Decifrado material inédito de Jornada em disquetes

discAlguns velhos discos flexíveis, conhecidos como disquetes, dos 200 de propriedade do criador de Jornada nas Estrelas, Gene Roddenberry, foram decifrados revelando cerca de 3 MB de décadas de roteiros e outros ensaios feitos pelo próprio Roddenberry para a franquia.

Quando Gene Roddenberry morreu em 1991, deixou para trás cerca de 200 disquetes, como parte de sua propriedade. O problema era que esses discos não poderiam ser lidos sem saber o sistema de hardware e operacional construído pelo próprio Gene Rodddenberry. O comunicado de imprensa assim explica:

[Roddenberry] usou dois computadores com sistema “custom-built” (produção própria) para capturar suas idéias de histórias, escrever scripts e notas. Ao longo do tempo, o autor passou a trabalhar com computadores mais mainstream, mas manteve o seu sistema pessoal em sua posse.

Embora Roddenberry tenha morrido em 1991, foi muito mais tarde que descobriram quase 200 disquetes de 5,25 polegadas em que o criador de Jornada armazenava seu trabalho. Um dos computadores já havia sido leiloado (sem nenhum registro de seu novo dono) e o outro já não era funcional.

Os responsáveis pelo espólio artístico de Roddenberry acionaram a DriveSavers, especializada em recuperação de dados de todos os tipos de mídia, para resolver o problema. O desenvolvimento de um método para ler os discos levou mais de três meses, e extrair todos os dados levou quase um ano. Agora, a empresa anuncia que os 200 disquetes, contendo 160 KB de arquivos cada, foram decifrados. Cerca de 3 MB de arquivos foram recuperados (95% dos dados).

A DriveSavers não disse o que contem os discos.

O que tem esses disquetes de Roddenberry? Uma temporada perdida da série original? Uma nova série de ficção científica? Detalhes sobre backstories de personagens? Todos os fãs esperam ser presenteados com esse tesouro durante o 50º aniversário da franquia.

gene

Fonte: Trek Movie e Tecnomundo