Pine e Quinto assinaram para um 4º filme Star Trek

downloadDe acordo com o site The Hollywood Reporter, fontes dentro do estúdio dizem que Chris Pine e Zachary Quinto tiveram um aumento substancial em seus cachês por conta do terceiro filme, Star Trek Beyond, e foi concedida a eles também uma opção para a quarta sequência.

O terceiro longa da sequência Star Trek de J. J. Abrams iniciou as filmagens esta semana na cidade de Vancouver, e seu elenco está tendo um grande aumento de salário. Pelo menos os dois mais importantes do elenco. Ao mesmo tempo em que está ocorrendo esta produção, o estúdio também fixou com os dois atores-chave uma potencial quarta sequência.

Fontes disseram à The Hollywood Reporter que a Paramount e a produtora-financiadora Skydance Entertainment terminaram, recentemente, as re-negociações de última hora com as duas estrelas, um movimento que adicionou de 10 a 15 milhões de dólares para o orçamento.

O processo lento de desenvolvimento do projeto pode ter sido parcialmente responsável, bem como o poder ascendente dos atores, especialmente Chris Pine e Zoe Saldana.

Quando o elenco original – Pine, Saldana, Zachary Quinto, Karl Urban, Simon Pegg, Anton Yelchin e John Cho – assinou para o filme de 2009, fizeram-no com opções para duas continuações. Apesar do fato de que os estúdios muitas vezes dão novas sequências, em caso de sucesso, não havia re-negociações ocorrendo em 2013, durante a apresentação de Além da Escuridão. Em vez disso, o elenco disse ter recebido apenas os aumentos nominais constituídos em seus contratos originais.

Segundo fontes, a Paramount argumentou que o filme de 2009, embora bem-recebido, não foi um enorme sucesso de público, como esperavam, arrecadando 385.700.000 de dólares (uma ninharia em comparação com bilhões de dólares da Paramount em Transformers ou mesmo Missão: Impossível).

Depois que Além da Escuridão arrecadou 467,000,000 de dólares, a Paramount estava pronta para pular de volta para um terceiro filme. Mas Star Trek 3 correu com atrasos no processo de desenvolvimento: Roberto Orci passou a maior parte de 2014 escrevendo o roteiro (ele também foi escalado para dirigir) só para ter executivos, em seguida, decidirem desfazer do roteiro e do cineasta. Em janeiro, Pegg e Doug Jung foram trazidos para escrever um novo script. Com Justin Lin na direção. As coisas pareciam que estavam de volta aos trilhos.

Isso foi quando as agendas dos atores se tornaram um problema.

Paramount estava apenas pensando em dar aumentos nominais baseados nos contratos originais, mas algumas das estrelas e seus representantes argumentaram que sete anos se passaram desde que os acordos foram assinados em 2007. Sob a lei da Califórnia, um contrato de serviços pessoal não pode se ligar a alguém por mais de sete anos. Isso significava que as antigas promoções indiscutivelmente ficariam inválidas a partir de 2014.

A Paramount contestou a avaliação, mas nenhum dos lados estava preparado para ir ao tribunal sobre a interpretação da lei.

Para complicar as coisas, alguns dos atores tinham elevado seu status de celebridade consideravelmente desde o filme original. Pine fez mais filmes no cinema, incluindo o da própria produção da Paramount, Jack Ryan: Shadow Recruit, enquanto Saldana é agora parte da Marvel com Guardiões da Galáxia, além de Avatar.

Fontes dizem que, em última análise, a Paramount fez algumas concessões para os atores, que receberam uma combinação de aumentos robustos e melhores prêmios de desempenho. O estúdio não quis comentar.

O maior vencedor no negócio? Pine, aparentemente.

O ator, que interpreta o Capitão Kirk, ganhou 600.000 para o filme de 2009 e recebeu 1,5 milhão para Além da Escuridão. Para Star Trek Beyond receberia 3 milhões, mas agora vai receber o dobro.  Esses detalhes só saíram por causa de um processo judicial entre Pine e sua ex-agência de talentos.

Apesar dessa conta vultuosa, a Paramount é também, à princípio, uma vencedora. Fontes dizem que a condição para os aumentos de Pine e Quinto foi que o estúdio estava dando opções para um quarto filme concedido a fim de manter a dupla mais emblemática de Hollywood, Kirk e Spock, intacta.