Michael Giacchino fala sobre a trilha de Star Trek

giacchinoQuando Michael Giacchino foi convidado a compor a trilha sonora de Star Trek para o diretor J.J. Abrams, ele se viu diante de uma tarefa monumental – tentando fazer algo novo, respeitando a herança deixada. Em entrevista ao Classic FM, ele conta todo o trabalho que teve.

“Quando comecei a trabalhar em  Star Trek, foi a coisa mais difícil que já tinha feito”, conta Giacchino a Classic FM, durante o Saturday Night at the Movies.

“Havia toda essa expectativa, muitas delas fabricadas na minha própria cabeça … expectativas de – isto tem de ser grande e  – isso tem que soar como Jornada”. Depois de experimentar mais de 20 temas diferentes, o compositor ainda estava lutando para descobrir o que definia o novo  Star Trek.  “Nós não sabíamos porque estávamos tão presos a tudo que veio antes”, diz ele.

Giacchino disse que finalmente acertou em cheio quando começou a centrar apenas na relação entre o capitão Kirk e Spock, por sugestão do roteirista Damon Lindelof, que disse: “Pense em uma história entre duas pessoas que se encontram, tornam-se melhores amigos e, em seguida, irão passar o resto de suas vidas em conjunto com essas incríveis aventuras, irão conhecer uns aos outros, e não serão capazes de viver um sem o outro, até ao final do mesmo”.

“E eu achei que seria muito bonito”, disse o compositor. “Demorou um pouco para deixar sair o que eu achava que as pessoas queriam ouvir.”

Mesmo depois que o álbum da trilha sonora foi lançado, Giacchino ainda foi confrontado com a necessidade de convencer os fãs do seu compromisso.

Giacchino é chegado a um trocadilho ao dar títulos para as suas trilhas sonoras de filmes. Por exemplo, a sua música para Dawn of the Planet of the Apes  incluiu faixas chamadas Aped Crusaders e Close encounters of the furred kind. Ele deu o mesmo tratamento irreverente a Star Trek , com faixas nomeadas: Enterprising young men e Nero death experience.

“Meus CDs da trilha sonora têm todos esses títulos, insanos, loucos e engraçados”, diz ele. “Lembro-me de alguns dos quadros de mensagens, havia alguns argumentos sobre se ou não eu deveria ter feito isso em Star Trek. E as pessoas diziam: – ‘Será que ele não leva isso a sério? Isso é Star Trek!”- As pessoas realmente se preocupam sobre isso e, compreensivelmente, eu entendo – é fantástico, eu adorei a série quando criança também”.

Giacchino começou como um compositor de música de vídeo game, encontrando aclamação mais ampla para seus escores de 117 episódios da série de TV  Lost por J.J. Abrams Sua grande chance veio em filmes do diretor Brad Bird, que pediu a Giacchino para escrever a música de Os Incríveis. Bird tinha amado a sua música para os jogos de vídeo Medalha de Honra e Alias​​.

“Eu achava que a cada etapa do caminho eu ia ser demitido do filme porque simplesmente não havia uma boa razão para me contratar”, disse Giacchino. “Eu nunca tinha feito um filme antes. Eu tinha feito televisão. Eu tinha feito toneladas de jogos de vídeo”.

Giacchino tem a preocupação de não ser estereotipado. Isso é um problema tão comum para os compositores de Hollywood quanto para atores. “No início, eu achava que ninguém iria me contratar na TV, porque achavam que eu tinha sido um cara de vídeo game.”

O compositor deve muito a JJ Abrams, que veio a assumir uma série de franquias com grandes seguidores:  Missão ImpossívelStar Trek e, agora, Star Wars .

Sobre Abrams, diz Giacchino, “Ele tem grandes instintos e um grande historial. E ele é maravilhoso com as pessoas e você pode realmente vê-lo fazendo essas coisas maravilhosas com estas propriedades queridas. Não é de admirar que eles chamaram alguém como ele para conduzi-las, respeitá-las, mas também fazer algo diferente com elas”.