Como foi criada a Enterprise-C

uss enterprise CA USS Enterprise-C, antecessora da nave comandada pelo capitão Jean Luc Picard, apareceu no episódio “Yerterday’s Enterprise” na terceira temporada da série A Nova Geração. Mas seu processo de design começou a ser concebido dois anos antes da nave aparecer na tela. Além disso, seu destino seria outro. Veja um pouco de sua história.

Quando Andrew Probert foi projetar a Enterprise-D, ele preparou um projeto para estabelecer uma continuidade entre a Enterprise original de Kirk e nave estelar do Capitão Picard, supondo que havia uma centena de anos de distância.

Enterprise BProbert assumiu que a Enterprise-B era uma nave classe Excelsior. Mesmo que isso não fosse confirmado, em A Nova Geração tinha um modelo em relevo de uma Excelsior no Salão de Observação da Enterprise-D. Probert imaginou que a “C” teria elementos de design em comum com as duas naves. “Eu queria que houvesse comprovação da ‘C’ surgindo da Excelsior e a ‘D’ surgindo da ‘C'”, disse ele na Star Trek: The Magazine 3, 4 (Agosto de 2002).

“O que eu fiz foi tomar um perfil lateral da Excelsior e eu peguei um perfil lateral da classe Galaxy. Então eu os coloquei na mesma escala, um sobre o outro e simplesmente desenhei as linhas de um para o outro, em vários pontos importantes, se era o disco, os motores de impulso, a ponte, o casco de engenharia. O que quer que fosse. Ao fazer isso, eu fui com uma composição que se tornou a Enterprise-C”.

Após Probert deixar a série no final da primeira temporada, os ilustradores restantes não entenderam muito bem que os desenhos que ele tinha preparado eram de outra nave. Rick Sternbach, que assumiu a partir Probert, achou à princípio que eram designs rejeitados para a Enterprise-D, embora ele tenha notado as semelhanças com a Excelsior.

Quando a Enterprise-C fez finalmente sua aparição em “Yesterday’ Enterprise”, o pensamento de Sternbach foi semelhante ao de Probert. “O ponto de partida lógico para este projeto foi um passo intermediário entre a classe Excelsior e a classe Galaxy”, disse ele. “Este pequeno esboço do Andy da primeira temporada parecia que seria muito bom para começar. As naceles eram um pouco diferentes. Eu assumi a partir do esboço que tinha um disco mais roliço e um pescoço mais parecido com a Excelsior”.

probert

Projeto de Andrew Probert

“Eu tomei algumas das idéias e alguns dos elementos de design do Andy, do que estavam no esboço e levei uma vista de topo e uma vista lateral em orto”, disse Sternbach. “Mostrei aquilo aos produtores e disse que, no caso, este seria um passo intermediário e poderia muito bem ser uma classe Ambassador.”

Sternbach foi um pouco mais prático do que Probert, já que seu projeto era menos curvo. “Lembro-me de fazer a seção transversal do casco engenharia circular, simplesmente porque faria sua fabricação ir mais rápida”, lembrou ele.

dec-3 dec-2

Mesmo assim, o disco elíptico foi um pouco mais difícil do que criar um redondo como a Excelsior, Michael Okuda lembrou em 2008. “Um disco roliço é realmente mais caro de construir do que um afiado e quadrado, mas elíptico pode ser muito mais caro do que ambos. Este foi um grande negócio para um modelo que teve de ser construído sobre um calendário muito apertado para um episódio que já era muito caro”.

Okuda e Sternbach rapidamente decidiram fazer o pires da Enterprise-C circular também. “Rick foi o primeiro a admitir que o projeto resultante não era tão elegante quanto o conceito original”, disse Okuda, “mas eu acho que ele fez um grande trabalho de preservar o máximo possível da visão de Andy Probert, mantendo o custo baixo o suficiente para que os nossos produtores não fossem obrigados a reutilizar a Excelsior ou o modelo da Enterprise. E, claro, Greg Jein fez seu brilhante trabalho habitual na construção de uma nova nave espacial em tempo recorde, com um orçamento embaraçosamente baixo”.

Por terem muito pouco tempo para completar o modelo, Jein delegou a fabricação das naceles de dobra, que Sternbach desenhou intencionalmente desproporcionadas em comparação com a Enterprise-D, para David Merriman e a criação do casco secundário para Ed Miarecki.

Após a sua introdução em “Yesterday’ Enterprise”, Jein modificou o modelo para aparecer como diferentes naves classe Ambassador em posteriores episódios de A Nova Geração. O disco e naceles foram ligados a uma maior distância a partir do casco de engenharia, resultando em uma nave ligeiramente maior.

Outros modelos foram utilizados, como a USS Zhukov (A Nova Geração, “Data’s Day”) e USS Yamaguchi (Deep Space Nine: “Emissário”). A classe Ambassador USS Excalibur pode ser visto brevemente em “Redemption II” e é, provavelmente, uma versão modificada também.

USS Zhukov

USS Zhukov

USS Yamaguchi

USS Yamaguchi

USS Excalibur

USS Excalibur

Fonte: Star Trek.com