Trekker ABC Sci-Fi & Cia. celebra os 35 anos de TMP

Star_Trek_The_Motion_Picture_posterMais uma vez o ativo grupo do Trekker ABC Sci-Fi & Cia. prepara-se para oferecer um evento para o fandom, com a sua celebração do lançamento de Jornada nas Estrelas: O Filme, a se realizar no próximo dia 7 de dezembro, em Santo André. Uma ótima oportunidade para os fãs da franquia na Grande São Paulo e também para aqueles de outras localidades do país que estiverem visitando a capital paulista para prestigiarem a Comic Con Experience — uma boa chance de matar dois pingos com uma paulada só. Confira a seguir todos os detalhes divulgados.

O Trekker ABC Sci-Fi & Cia. prepara o evento para comemorar o lançamento de “Jornada nas Estrelas – O Filme”, de 1979. Será dia 7/12/14, um domingo, das 10h às 18h, com entrada franca. O espaço ajuda muito: Será no Paço Municipal de Santo André/SP.

Será apresentado:
+ O filme Jornada nas Estrelas, de 1979, exatamente como exibido nos cinemas, em versão dublada;
+ Grupos de teatro relacionados ao tema;
+ Palestras sobre ficção científica e conceitos científicos seguidos em ficção;
+ Concurso de cosplayers;
+ Versão do diretor do mesmo filme;
+ Vídeos de curiosidades, cortes etc. de ficção científica.

Como todos que elaboram um evento, queremos fazer algo de proporções épicas. Se puder vir, muito nos honrará.

As Parcerias
O Trekker ABC Sci-Fi & Cia. organiza, mas não faz sozinho. Fã-clubes de muitos temas estarão presentes expondo seus materiais, assim como comerciantes da “indústria nerd”. O espaço reservado para o “Promenade” – nome dado em alusão à área comercial da estação espacial retratada em Star Trek Deep Space 9 – trará, no mínimo, 12 participantes, entre eles:
Secretaria Municipal de Cultura de Santo André;
Editora Aleph;
Arsenal 51;
Aumanack;
Battlestar Galatica;
Brazilian Federation of Star Trek;
CAN;
Canecas dos Nerds;
Club Solar 7/Denitoy;
Conselho Steampunk;
Corujice Literária;
Cos’Line;
Geekwear;
Idéia Promocional;
I-Pat;
Lola Gifts;
Nerdima;
Perry Rhodan;
Rogério Fantin;
Sci-Fi Readers;
Sergio Costa Cosmaker;
Tengwestyar Caligrafia Élfica;
Assimilação Borg;
USS.

Há, fundamentalmente, a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Santo André que cede o espaço aos fãs para essa comemoração. Sem tal apoio, seria impossível fazer um grande evento gratuito para todos os públicos.

Sobre Star Trek
O filme de 1979 levou a franquia Star Trek pela primeira vez aos cinemas. Com roteiro que contou com a consultoria até mesmo de Isaac Asimov, um dos maiores nomes da ficção científica de todos os tempos, é um marco na sci-fi e na vida de fãs, sendo uma das primeiras vitórias do público sobre os desígnios dos produtores.

Star Trek é uma franquia de entretenimento norte-americana criada por Gene Roddenberry. Foi iniciada como uma série de televisão em 1966, originalmente chamada Star Trek mas posteriormente renomeada para Star Trek: The Original Series. Essa série levou a criação dos spin-offs Star Trek: The Animated Series, Star Trek: The Next Generation, Star Trek: Deep Space Nine, Star Trek: Voyager e Star Trek: Enterprise. As seis séries de televisão são consideradas parte da mitologia de Star Trek, apesar de existir um debate acerca da posição de The Animated Series no cânone da franquia. O cânone de Star Trek também inclui a série de filmes. Apesar da reposta da crítica ter variado de série para série e filme para filme, Star Trek já venceu e foi indicado a vários prêmios e honrarias. O sucesso das séries de televisão e dos filmes levou a uma ampla gama de outros spin-offs, como jogos eletrônicos, romances, brinquedos, uma atração temática em Las Vegas e pelo menos duas exibições em museus. Desde então a franquia se tornou um fenômeno cultural, iniciou a criação da língua klingon, adquiriu uma grande base de fãs e já foi referenciada e parodiada inúmeras vezes na cultura popular.

Roddenberry tirou inspiração de faroestes como Wagon Train, junto com referências ao romance “As Viagens de Gulliver” para a história de aventura e o conto moral. O Star Trek original seguia as aventuras interestelares do Capitão James T. Kirk e sua tripulação dentro uma nave estelar da Federação Unida dos Planetas: a USS Enterprise. Depois do piloto original, “The Cage”, com um elenco quase totalmente diferente, ter sido rejeitado, a série estreou em 1966 na NBC, tendo três temporadas. Após o lançamento de outras séries, o primeiro programa ganhou o retrônimo de Star Trek: The Original Series para diferenciá-lo do resto da crescente franquia. Essas aventuras continuaram em Star Trek: The Animated Series e em seis filmes para o cinema. Outras quatro séries foram eventualmente produzidas, baseadas no mesmo universo, mas com personagens diferentes: Star Trek: The Next Generation seguia a tripulação de outra Enterprise, 80 anos após a original; Star Trek: Deep Space Nine e Star Trek: Voyager eram contemporâneas aos eventos de The Next Generation; e Star Trek: Enterprise se passava anos antes da original, nos primeiros dias das viagens interestelares humanas. Outros quatro filmes foram produzidos, estrelados pelo elenco da The Next Generation, e, mais recentemente, um filme reinício de toda a franquia possuindo uma jovem tripulação da Enterprise original, passando-se em uma linha do tempo alternativa.

O Star Trek original era inicialmente produzido pela Desilu Productions. Com a junção da Desilu com a Paramount Pictures, o estúdio assumiu o controle da franquia. Em 2006, os direitos foram transferidos para a CBS quando ela se separou da Viacom, dona da Paramount. Entretanto, alguns aspectos como os filmes e os direitos de distribuição dos DVDs ainda permanecem com a Paramount.

Seu primeiro filme
Star Trek: The Motion Picture (no Brasil, Jornada nas Estrelas: O Filme) é um filme americano de ficção científica de 1979, dirigido por Robert Wise e o primeiro longa-metragem baseado na série de televisão Star Trek. Quando uma misteriosa e incrivelmente poderosa nuvem chamada de V’Ger se aproxima da Terra, destruindo tudo em seu caminho, o já promovido a Almirante, James T. Kirk, assume o comando de sua antiga nave estelar, a USS Enterprise, para liderar uma missão para salvar o planeta e determinar as origens de V’Ger.

Quando a série original foi cancelada em 1969, seu criador, Gene Roddenberry, tentou convencer a Paramount Pictures a continuar a franquia através de um filme. O sucesso da série nas reprises convenceu o estúdio a começar os trabalhos para um filme em 1975. Um time de roteiristas foi chamado para criar um épico roteiro, porém suas tentativas frustraram a Paramount, que cancelou o projeto em 1977. Em vez de um filme, a Paramount planejou o retorno da franquia a suas origens com a série de televisão Star Trek: Phase II. Com o sucesso de Close Encounters of the Third Kind, os executivos da Paramount se convenceram que um filme de ficção científica, diferente de Star Wars, poderia se sair bem na bilheteria. Assim, o estúdio cancelou Star Trek: Phase II e recomeçou os trabalhos no filme de Star Trek. Em 1978 a Paramount reuniu a maior coletiva de imprensa da história do estúdio desde a década de 1950 para anunciar que o Diretor Robert Wise, duas vezes vencedor do Oscar, iria dirigir um filme baseado na série.

Com o cancelamento da nova série, os roteiristas correram para adaptar o planejado episódio piloto de Phase II, “In Thy Image”, em um filme. A Enterprise foi modificada dentro e fora, o figurinista Robert Fletcher criou novos uniformes e o diretor de arte Harold Michelson construiu novos cenários. Jerry Goldsmith compôs a trilha sonora do filme, iniciando sua associação com Star Trek que iria durar até 2002. Quando a companhia originalmente contratada para produzir os efeitos especiais do filme falhou em cumprir seus trabalhos a tempo, o supervisor de efeitos especiais Douglas Trumbull recebeu carta branca para criar os efeitos até o lançamento em dezembro de 1979. O filme foi editado a apenas alguns dias de sua estreia.

Durante as revisões das cenas finais, os executivos do estúdio confrontaram Roddenberry sobre o final do roteiro, achando que o conceito de máquinas com vida própria era muito forçado. Os executivos consultaram Isaac Asimov: Se o escritor achasse que o final era plausível, ele poderia ficar. Asimov adorou o final, porém fez uma pequena sugestão: Ele achou que o termo “buraco de minhoca” estava incorreto, e que a anomalia que a Enterprise encontra seria melhor chamada de um “túnel temporal”.

Lançado em 7 de dezembro de 1979, foi o suficiente para a Paramount encomendar uma sequência com orçamento mais baixo. Roddenberry foi obrigado a sair do controle criativo de Star Trek II: The Wrath of Khan. Em 2001, Wise criou uma edição especial para DVD do filme; uma equipe remasterizou o áudio, completou e adicionou cenas e usou novos efeitos especiais gerados por computador para, segundo ele, completar sua visão original.

Impacto Cultural
A franquia Star Trek é uma indústria multibilionária, propriedade da CBS. Gene Roddenberry vendeu Star Trek para a NBC como um drama de aventura que se passava no espaço. A fala de abertura, “para audaciosamente ir aonde nenhum homem jamais esteve”, foi tirada quase integralmente de um folheto da Casa Branca, produzido após o lançamento da sonda Sputnik 1, em 1957. O trio principal – Kirk, Spock e McCoy – foi moldado conforme padrões mitológicos.

Star Trek e seus spin-offs provaram ser muito populares na sindication e hoje são exibidos em todo o mundo. O impacto cultural do programa vai além de sua longevidade e lucratividade. Convenções de Star Trek se tornaram muito populares. Alguns fãs cunharam o termo “trekkie” para descrever eles mesmos. Porém, outros preferem “trekker”. Uma subcultura inteira foi criada ao redor do programa, algo mostrado no documentário Trekkies.

A franquia antecipou muitos dos aparelhos e da tecnologia usada atualmente, incluindo o Tablet PC, o PDA e os celulares. Várias de suas frases entraram no vocabulário popular. Em 1976, após uma campanha de cartas, a NASA nomeou seu ônibus espacial protótipo de Enterprise. Anos mais tarde, a sequência de créditos iniciais de Star Trek: Enterprise iria incluir cenas do ônibus espacial.

Além das inovações tecnológicas de Star Trek, uma de suas maiores e mais significantes contribuições para a história da televisão foi seu elenco multirracial e multicultural. Isso se tornou comum na televisão a partir da década de 1980, porém nos anos 1960 isso era algo controverso e arriscado. Na ponte da Enterprise havia um piloto japonês, um navegador russo, uma oficial de comunicações negra, um engenheiro escocês e um primeiro oficial alienígena. Também, controverso na época, foi o primeiro beijo interracial planejado da história da televisão americana, entre Kirk e Uhura no episódio “Plato’s Stepchildren”.

Sobre o Trekker ABC
Embora o nome Trekker, não somos um grupo exclusivo de Jornada nas Estrelas, e, sim um grupo que tem por finalidade fazer exibições de séries, animações, tokusatsus, animes e filmes que tratem especialmente de ficção científica, fantasia e aventura, tanto atuais como antigos, sem qualquer distinção.

O grupo surgiu a partir das reuniões de amigos com interesses em comum, que exibiam vídeos e itens de coleção em casa ou em eventos específicos. As atividades públicas iniciaram-se oficialmente em julho de 2012, quando, junto com o Departamento de Cultura da Prefeitura de São Bernardo do Campo, exibiu episódios de Jornada nas Estrelas em três sábados consecutivos. Hoje, os eventos ocorrem uma vez ao mês.

O que é exibido nos eventos faz parte do material pessoal dos membros, a maioria colecionadores de longa data, com amplo acervo. Quando não há algum material, como todo bom fã, os membros vão à caça até achar. Também há a equipe que produz legendas para os vídeos que não estiverem disponíveis em português.

Acima de tudo, é importante salientar que todos os eventos são gratuitos e os presentes concorrem ao sorteio de brindes de três formas:
1 – Para todos os participantes do evento;
2 – Para todos os que fizerem doações de livros, revistas e quadrinhos (além do prêmio especial para a maior doação do dia);
3 – Para todos que comparecerem a caráter (cosplay) além do prêmio especial para a melhor caracterização (não precisa ser somente das séries exibidas).

Basicamente, esse é o Trekker ABC Sci-Fi & Cia, todos são bem-vindos.

Evento no Facebook
https://www.facebook.com/events/585438164893784/?ref_dashboard_filter=upcoming
https://www.facebook.com/events/585438164893784/?fref=ts

Serviço
35 Anos de “Jornada nas Estrelas – O Filme”
Dia 7 de dezembro de 14, domingo
Das 10h às 18h
Entrada franca.
Paço Municipal de Santo André/SP
Endereço:
Praça IV Centenário, 1 – Paço Municipal – Centro – Santo André/SP – CEP 09015-080
Saguão do Teatro Municipal e Auditório

Como chegar:
Desça na Estação Celso Daniel da Linha Turquesa – CPTM (tem interligação com a Linha Verde do Metrô na Estação Tamanduateí). Siga pela Rua XV de Novembro, ao lado do viaduto, até chegar ao Paço. Uma caminhada de não mais de 5 minutos.

Ou vá de carro, o estacionamento é gratuito.