Construindo a ave de rapina romulana

Romulan-Bird-of-PreyO modelo da ave de rapina foi originalmente criado para ser romulano no episódio “Balance of Terror”. Posteriormente, a conexão romulana foi abandonada em novos rascunhos, para se tornar uma ave de rapina Klingon em Star Trek III. Como recordação, o site Forgotten Trek traz o conceito de arte, fotografias da criação deste modelo, que começou na série original

O chamado Bird of Prey ou ave de rapina foi projetado por Wah Ming Chang em apenas duas semanas. A partir de um molde formado de plástico, gesso e peças de metal, Chang entregou o modelo para o estúdio sem pintura, mas não está claro se esse foi o mesmo iluminado internamente pelo estúdio e enviado para o Film Effects de Hollywood, onde foi rodado e usado ​​em ambos os episódios: “Balance of Terror” e “The Deadly Years”.

prey 1

prey 2

As contribuições de Wah para Jornada eram em grande parte desconhecidas na época. Ele trabalhou para a série de forma independente a partir de seu estúdio caseiro em Altadena, Califórnia. Devido às complicações sindicais e restrições, ele não foi creditado na tela, mesmo tendo fornecido muitos adereços e fantasias, incluindo os capacetes romulanos em “Balance of Terror”.

O produtor Robert Justman, que considerou o trabalho de Wah superior a qualquer coisa que os membros do sindicato na área faziam, inventou um estratagema para fazer parecer que as criações de Wah estavam sendo compradas para a série como mercadoria disponível comercialmente. Seu verdadeiro envolvimento nas gravações de Jornada só se tornou conhecido uma década depois que foi ao ar pela primeira vez.

Após as filmagens, o modelo desapareceu, o que pode explicar os romulanos aparecendo em cruzadores Klingon D7 na terceira temporada pelo episódio “The Enterprise Incident”. Também pode ter sido o caso de que os produtores queriam exibir o modelo D7 tão rápido quanto possível como uma cortesia para o kit modelo da empresa Aluminum Model Toys que realmente pagou por ele. De qualquer modo, o paradeiro do modelo original permanece desconhecido.

prey 3

A inconsistência dos romulanos pilotando naves Klingon foi parcialmente reparada na versão remasterizada de “The Enterprise Incident” quando uma original Bird of Prey foi adicionada à cena em que três naves romulanas cercam a Enterprise . Marcações romulanas também foram adicionadas no lado de baixo da D7s.

Na cronologia de Jornada, o termo “ave de rapina romulana” voltou a ser mencionado no episódio “Sleeping Dogs”, da série Enterprise.