Rick Berman rebate críticas de Marina Sirtis

rick geneComo já reportamos, o site TrekMovie trouxe um resumo do que aconteceu na reunião de A Nova Geração na convenção New York Comic Con, que incluiu um comentário de Marina Sirtis revelando que Gene Roddenberry não teria aprovado a série Deep Space Nine. Agora, seu ex-produtor Rick Berman respondeu a afirmação Sirtis.

Deep Space Nine foi a terceira série da franquia, que entrou em produção em 1992. Quando A Nova Geração chegava em sua quinta temporada, Berman que havia assumido como produtor em razão dos problemas de saúde de Gene Roddenberry, começou a pensar em uma nova série com um conceito diferente do que já vinha sendo feito.

Em relação a participação de Gene Roddenberry, Berman chegou a dizer: “Michael (Piller) e eu discutimos isso com Gene quando ainda estávamos nos estágios iniciais, mas nunca nada conceitual. Nunca tive a chance de discutir o assunto (o conceito), com Gene. No momento em que se chegou ao ponto de ser discutível, ele estava em muito mau estado, e achamos que não seria sábio discutir o assunto com ele. Em duas ocasiões específicas em que estivemos com ele em sua casa, tentamos levá-la ao seu conhecimento, mas não era realmente apropriado” (do livro “Captains’ Logs: The Unauthorized Complete Trek Voyages” – escrito por Mark A. Altman)

Mais tarde, no livro “Deep Space Nine Companion” (publicado em 2000), Rick Berman é citado como dizendo, “Fui convidado para criar e desenvolver, por cerca de um ano e meio, uma série que serviria como um complemento para A Nova Geração e depois que A Nova Geração saísse do ar esta nova série iria continuar”, lembra Berman. “Então eu pedi a Michael Piller para se envolver, nós colocamos nossas cabeças juntas. Nunca tive a oportunidade de discutir algumas ideias com Gene [Roddenberry]. Estava muito perto do fim da vida dele, e ele estava muito doente naquele tempo. Mas ele sabia que nós estávamos trabalhando em algo, e eu definitivamente tive a sua bênção para desenvolvê-lo”.

Mas, durante  reunião do elenco de A Nova Geração, em Nova York, alguém da platéia perguntou no painel de atores a respeito do que mudou em Jornada após a morte de seu criador, Gene Roddenberry, em 1991. Em resposta, Marina Sirtis revelou que Gene ofereceu oposição ao conceito de Deep Space Nine.

Rick Berman continuou como produtor da franquia, após a morte de Roddenberry, tendo sido responsável pela produção  das séries seguintes, até o cancelamento de Enterprise.

Presumivelmente, em resposta à declaração de Marina Sirtis no evento da última sexta-feira, Berman twittou o seguinte:

Berman ainda continuou dizendo o seguinte:

Rick Berman ofereceu uma história um pouco diferente em uma entrevista que ele deu em 31 de maio de 2006, realizado pelo Archive of American Television, que faz parte da Academia de Artes e Ciências.[ clique aqui para ver o vídeo ]:

“Quando Gene morreu, tanto Michal Piller quanto eu estávamos envolvidos na criação e escrita de Deep Space Nine, e nós realmente nunca tivemos a chance de falar com ele sobre isso, porque ele estava muito doente naquele momento. Mas, mesmo com o Deep Space Nine e mais tarde com Voyager e Enterprise eu senti que era importante que houvesse alguma coisa que tivesse o nome de Star Trek para manter fiel à crença de Gene do que foi Jornada”.

Com base em depoimentos de ambos Sirtis e Berman (a partir de hoje e através de entrevistas anteriores), não está claro o que Roddenberry sabia e qual o seu pensamento sobre Deep Space Nine. Berman afirmou hoje que compartilhava conceitos e personagens com Roddenberry, mas declarações anteriores do ex-produtor caracterizam este assunto de forma diferente. Além disso, era improvável que Roddenberry pudesse ter parado com a produção de Deep Space Nine, já que os rumores diziam que a oposição de Gene aos filmes de Jornada, após o primeiro, foi largamente ignorada. Neste ponto é importante notar que mesmo durante sua vida, Roddenberry não possuía ou controlava mais a franquia. Em última análise, sua voz era significativa, mas não a palavra final.

Para os fãs, realmente, nada disso importa. Se você gosta da série, será que mudaria de opinião se soubesse o que Gene Roddenberry poderia ter dito sobre isso um ano antes de entrar em produção?

Na mesma nota sobre a série, Berman tiwttou mais uma vez, ressaltando a contribuição de dois dos principais produtores (e escritores) para Deep Space Nine.

Fonte: Trek Movie