lant 1O crossover da editora IDW, Star Trek/Green Lantern: The Spectrum War chegou ao fim de suas seis edições, com sua história envolvendo os lendários Lanternas Verdes e a Federação, num conflito em que o capitão Kirk deve unir forças com Hal Jordan para evitar uma catástrofe em toda a galáxia. Trazemos para você um resumo das quatro edições que encerram esta saga.

Como sabemos nas edições anteriores, os anéis, descobertos pela Enterprise, foram ativados e escolheram seus novos donos. O Azul ficou com Chekov. Uhura foi escolhida pelo Violeta. O Amarelo com o Geral Chang. O Vermelho escolheu um Gorn chamado Glocon e o Laranja encontrou um romulano, Décio, que está cansado de ver seu povo carregar a culpa pela destruição de Vulcano. A continuação dessa história segue a partir daqui.

Na ponte da Enterprise, Hal Jordan explica a Kirk sobre os poderes dos anéis. Ele não sabe exatamente o que aconteceu para fazer os anéis chegarem a este universo, mas acredita que outros novos donos poderão não ter boas intenções.

comic 1

O Gorn, o Romulano e o general Klingon descobrem que seus poderes podem ser tão grandes quanto suas ambições, desde que obedeçam a seus mestres Atrocitus, Sinestro e Larfleeze.

Na fronteira do Quadrante Delta, o Gorn Glocon, junto com Atrocius, atacam e destroem a USS Constellation, sob o comando do Comodoro Decker, fazendo sua própria declaração de guerra contra a Federação.

Lantern constalation

Carol, a Lanterna Star Safira, chega a Enterprise carregando um ferido, Saint Walker, o Lanterna Azul. Mas ela tem notícia pior: Nekron, o Lanterna negro capaz de ressuscitar os mortos, seguiu-os através do portal.

Um vórtice se forma na antiga órbita do planeta destruído Vulcano.

Star Safira explica a Hal sobre o uso do “Last Light” por Ganthet como tentativa de salvar os anéis de Nekron, mas, ao invés disso, acredita que ele possa ter condenado os dois mundos.

A única coisa que pode derrotar Nekron é a chamada Entidade, invocada pela primeira vez por Kyle, o Lanterna Branco. Mas Nekron matou Kyle em uma segunda batalha. Além disso, os anéis precisam ser recarregados por baterias de energia, que não se encontram neste universo. O Lanterna Azul, Saint Walker continua sendo cuidado por McCoy que usa o poder do anel índigo.

Uhura recebe um sinal de socorro da estação Doze. Eles estão sob ataque. Hal Jordan e a Enterprise seguem para lá.

Glocon e Atrocitus atacam a Base Estelar. Chang e Sinestro chegam ao local com cruzadores Klingons amarelos para uma disputa de poder. Eles se enfrentam.

batalha

Chegando ao local, a Enterprise ataca Sinestro e o lanterna amarelo usa o poder do anel para aterrorizar a tripulação.

Hal Jordan impede que Sinestro tome a Enterprise, assumindo o comando da nave, cuja tripulação encontra-se desacordada.

Enquanto a batalha prossegue, não muito longe dali, um planeta surge de onde era Vulcano e os mortos adquirem vida.

O Comando da Frota Estelar envia uma transmissão para todas as naves da região sobre o ataque a Base Estelar Savitskaya e a perda de contato com a Enterprise.

Sentado na cadeira do capitão da Enterprise, Hal Jordan usa seu anel para expandir o tamanho e o poder da nave e ajudar as outras naves federadas a combaterem os Lanternas Vermelhos e Amarelos.

guerra total

Uhura, com o anel Violeta, retorna a nave e neutraliza os efeitos de Sinestro, despertando rapidamente a tripulação.

Hal alerta para a chegada de LarFleeze e Decio, mas sua atenção está para Sinestros, seu inimigo mais poderoso. Uhura e Chekov ajudam Jordan, enquanto a Enterprise defende a base.

A batalha se torna uma luta entre Lanternas, oficiais da Frota Estelar, Gorns, Romulanos e Klingons.

Jordan tenta convencer Sinestro a reunir forças contra Nekron. Sem sucesso.

Spock informa a Kirk que uma estranha anomalia está se formando onde era Vulcano.

Graças à intervenção de outros Lanternas Verdes que aparecem para ajudar, Sinestro é finalmente subjugado.

A bordo da Enterprise Sinestro é colocado numa cela, mas Jordan sabe que ele poderia simplesmente sair a qualquer momento.

A Enterprise e os Lanternas se dirigem ao planeta morto Vulcano, onde os piores temores se tornam realidade, com Nekron revelando a si mesmo e seu novo exército de zumbis Vulcanos.

zumbi

Spock encontra a versão zumbi de sua mãe, Amanda, que tenta manipulá-lo e transformá-lo em um Lanterna Negro. O vulcano luta contra sua consciência, mas é salvo pelo Lanterna Verde Stewart. 

Enquanto isso, Kirk, Jordan e outros Lanternas travam um batalha contra uma horda de zumbis Vulcanos. Não há como vencê-los enquanto Nekron estiver no comando.

Kirk ordena um ataque orbital pela Enterprise, mas pouco dano causa a Nekron.

Sinestro aparece, e é o único dos rebeldes a enfrentar o Lanterna Negro. Ele consegue quebrar a foice de Nekron, mas Nekron resiste ao ataque de Sinestro, o domina, assim como aos demais Lanternas.

Kirk fica sabendo que para invocar a Entidade é preciso reunir todos os anéis através de um portador que controle todo o espectro de emoção e percebe que a solução final estaria em Spock.

Kirk pede que McCoy dê seu anel a Spock

A parti daí, todos os anéis passam a se dirigir ao vulcano.

spock lanterna

Com a ajuda dos Lanternas Verdes fecha-se o ciclo dos anéis, surgindo a Entidade Viva que acaba por destruir Nekron.

Tudo desaparece, inclusive o planeta zumbi. No espaço, vemos os corpos de Chang, Glocon e Decius sem o poder dos anéis.

A Enterprise retorna a Terra para reparos levando alguns Lanternas curiosos sobre este novo mundo. Sinestro, Larfleeze e Atrocitus conseguem fugir para bem longe antes que alguém possa rastreá-los.

Scotty revela que, graças a sua investigação dos anéis, ele pode desenvolver uma variação bastante grosseira de seu poder. Será?

Hal Jordan e os demais Lanternas seguem seus caminhos e a Enterprise retorna a sua missão de cinco anos.

Aguarde o resumo da tripla edição da IDW que traz o Universo Espelho referente a linha de tempo de J. J. Abrams.