Resumo do comic The Q Gambit, Parte Final

Star Trek - Ongoing 040 dukatE chega ao fim a história em seis partes, The Q Gambit, pertencente a coleção em quadrinhos Star Trek ongoing. A coleção da editora IDW trata da missão de cinco anos de Kirk e sua tripulação após os eventos do filme Além da Escuridão. A edição de número 40 encerra este arco envolvendo a entidade Q e um crossover com muitos outros personagens de Jornada. Veja a seguir um resumo deste final.

Este arco foi escrito por Mike Johnson, com consultoria de Roberto Orci, arte por Tony Shasteen, cores Davide Mastrolonardo, letras de Neil Uyetake e editado por Sarah Gaydos.

Durante a missão de cinco anos, Kirk se vê as voltas com a entidade Q que leva a Enterprise para o século 24, em plena guerra contra o Dominion. Com a Federação em ruínas e Dukat incorporando o espírito Pah-Wraith, Kirk encontra o cenário de não vitória. Mas há uma esperança, a presença do último dos Profetas.

Apesar dos esforços de Kirk e Sisko na perseguição a Dukat, a Enterprise entra na feda espacial e os Pah-Wraiths possuem a tripulação do Dominion e os Cardassianos, libertando-se de seu cativeiro. Agora, Dukat tem uma última tarefa antes de sua “ascensão” começar, matar o Profeta.

A bordo da Defiant, Q aparece e revela sua verdadeira intenção:  O Q-Continuum está numa guerra adicional com os Pah-Wraiths e estão perdendo. A “jogada” de Q com Kirk é clara: Q trouxe Kirk para ajudá-lo a liberar o Profeta e derrotar os Pah-Wraiths. A entidade não tem poder sobre a fenda e somente levando um dos Profetas poderia restaurar equilíbrio do universo.

No momento em que Kirk, Sisko e Q planejam seu próximo passo, Dukat transporta os três para a ponte da Enterprise e atira em Sisko imediatamente, matando-o.

Star Trek - Ongoing 040 sisko

Mas o Profeta consegue escapar e se funde a um novo hospedeiro, Spock. O Vulcano sob o domínio do Profeta, adquire poderes tempo suficiente para paralisar todos na ponte, Spock então transfere o Profeta para Q.

Star Trek - Ongoing 040 Q Spock

Os Pah-Wraiths agora não são páreo para o poder combinado de Q e do Profeta, e todos são rapidamente destruídos.

Gul Dukat ainda tenta resistir, mas é dominado e Q o reduz a uma pilha de cinzas. Q agradece a Kirk por sua ajuda, mas o capitão recusa dizendo que não foi ele, mas sim Spock, que sabia como transferir o poder do profeta para Q, e é aí que reside a fonte da fé de Kirk em não acreditar em cenários “onde não há vitória” – sua tripulação.

Com o fim do pesadelo Dukat e dos Pah-Wraiths, Q se funde ao último Profeta e adquire novos conhecimentos nunca antes descobertos. A entidade leva a tripulação da Enterprise de volta a seu próprio tempo.

Mas antes de partir, Kirk pede a Q que volte tudo ao normal, mas a entidade explica que essa linha de tempo criada (onde a Enterprise desaparece) vai continuar infelizmente. No entanto, com o retorno da nave exatamente ao ponto em que foi levada, uma nova linha de tempo se formará, na qual Kirk e sua tripulação seguirão.

Voltando ao ponto de origem, Kirk e Spock são os únicos que se lembram do que aconteceu. A missão de cinco anos prossegue em seu curso normal. Mas eles se perguntam se a versão do século 24 que testemunharam é realmente inevitável ou será algo diferente.

Enquanto isso, um Q fundido ao Profeta faz uma última visita a um velho amigo … “Eu não quero saber”, diz Picard.

Aguarde a próxima edição de Star Trek Ongoing, “Behemoth, Part 1″, onde a Enterprise retorna “a missão de cinco anos, além do alcance das comunicações da Frota Estelar, eles só podem confiar um no outro, quando confrontados com o seu primeiro encontro em território desconhecido, e que poderá ser o seu último”.