J.J. Abrams entrando no mundo dos games

abrams video gameO diretor e produtor J.J Abrams entrou oficialmente no negócio de videogames através de uma nova colaboração com a desenvolvedora de jogos Chair Entertainment. Enquanto Abrams e seu estúdio estiveram perifericamente envolvidos no desenvolvimento de games como Star Trek, Star Trek: DAC, Lost, e Alias, esta é a primeira vez que o diretor estará a frente desse novo empreendimento e com a mão na massa.

“Eu tenho sido um fã de jogos de vídeo por anos, com inveja dos artistas e contadores de histórias que tenham conseguido desempenhar nesse mundo”, disse Abrams em um vídeo publicado no site da Chair Entertainment. “Eu sinto que é uma progressão natural do que temos vindo a fazer. Nós queríamos expandir para esta área de entretenimento”.

Nos últimos dois anos, Abrams e sua equipe em Los Angeles vêm trabalhando com a Chair Entertainment na criação do projeto Spyjinx, que supõe-se estrear em 2016, em um teste beta. Detalhes sobre o jogo real permanecem um mistério com Chair Entertainment co-fundador Donald Mustard vagamente descrevendo-o no vídeo como “um jogo de estratégia e de ação misturado com construção de um mundo dinâmico, com desenvolvimento do personagem do jogo em role-playing (RPG).” Seu comentário deu a entender que os jogadores poderão elaborar suas próprias aventuras.

Abrams foi igualmente enigmático sobre o Spyjinx, onde vai ajudar a desenvolver através de seu estúdio interativo na Bad Robot. Tudo o que ele disse foi que deve ser testado antes que possa ser colocado em uma categoria, porque o jogo será diferente de qualquer outra coisa no mercado.

“A Bad Robot é excepcionalmente talentosa em fazer você se preocupar profundamente com personagens e os julgamentos que experimenta”, disse Mustard.

Depois de reuniões, videoconferência, partilha de código, e um fluxo de trabalho integrado, o novo jogo foi projetado desde o início como algo novo. Mesmo após a versão de teste ser liberada, a equipe de desenvolvimento será capaz de ajustá-lo com base no feedback do usuário.

Colaborações entre Hollywood e o mundo dos jogos nem sempre têm corrido bem. Abrams experimentou em primeira mão um projeto de jogo licenciado pelo estúdio, Star Trek 2013 da Digital Extremes, que não saiu da maneira como foi concebido.

Era para servir como uma ponte entre os dois filmes Star Trek. Mas ele disse que o jogo não conseguiu ajudar o filme e, possivelmente, não agradou porque faltou diversão, emoção e grande jogabilidade.

“[O jogo] foi, obviamente, uma grande decepção para mim”, Abrams disse em 2013. “Nós estávamos realmente envolvidos desde o início e, em seguida, meio disso percebi que não estava indo para o lugar que queríamos, por isso, cai fora e eles continuaram a fazê-lo …”.

Já com o Spyjinx, Abrams está envolvido desde o início. Em parceria com Chair Entertainment, ele trabalhou com o estúdio que fez Infinity Blade, um dos mais vendidos da Apple iOS de todos os tempos, com mais de 50 milhões de downloads. Os dois primeiros jogos da trilogia geraram mais de 60 milhões de dólares em vendas em um mercado saturado com free-to-play títulos.

Abrams, que já trabalhou neste jogo durante a produção de Star Wars Episódio VII: A Força Desperta, disse que está feliz com a colaboração.

“O resultado foi algo além de nossas expectativas”, disse Abrams. “Se ele acaba sendo o que acho que vai ser, eu vou estar gastando tempo demais jogando este jogo.”

Fonte: Fortune