Star Trek: Insurreição faz 16 anos

Star-Trek-InsurrectionAproveitando o noticiário a respeito da campanha dos fãs para ter Jonathan Frakes na direção do próximo Star Trek, nesta data, outro longa-metragem de Jornada estreava nos cinemas em todo mundo. Star Trek IX: Insurreição foi a segunda aparição do elenco de A Nova Geração na telona e tendo Frakes por trás das câmeras.

Insurreição foi o nono filme da franquia, tendo F. Murray Abraham , Donna Murphy e Anthony Zerbe como convidados especiais.

Paramount procurou uma mudança no ritmo depois do filme anterior, Star Trek: Primeiro Contato. Michael Piller foi convidado a escrever o roteiro. Rick Berman era o produtor executivo. Os primeiros esboços da história contavam com os romulanos, e os Son’a e Ba’ku foram introduzidos no terceiro rascunho. Depois, Ira Steven Behr revisou o roteiro, Piller adicionou uma subtrama envolvendo um interesse romântico para Picard .

Spiner tinha pedido para que seu personagem fosse morto neste filme porque achava que estava ficando velho demais para o papel. Sua cópia do roteiro veio com uma nota da equipe de produção, dizendo: “Desculpe, matá-lo mais tarde”.

A direção das filmagens coube a Jonathan Frakes que havia feito um belo trabalho em Primeiro Contato.

Algumas curiosidades:

– No Brasil o filme estreou em 12 de fevereiro de 1999

– Com orçamento de US$ 58 milhões, Insurreição faturou US$ 119 milhões;

– Foi rodado inteiramente na Califórnia, com cenas gravadas no Mammoth Lakes Park e San Gabriel Canyon;

– Gene Hackman, Sally Field e Arnold Schwarzenegger foram convidados para participarem do filme, mas recusaram.

– Em uma entrevista a revista Star Trek Monthly, durante a pré-produção, Rick Berman afirmou que Q estaria no filme – o que sugere que os produtores esperavam para trazer o personagem para a telona. Não se sabe os motivos, mas a ideia não foi adiante. Como Jonathan Frakes observou, em uma entrevista mais tarde para a mesma revista, ” Q não está no script, eu já vi, muito para meu desgosto … “;

– O diretor Jonathan Frakes teve sentimentos um tanto ambíguos sobre diferentes aspectos do filme. Em 2009, ele gravou um novo comentário com Marina Sirtis que foi lançado em Blu-ray.

riker 1

riker 2

riker 3