que estou fazendo lá”. Esse foi o início da nossa colaboração.

Em breve a segunda parte.