Há 20 anos série Voyager estreava na TV

janewayFoi há 20 anos, 16 de janeiro de 1995, que a série Voyager estreou (nos EUA) com o piloto de duas horas, “Caretaker”. A apresentação do episódio duplo estabeleceu o enredo central, com a nave USS Voyager sendo jogada para o outro lado do universo (Quadrante Delta), 70 mil anos-luz de casa, e é a única série de Jornada a ter um capitão mulher, Kathryn Janeway. Aqui estão alguns fatos e curiosidades deste piloto.

A série foi criada por Rick Berman, Michael Piller e Jeri Taylor e foi o quarto spinoff de Jornada desde a série original. Teve sete temporadas e foi ao ar de 1995 até 2001. Foi exibida pela UPN, fazendo-a a primeira série da franquia desde a original a ir ao ar em uma grande emissora.

– Conversas (sob a forma de notas) sobre Voyager, ainda sem título, iniciaram em agosto de 1993, os produtores executivos e co-criadores Rick Berman, Michael Piller e Jeri Taylor cogitavam idéias.

– Robert Beltran, como Chakotay, proferiu a primeira linha de diálogo: “Relatório de danos!”

– Nestas notas iniciais, o personagem Tom Paris foi baseado no personagem Locarno, interpretado por Robert Duncan McNeill em A Nova Geração ( “The First Duty”).

– James Conway, um freqüente e respeitado diretor de A Nova Geração, foi inicialmente convidado para dirigir “Caretaker”, mas ele não estava disponível. Assim, o falecido Rick Kolbe conseguiu o emprego.

– O primeiro dia da produção foi de 6 de setembro de 1994. A primeira cena a ser filmada foi a cena da “sopa de tomate” com Paris e Kim

– A atriz canadense Genevieve Bujold fez sua primeira cena como Nicole Janeway em 8 de setembro, mas rumores dão conta de que sua saída, após um dia e meio de trabalho, se deve a insatisfação com o seu desempenho por parte dos produtores. Kate Mulgrew, que substituiu Bujold, fez sua primeira cena em 19 de setembro.

VOYAGER 1

– Nesta cena, Janeway bebeu café com creme. Ela nunca fez isso de novo.

– Depois das primeiras cenas, foi decidido mudar o penteado de Janeway. Foram testados vários estilos. Durante todo o curso do episódio, o penteado e a cor do cabelo de Janeway muda várias vezes, o que causou problemas de continuidade.

– As estrelas de convidadas incluíam Armin Shimerman e Mark Allen Shepherd, fazendo seus respectivos personagens, Quark e Morn. E depois havia Richard Poe, que interpretou o Cardassiano, Gul Evek, a quem ele havia aparecido anteriormente em Deep Space Nine e A Nova Geração.

– Basil Langton, que interpretou o Guardião, faleceu em 29 de maio de 2003, aos 91 anos de idade.

– A cidade Ocampa subterrânea foi filmada no Centro de Convenções de Los Angeles.

voyager 2

– As cenas da superfície do planeta natal Ocampa foram filmadas no lago seco de El Mirage, no Deserto de Mojave, ao longo de dois dias, em 27 de Setembro de 1994.

– Robert Picardo, conversando com StarTrek.com alguns anos atrás, lembrou onde estava quando “Caretaker” estreou: “. ” Eles mandaram Ethan Phillips e eu para New York e estávamos lá na noite da premiere. Nessa noite eu conheci Sumner Redstone. O piloto foi exibido em um teatro ou em uma sala de projeção, e eu me lembro de uma grande festa em algum lugar na Times Square, mas o que mais me lembro da noite foi a de que eles correram um promo ou algo no Jumbotron em Times Square. Isso foi muito legal, parecendo meu rosto no Jumbotron. Quantas vezes isso acontece? Isso foi tudo para comemorar o lançamento da Paramount Network United (UPN), e não apenas a série, mas Voyager era originalmente a pedra angular da programação da UPN. Então, toda aquela noite foi muito emocionante e não parece que foi há muito tempo”.

– Rick Berman, discutindo seus sentimentos sobre Voyager no StarTrek.com em 2011, comentou o seguinte: “Foi difícil. Nós tinha acabado de terminar A Nova Geração Deep Space Nine estava em seu terceiro ano. Eles imediatamente queriam outra série para tomar o lugar de A Nova Geração. Pedimos-lhes para esperar alguns anos. Eles disseram, ‘Nós temos todos esse intervalo de tempo disponível. Não queremos perdê-lo”. Eles sentiram muito fortemente que havia espaço para uma nova série. O fato de que A Nova Geração, uma série baseada em nave, estava saindo do ar e tínhamos uma série baseada em uma estação espacial no ar, a coisa óbvia era criar uma nova nave, o que fizemos com a Voyager. Nós viemos com a premissa de que, penso eu, estava fresco ou que, certamente, era diferente. Nós não apenas queríamos ter uma outra nave, dar-lhe o nome Voyager em oposição a Enterprise e preenchê-la com um bom equilíbrio entre humanos e alienígenas. Esta foi uma série que eu pedi a Jeri Taylor para se juntar a Michael (Piller) e eu na criação. Toda ideia de ser empurrada para uma parte distante da galáxia e estar longe da Frota Estelar, fora de contato com instruções e normas, em certo sentido, e tendo que se unir com Maquis que corremos no episódio piloto, toda a ideia de voltar a qualquer custo – ponto de interrogação, não devendo ser a qualquer custo – Eu acho que, nos permitiu fazer algumas coisas novas, o que foi importante. Estávamos todos conscientes de que essas coisas poderiam ficar obsoletas.. Muitos dos escritores eram os mesmos escritores e muitos dos escritores eram novos escritores, mas nós não queríamos fazer A Nova Geração novamente”.

voyager 3

– De acordo com Garrett Wang, ele e o produtor executivo Rick Berman não se davam bem. Wang queria que seu personagem, Harry Kim, fosse promovido de seu baixo escalão, mas Berman se recusava. Berman também não deixou que Wang dirigisse episódios; o primeiro ator em toda a franquia a quem foi negado o pedido de dirigir algum episódio. Wang seria dispensado após a 3ª temporada, mas depois que ele saiu na lista das 50 Pessoas Mais Bonitas da revista People, os produtores decidiram-se por mantê-lo.

– Quando fez o teste para o papel do médico holográfico, os produtores pediram a Robert Picardo que dissesse a frase “Alguém esqueceu de desligar o meu programa”. Ele assim o fez, e acrescentou espontaneanente “Sou um médico, e não uma lâmpada”, e assim conseguiu o papel.

– Kate Mulgrew (Capitã Kathryn Janeway), Rober Beltran (Chakotay), Tim Russ (Tuvok) e Robert Duncan McNeill (Tom Paris) são os únicos a aparecerem em todos os episódios da série.

Fonte: Star Trek.com e AdoroCinema.