Museu quer ajuda dos fãs para restaurar Enterprise

ENT 1O museu Smithsoniano está restaurando o modelo original de estúdio da nave mais famosa da televisão, a USS Enterprise. E para isso, a instituição está convidando os fãs para ajudarem nesta empreitada. Eles estão à procura de imagens que possam ajudá-los a restaurá-la à forma como apareceu na série.

O Instituto Smithsoniano disse que a maquete da nave sofreu oito grandes reformas, durante e após as gravações, desde que foi construída em 1964.

O primeiro contato dos fãs com a nave, após o cancelamento da série, foi em 1972, quando um modelo foi apresentado no Golden West College, em Huntington Beach, Califórnia, durante a Semana do Espaço, um encontro de 10 dias de atividades relacionadas com o espaço.

O modelo de estúdio original veio para o Smithsonian Institution doado pela Paramount Studios em 1974.

Quando o programa de televisão terminou em 1969, a nave tinha sido encaixotada e armazenada nos estúdios. Ao longo do tempo, calor, frio, umidade e outros elementos tinham danificado a estrutura, fiação e outros componentes internos, bem como o esquema de pintura exterior. Antes que pudesse ser colocada em exposição, uma extensa restauração foi exigida.

A primeira restauração Smithsoniana foi concluída em 29 de julho de 1974. Esta restauração foi coordenado com Matt Jeffries, um dos criadores originais da nave, e Gene Roddenberry.

Uma segunda restauração foi feita dez anos mais tarde, entre 8 de Agosto e 11 de Setembro de 1984. Uma terceira restauração foi realizada no Inverno de 1991.

Além desses esforços de restauração e conservação, em 22 de junho de 1999, a nave passou por análise de raios-X no QC Laboratories, Inc., em Aberdeen, Maryland.

U.S.S. Enterprise model from the Star Trek television series, now on display at the National Air and Space Museum, April 25, 1974, by Richard Farrar, Photographic negative, Smithsonian Institution Archives, Negative Number: 74-3977.

Em 1974 e 1975, a nave foi temporariamente exibida no Arts & Industries Building Smithsoniano em Washington, enquanto um novo museu, o National Air and Space, estava em construção.

Os restauradores agora querem que ela seja como o modelo de 1967, já que descobriram que o modelo restaurado passou por alguns erros de pintura e material usado. Para isso, precisam de fotos originais para usar como material de referência para o projeto. O projeto vai replicar de forma fiel a aparencia da Enterprise durante e após a produção do episódio “The Trouble with Tribbles”, a última vez que foi alterada durante toda a série original.

No entanto, eles não querem qualquer imagem, estão de olho, especificamente, em fotos ou filmes da nave, em construção, originais, durante as filmagens ou em exposição pública em qualquer momento antes de 1976.

Quem tiver algo que possa ajudar, basta enviar uma mensagem para [email protected].

Fonte: Mashable