NASA se inspira em Jornada para curar astronautas

Star-Trek-Dermal-RegeneratorVocê se lembra do regenerador dérmico que a Dra. Beverley Crusher usou para curar uma ferida no rosto do comandante Riker em A Nova Geração? Isso pode se tornar realidade. Com a ajuda da GROK Technologies, a NASA está desenvolvendo dois aparelhos portáteis semelhantes, que em breve poderão ser utilizados por astronautas na Estação Espacial Internacional.

O BioReplicate regenera o tecido humano e constrói células humanas em 3D e, juntamente com outro dispositivo com patente pendente que trata a dor externamente, pode curar ferimentos leves quase que instantaneamente. Ele também irá permitir a criação de modelos 3D de tecidos humanos que poderiam ser usados ​​para teste de droga e cosméticos, uma descoberta científica que pode eliminar completamente testes com animais.

O segundo dispositivo, Scionic, irá tratar da dor músculo-esquelética e inflamação externamente. Ele poderia eliminar a dor por meio de aplicações de pele sem o uso de drogas. Um dispositivo semelhante já está em uso na Agência Espacial Federal Russa (RKA). A versão russa, chamado Scenar, envia um sinal eléctrico suave, através da pele da pessoa para afetar o sistema nervoso central e do cérebro. O cérebro reage a ele de forma semelhante aos analgésicos.

Uma ocorrência comum no espaço é uma condição chamada osteopenia  que, devido à fraca ou inexistente gravidade, afeta ossos dos astronautas e acelera a perda de massa muscular. As novas patentes podem ser utilizadas para regenerar o tecido. Se esses aparelhos passarem com êxito em todas as fases de teste, eles vão se juntar a vários outros projetos pioneiros mostrados nos filmes de ficção científica.

Fonte: Inhabitat