Mini raio trator estilo Jornada uma realidade

forbes 1Mais um caso da ficção científica transformando-se em verdade científica. Pesquisadores das universidades de Bristol e Sussex, no Reino Unido, anunciaram ter inventado o primeiro raio trator sonoro do mundo através de um feixe. Só que ele não agarra naves, como na série Jornada nas Estrelas, mas sim pequenos objetos.

O raio trator na ficção científica de Star Trek é, essencialmente, um raio invisível que é usado para agarrar itens de reboque no espaço exterior.

Tal como acontece com tantas idéias pela primeira vez no sci-fi, a ideia de um raio trator rapidamente fascinou cientistas de verdade e agora uma equipe britânica levou a coisa a sério com a resposta na forma de ondas sonoras.

“Foi uma experiência incrível a primeira vez que vi o objeto mantido no lugar pelo raio trator. Todo o meu trabalho duro foi compensado, é brilhante”, disse Asier Marzo, estudante PhD e autor, num entusiasmado comunicado.

Os pesquisadores, cujo estudo foi publicado na Nature, dizem ter construído um raio trator que usa ondas sonoras de alta amplitude para gerar “um holograma acústico”, que pode pegar e mover objetos,. No momento, pequenos objetos.

Por enquanto, ele não será muito útil no espaço, mas a equipe acredita que a técnica poderia ser bastante útil já aqui na Terra. Eles sugeriram que os hologramas podem ser empregados em uma linha de produção para manipular objetos delicados e que não devem ser tocados ou, numa versão em miniatura, podem ser usados ​​para transportar drogas ou instrumentos microcirúrgicos através do corpo humano.

Os cientistas desenvolveram a técnica em colaboração com a Ultrahaptics, uma empresa constituída em 2013 com base em tecnologia desenvolvida originalmente na Universidade de Bristol. A tecnologia da empresa permite aos usuários obter feedback tátil sem vestir ou tocar em nada, através de projeções de ultra-som.

Para tirar essa ideia do papel e transformá-lo em um raio trator que pode mover objetos físicos, a equipe usou uma matriz de 64 alto-falantes em miniatura para projetar alta frequência, ondas sonoras de alta intensidade, para criar um campo de força que pode “segurar” um objeto . Em seguida, um controle cuidadoso da saída dos alto-falantes lhes permite mover ou girar o objeto.

Até o momento, o raio trator funciona em três configurações holográficas – um par de dedos ou uma pinça, um tornado que prende o objeto em seu núcleo e uma gaiola que envolve o objeto e mantém no lugar. O próximo passo da equipe é tentar construir diferentes variações dos sistemas para diferentes aplicações. Os cientistas estão trabalhando em uma versão maior que vai tentar levitar uma bola de futebol a partir de dez metros de distância e uma versão menor que visa a manipulação de partículas no corpo humano.

Veja o video demonstrativo.

Fonte: Forbes.