Paramount processa produção de Axanar

axanar 2Ao levantar um milhão de dólares em doações para a produção do filme independente Star Trek Axanar certamente chamou a atenção da Paramount e da CBS. E de fato eles se mexeram com a notícia de que entraram com uma ação contra a produção e contra o produtor Alec Peters por violação de direitos autorais.

Uma ação judicial, incluindo um pedido de liminar, foi apresentado contra o filme de fã Star Trek Axanar, seu criador Alec Peters, e 20 outras pessoas que trabalham na produção, pelos detentores de direitos de Jornada: a CBS e a Paramount.

Durante décadas, Paramount e CBS tem tolerado e até mesmo encorajado os fãs a produzirem séries, mini séries e até longa metragens baseados em Jornada, mas nesta terça-feira, as empresas entraram coletivamente com uma ação contra o grupo que produz Star Trek Axanar.

A ação judicial, no tribunal federal na Califórnia, que incluía um pedido de liminar, foi apresentada contra o filme, seu criador Alec Peters, e 20 outras pessoas que trabalham na produção, pelos detentores de direitos de Jornada: a CBS e a Paramount, como se vê no documento abaixo.

processo

“Esta é uma ação por infração de direitos autorais decorrentes da exploração não autorizada pelos réus a uma das franquias de entretenimento de maior sucesso de todos os tempos”, segundo o processo.

Paramount e CBS estão alegando três tipos de violação de direitos autorais, e estão pedindo que o juiz faça uma “sentença declaratória”, que significa um tipo de declaração a respeito de como o direito autoral foi violado neste caso, para ser utilizado como precedente em processos posteriores.

Além disso, as empresas também solicitaram uma medida cautelar, o que significa que qualquer trabalho no Axanar (definido para iniciar a produção no próximo mês), se for deferido, não poderá prosseguir, até que o processo seja resolvido.

A ação pede ainda indenização de até 150.000 dólares por cada violação, mais honorários advocatícios.

Axanar tornou-se um dos maiores projetos cinematográficos da história do site Kickstarter, tendo arrecadado um milhão de dólares, em contribuição dos fãs, num tempo recorde, contando com a ajuda do ator George Takei na campanha.

A produção está sendo caprichada, tendo profissionais trabalhando na frente e atrás da câmeras, com uma equipe totalmente profissional, muitos dos quais já trabalharam na franquia.

Em agosto, Peters deu entrevistas expressando confiança de que o projeto iria sobreviver a qualquer problema legal. Ele falou ao The Wrap que teve uma reunião com a CBS. Disseram a ele que o filme não poderia fazer dinheiro e, evidentemente, ele achou que era um bom sinal de que seria tolerado, desde que não fosse um empreendimento comercial. “A CBS tem uma longa história de aceitar filmes de fãs,” disse Peters. “Eu acho que Axanar  se tornou tão popular que a CBS percebeu que estamos apenas fazendo a sua marca tornar-se muito melhor.”

De acordo com uma descrição do filme no website, “Axanar tem lugar 21 anos antes dos acontecimentos de onde nenhum homem jamais esteve. É a história de Garth de Izar , o capitão da Frota Estelar lendário que é o herói do capitão Kirk. … Axanar conta a história de Garth e sua tripulação durante a guerra de quatro anos, a guerra contra o Império Klingon que quase destruiu a Federação. A vitória de Garth em Axanar solidificou a Federação e permitiu tornar-se a entidade que conhecemos no tempo de Kirk. É o ano 2245 e é aqui que a guerra contra Klingons termina”.

Peters fez uma declaração recente após tomar conhecimento do processo:

“Esta manhã, fui recebido com a notícia de que a nossa empresa de produção, Axanar Productions e eu, pessoalmente, estou sendo processada pela CBS Studios, Inc. e Paramount Pictures Corporation por violação de direitos de autor de Star Trek.

Primeiro de tudo, eu fiquei desapontado ao saber sobre isso por meio de um artigo em um comercial da indústria. Durante vários anos, eu tenho trabalhado com um número de pessoas na CBS em projetos relacionados com Star Trek, e eu esperava que essas relações pessoais teriam garantido um telefonema antes da apresentação de uma queixa legal. No entanto, eu sei que falo por todos na Axanar Productions quando eu digo que é a nossa esperança de que isso possa ser trabalhado de uma forma justa e amigável.

Axanar é um filme de fã. Fan Filmes – se relacionadas com Star Trek, Star Wars, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Power Rangers, Batman ou qualquer outra franquia – são trabalhos de amor que manter os fãs envolvidos, entretidos e mantem personagens favoritos vivo nos corações dos fãs. Como outros filmes atuais de fãs, AXANAR entrou em produção com base em uma história muito longa e numa relação entre o fandom e o estúdio. Nós não estamos fazendo nada de novo aqui.

Como todos os filmes de fãs, AXANAR é uma carta de amor para uma franquia amada. Por quase 50 anos, os devotos de Star Trek têm vindo criar novas histórias de Star Trek para compartilhar com outros fãs. Isso é tudo o que estamos tentando fazer aqui.

Uma vez que a série original de TV, quando as cartas escritas por fãs numa campanha fizeram a NBC dar luz verde a uma terceira temporada de Jornada, o apoio dos fãs tem sido fundamental para o sucesso da franquia. São os fãs de Jornada que são mais afetados aqui, por obrigar a Axanar Productions a parar de fazer o nosso filme e recolher os chamados danos, CBS e Paramount estão processando as mesmas pessoas que entusiasticamente tem mantido o universo criado por Gene Roddenberry tantos anos atrás.

O fato de que muitos dos fãs envolvidos com Axanar Productions são também profissionais da indústria revela a influência de Jornada na indústria do entretenimento. Não surpreendentemente, esses fãs querem dar algo de volta. Estamos muito orgulhosos de que o trabalho que fizemos até agora parece muito bom. Isso também é um reflexo da devoção dos fãs de Jornada.

Como tudo relacionado à Axanar Productions, levamos este assunto muito a sério e mantemos abertos a discutir soluções com todas as partes que possa ser mutuamente benéfica “.

Fonte: TrekMovie