Stewart fala do estigma de Picard após Jornada

stewart palcoA maioria das pessoas conhece o veterano ator Patrick Stewart por seu papeis como o capitão Jean-Luc Picard em A Nova Geração ou como o Professor Xavier nos filmes X-Men, mas ultimamente ele tem preferido atuar no teatro, sua formação original. Em recente entrevista, Stewart revela que procurou fugir da indústria de Hollywood após deixar de atuar em Jornada, com medo de ficar estereotipado.

Em seu último filme, “Match”, uma comédia romântica, dirigida por Stephen Belber, Stewart vive um instrutor de balé excêntrico.

O filme foi rodado em 15 dias para um orçamento de quase 1 milhão de dólares, valor esse muito abaixo dos orçamentos para os blockbusters que ele tem feito no passado.

Numa entrevista a rádio da Califórnia KPCC, Sir Patrick Stewart falou sobre sua preferência por fazer um filme de pequeno orçamento e independente, e por que ele precisou deixar Hollywood para não ser estigmatizado como Jean-Luc Picard.

Destaques da entrevista.

Como foi a experiência de filmar “Match”?

Quinze dias de filmagem eram tudo o que tínhamos naquele apartamento. Comemos as nossas refeições no apartamento, eu dormi na cama do meu personagem, sempre que eu podia obter uma meia hora, e os quartos estavam cheios de fotografias do meu passado, porque eles queriam ter fotografias de meu personagem. Mas elas são de minha vida; meu irmão não sabe disso ainda, mas ele aparece duas vezes neste filme, porque há fotografias de nós dois como filhos.

Há uma fotografia que pode se tornar um daqueles momentos “Trivial Pursuit”. Há uma fotografia tirada de mim em uma festa de Natal em 1961, em Adelaide, na Austrália, e bem ali ao meu lado em primeiro plano, servindo-se de comida de uma mesa de buffet, a grande Vivien Leigh, que era a atriz principal da empresa que eu estava trabalhando. Então Vivien também aparece no nosso pequeno filme.

Existe um apelo para você como um ator fazer algo pequeno e contido? Não que você tenha trabalhos prediletos, mas seria satisfazer um desejo diferente?

Eu tive sorte de ter feito vários filmes independentes pequenos, de baixo orçamento e, suponho, ainda mais feliz por ter sido associado a duas grandes franquias nos últimos 20 anos: “A Nova Geração” e depois como um participante inicialmente relutante na série “X-Men”.

Eu estava relutante porque foram mais filmes de Jornada e eu já estava começando a experimentar um aspecto negativo deles. Fechar identificação, em parte através da série de televisão, com um personagem que poderia desencorajar diretores ou produtores de quererem contratar-me em outros meios, porque a identificação era muito forte.

Porque as pessoas o viam como o Capitão Picard.

Jean-Luc Picard era quem eu era (para as pessoas). Eu finalmente entrei em uma sala para me reunir com um diretor que eu estava rezando para me encontrar, e ele estava fazendo um filme que eu queria como um papel de apoio, e tivemos uma boa reunião. No final, ele disse: “Olha, você é um ótimo ator, e eu gostaria de tê-lo no meu filme, mas por que eu iria querer Jean-Luc Picard em um filme meu?”

Você é amaldiçoado por seu próprio sucesso?

Em certo sentido, sim, e que realmente machucou. E logo depois eu deixei Hollywood. E, em seguida, a Royal Shakespeare Company veio em meu socorro e me ofereceu dois papéis, Prospero em “The Tempest” e Antony em “Antônio e Cleópatra”, e que transformou toda a temporada de maré ao meu redor. Quase que do dia para noite, de repente eu me encontrei como um ator principal na empresa.

E já não Jean-Luc Picard?

Isso nunca vai me deixar. Onde quer que eu vá no mundo, as pessoas gritam: “Ei, Capitão, como você está indo?”

Fonte: TrekToday