Kirk retorna ao espaço pela Orion

orion teste kirkA ficção e a ciência estarão juntas novamente, quando a nave Orion – próxima geração de naves espaciais da NASA – fizer seu primeiro vôo de teste. A NASA, em homenagem aos clássicos scifi e aventura que tanto incentivaram jovens a acreditarem na aventura espacial americana, vai levar para o espaço um elenco de figuras colecionáveis de antigas séries, bem como artefatos históricos. O boneco do Capitão Kirk (na figura de William Shatner) está presente.

Além do velho capitão da Enterprise, Homem de Ferro e parte de um fóssio do Tyrannosaurus rex doado pelo Museu da Ciência de Denver  estarão em órbita em torno da Terra como parte da “tripulação”. A nave também vai levar uma amostra de solo da Lua, uma mangueira de oxigênio de uma missão espacial Apollo.

O diretor Jon Favreau ofereceu um Iron Man challenge coin, enquanto a atriz do filme “De Volta Pra oFuturo”, Claudia Wells, assinou fotos do elenco e um modelo de máquina do tempo Delorean.

Mayim Bialik, de The Big Bang Theory, também deu fotos de seus antepassados. Uma coleção de broches, medalhas e obras de arte também estão nos armários Orion.

Em um comunicado em seu site, a Nasa disse: “Juntos, os artefatos traçam o progresso da humanidade e do avanço tecnológico de como a nação dará um passo crítico para a frente na viagem a Marte.”

William Shatner é um entusiasta da exploração espacial e forneceu uma figura na caixa do “Capitão Kirk no seu traje espacial”.

“William Shatner está entusiasmado para enviar Kirk de volta ao espaço e apoiado pela Orion, ao inspirar as futuras gerações sobre a viagem espacial,” vice-presidente da EIC, Skylar Jackson

Orion vai “voar quinze vezes mais longe do que a Estação Espacial Internacional antes de despencar de volta à Terra para testar seu escudo térmico, o que seria experimentar se estivesse retornando da lua. Depois da re-entrada, a Orion irá abrir os pára-quedas e, em seguida, mergulhar no Oceano Pacífico, onde será recuperada pela Marinha”, disse o porta-voz da NASA.

O lançamento inicial, marcado para o dia 4 de dezembro, devido as condições do tempo, foi adiado para esta sexta-feira. Boa sorte a Orion. Fonte: Star Trek.com