Site Badass critica Paramount sobre Star Trek 3

pine preocupadoO site Badass Digest, por meio do seu editor Devin Faraci, voltou a criticar o caminho que está seguindo a Paramount com relação a produção do próximo longa-metragem de Star Trek. De acordo com o Badass, uma das principais razões para Orci ser destituído de suas funções de direção foi porque a Paramount estar exigindo que Star Trek 3 parecesse mais como Os Guardiães da Galáxia.

Devin Faraci é um escritor pouco expressivo e construiu sua reputação mais como uma voz forte, e por vezes intransigente e ácida em suas críticas de cinema. Como fã tradicional de Jornada, Devin nunca viu com bons olhos a reinicialização por J.J. Abrams. E agora muito mais com o comando nas mãos de Roberto Orci. Mas ele tem também suas críticas quanto ao que pensa a Paramount em relação a franquia.

“Não há como voltar atrás. Aparentemente, o estúdio pensa que Star Trek 3 poderia se beneficiar seguindo a cartilha da Marvel quando se trata de criaturas estranhas e incomuns”, disse Faraci em seu artigo.

Na opinião de Devin, “Eles querem que o terceiro filme seja grandioso, e querem que ele seja incrível fora dos EUA, especialmente. Eles olham para Rocket e Groot (personagens de Os Guardiães) e então olham para Keenser e se perguntam por que não tem mais de um papel assim”.

Comentando sobre a saída de Orci na direção, disse. “Como eu falei, ouvi dizer que Orci ficou fora do filme em tudo, mas ele foi ao TrekMovie  e negou isso. Vamos ver”, disse Devin acrescentando, “Eu conversei com algumas pessoas e tenho ouvido duas narrativas diferentes sobre o que aconteceu no últimos dias: uma delas é que ele se demitiu porque as notas da Paramount em seu roteiro foram insustentáveis e a outra versão era que a Paramount interrompeu a produção há um mês e passou o tempo conversando com outros cineastas antes de tomar oficialmente a decisão de tirar Orci do projeto. Edgar Wright foi oferecido para dirigir, mas eu estou supondo que a sua experiência com O Homem Formiga  não o fez disposto a pegar filme inacabado de outra pessoa”.

“Talvez ambas as narrativas sejam verdadeiras. Gostaria de saber se Paramount basicamente forçou Orci a sair. Se ele decidiu largar foi uma surpresa para muitos membros de sua equipe de pré-produção. Mas o que teria feito ele parar? Qual foi a fonte da discórdia entre Orci e Paramount?”, indagou.

Quanto as lista de diretores comentou. “Qual a probabilidade de qualquer um desses nomes na lista se tornar diretor? Jones levou mensagem para o Twitter dizendo que esta foi a primeira vez que ele ouviu falar nisso, e embora lisonjeado ele está muito ocupado com Warcraft”

“O site Deadline acha que Wyatt é o favorito, com The Gambler e sua experiência em  Planeta dos Macacos: A Origem, bem como o cara certo para fazer um filme scifi inteligente. Espero que isso seja verdade. Eu acho que muitos desses nomes – como Justin Lin – são nomes na lista de desejos, não pessoas reais na disputa para o trabalho”, assinalou.

Mas Devin não é contrário a usarem aspectos de outros filmes em uma produção de Jornada, “Estranhamente, eu acho que poderiam usar aspectos de Os Guardiães  como um modelo para um  filme de Jornada. O que fez dar certo esse trabalho (da Marvel) no cinema foi a maneira do humor e caracterização fundidas com a ação forte e grande, e idéias divertidas. A tripulação da Enterprise não é de heróis galácticos, mas muitas das melhores histórias de Jornada tem uns e outros desses aspectos. É claro que eu tenho certeza que não é isso que a Paramount pretende quando eles usam Os Guardiães como uma referência. Ainda assim, este pode ser o momento de chegar com Harry Mudd na tela”.

Para Devin, Orci e a Bad Robot são os responsáveis por todo esse clima sombrio em torno da produção do filme. “Se é por isso que Orci saiu, ficarei decepcionado com ele. Se o estúdio está pressionando para fazerem um filme que eles sentem que não será propriamente de Jornada (e esse é o cara que escreveu Além da Escuridão, um dos filmes menos sobre Jornada já feito), abandonar o caminho é o certo a seguir? Por que não ficar e lutar uma boa briga com o estúdio? Orci disse que ele ainda vai estar envolvido, mas, considerando a situação atual do filme é tudo culpa dele – um ano atrás, ele se colocou como um obstáculo para novos diretores vindo a bordo, suas brigas com o estúdio deixou o filme sem roteiro, e muito atrasado no processo – Eu me pergunto o quão feliz a Paramount está em ter sua intromissão? É claro que muito disso se resume na Bad Robot, que ainda está produzindo o filme, por isso, talvez a Paramount tenha tanto a dizer. Também é difícil imaginar um cara que não tenha nenhuma experiência de direção recebendo uma oportunidade de dirigir este filme – o filme do 50º aniversário para uma franquia que ele diz amar – e apenas ir embora assim”.

Por fim, Devin mostra preocupação com o futuro desse projeto, “Eu não vou mentir: não sei como me sinto neste momento. Todo o processo parece um pouco ferrado, e o tempo não está do lado do filme agora. Eu não acho que  Star Trek 3 tenha uma data de lançamento oficial, mas isso simplesmente tem que ser em dezembro, se eles estão começando do zero neste momento. Alguns dos nomes nessa lista da Paramount me assusta – Eu gosto de Justin Lin, mas ele não é o cara para este filme. Wyatt é, sem dúvida, a melhor escolha, e embora eu duvido que seu The Gambler vá fazer uma boa bilheteria, mas é bom senso para ele vir para um filme que, pelo menos, tem uma chance de ser um grande sucesso”.

O que você acha disso? 

Fonte: badassdigest.com e ComicBookMovie