William Shatner fala sobre Nimoy em livro

William Shatner está lançando o seu mais novo livro de memórias, Leonard – Meus Cinquenta Anos de Amizade com um Homem Notável, no qual explora sua relação com o falecido ator Leonard Nimoy. O livro tem lançamento previsto para 16 de fevereiro pela editora Thomas Dunne Books. O velho Bill deu uma palhinha sobre este trabalho e sua amizade com Nimoy ao site StarTrek.com,

Além triagem através de seus próprios pensamentos e memórias, que tipo de pesquisa você fez para o livro?

Shatner: Falei com um monte de pessoas, a maioria de meu próprio ponto de vista e, as realizações de Leonard estavam geralmente disponíveis para mim quer através de pessoas conhecedoras ou apenas online. Havia um monte de informações lá fora.

O que você descobriu sobre sua amizade com Leonard através do livro?

Shatner: Ao investigar para o livro percebi que não fiz isso enquanto ele estava vivo. Eu meio que me sinto mal por não ter olhado suas realizações pré e pós-Star Trek. Você sabe, nós temos nossas vidas ocupadas. Você encontra alguém, tem um jantar e você fala, mas não examina totalmente algum aspecto do trabalho que a outra pessoa fez. Há assuntos que não necessariamente vão para uma conversa. São os detalhes que eu nunca peguei e que gostaria de ter obtido, enquanto Leonard estava vivo.

Há também uma história sobre Leonard estar com raiva de você pela forma como você lidou quando um fotógrafo da TV Guide entrou no set da série original e tirou fotos dele. Leve-nos através dos detalhes desse incidente …

Shatner: Bem, havia um fotógrafo que entrou na maquiagem, e esse é o momento mais vulnerável dos atores, quando você está sem maquiagem. Você está lá, é de manhã cedo e de repente esse cara está tirando fotos de mim. Ele está tirando fotos, e eu nem imaginava ou sabia. Então, eu me opus a ser fotografado. Não era a respeito do Leonard ser fotografado, era sobre eu ser fotografado. Eu não sei … foi um daqueles incidentes que eu tinha esquecido completamente, mas eu fui lembrado pelo fato de que Leonard tinha falado sobre isso. Eu fico pensando: “Oh sim, eu acho que aconteceu”. Eu não me lembro muito bem todos os detalhes, mas havia um fotógrafo fazendo coisas de manhã, quando todo mundo estava no seu sono, 06:30 … e por que o fotógrafo estava lá? Parecia ser uma questão razoável que fugiu do controle entre os atores emocionais. Eu não sei.

Há uma exploração fantástica da química entre você e Leonard, como Kirk e Spock. Você ainda cita Leonard como mais ou menos dizendo que você, como Kirk, trouxe a energia para as cenas, o que permitiu a ele ser mais reservado como Spock. Você tinha noção disso naquele momento, especialmente no início?

Shatner: Eu não estava ciente disso até muito mais tarde, após a série acabar, até depois de tudo o que tinha feito. Ele começou a falar sobre isso depois, mas não falou durante o tempo em que estávamos trabalhando. Eu estava apenas fazendo minhas coisas. Um ator é uma fonte de energia. Mesmo que a energia esteja profundamente controlada e silenciosa, tem de haver um incêndio. Tem de haver uma… vibração. Essa é uma palavra melhor. Tem que haver uma vibração no ator, e tantos atores que você vê em uma cena, não há impulso, sem vibração. Eles simplesmente dizem as palavras. E, para mim, isso é chato. Mas se alguém é impelido por algum pensamento íntimo durante uma cena, que é uma ação, que é um sentimento que você pode jogar fora, isso impulsiona o outro ator a trazer sua energia para isso. Então, eu acho que energizar as coisas tanto quanto eu achava que elas deveriam, ajuda a manter uma cena viva. Energia atrai energia, e assim por uma cena começa a vibrar, especialmente se o outro ator ou atores, está sentindo isso também. E haverá uma vida na cena que ele não poderia ter tido sem essa energia. Eu olho para isso o tempo todo no que faço como ator. E quando eu dirijo, isso é o que eu procuro em atores. “Dê-me um pouco de energia. Tem um pensamento aqui”. Isso é o que Leonard e eu tivemos juntos. Nós não sentamos e discutimos.

Muitos fãs Trek sabem praticamente tudo que há para saber sobre você, Leonard, e sobre você e Leonard. No entanto, no livro você solta a seguinte bomba: “Ele era meu amigo. Mas de acordo com o Projeto Reunião Global, nós também fomos parentes distantes”. Quando e como você descobriu este factóide?

(Risos). Bem, isso é como um resultado da capacidade moderna de olhar para onde seus sangues se combinaram. Então, foi descoberto, de forma distante, que podemos estar relacionados. E eu só ouvi sobre isso depois que ele morreu. Eu estou lhe dizendo, o resultado de tudo isso foi olhando para um computador. Acho que estamos todos basicamente relacionados, especialmente se você vem de certas origens étnicas. Isso restringe o campo.

Se Leonard está lá fora agora na Fronteira Final, como dizem, e ler o seu livro, o que você espera que ele diria?

Shatner: Eu acho que ele ficaria constrangido com a atenção que eu trouxe para algumas de suas excelências. Tudo o que eu tenho feito em conexão com Leonard e a família de Leonard, sempre foi feito por amor. Se eu cometi erros, se eu disse ou fiz alguma coisa, foi inadvertida e não poderia ter significado nenhum dano porque eu sempre amei Leonard e sua família.

Quais foram as suas aspirações no início? Será que você só queria trabalhar ou tinha olho em estrelato?

Shatner: Não, não. Eu só queria trabalhar. Eu queria fazer $100 por semana, de modo que eu poderia pagar todas as minhas contas. O que é interessante é que eu só queria trabalhar, mas a definição de trabalho muda quando você se torna mais bem sucedido ou mais bem conhecida. O trabalho poderia ter sido uma locução. Em seguida, a sua ideia de trabalho começa a evoluir ou mudar ou crescer, e trabalho torna-se algo mais. A definição de trabalho muda à medida que avança.

Deixando Star Trek de lado, o que você mais se orgulha na sua vida e carreira?

Shatner: Estou orgulhoso por estar vivo e funcionando. Estou orgulhoso da minha família. Se você está perguntando sobre algo que eu fiz, eu diria que este one-man show, que eu venho fazendo há alguns anos agora. O show é, certamente, a soma total de tudo que eu fiz … dirigindo, atuando, escrevendo e produzindo neste momento, também.

Vamos falar de Star Trek mais um pouco. Quando você fazia a série, estava consciente ou não de que as histórias eram realmente à frente do seu tempo?

Shatner: Eu estava ciente. Eu tinha lido um monte de ficção científica de antemão. Eu nunca entendi a profundidade das implicações da ficção científica até que eu comecei a fazer documentários e percebi que a ficção científica é muito mais do que apenas a literatura. A coisa boa é realmente um capítulo da bíblia da ficção científica. Mesmo com a série.

Independentemente de qualquer coisa que ocorreu por trás das cenas, a química entre todos vocês, e especialmente você, Leonard e DeForest Kelley, foi notável. Como a química do triunvirato evoluiu?

Shatner: Há uma grande quantidade de assunto de química, e esta sobrevalorizou estes bons atores a olharem um para o outro e falarem uns com os outros com a intenção do que o autor escreveu, e eles executaram a intenção. Você pode trabalhar com alguém, mas não quer convidá-lo para jantar. Você não detesta eles ativamente, mas eles não são a combinação perfeita. E você não vai dizer-lhes no trabalho porque você quer que as condições de trabalho sejam agradáveis. Então você pode dizer: “Ei, eu tenho metade de um sanduíche, você quer isso?” Ou “Vou tomar um café, eu posso pegar um de você?”. Você coloca para fora todos os aspectos de um relacionamento que, em sua mente, não está lá. Isso é o que alguns atores podem fazer com atores com quem não têm química. E bons atores devem ter química, mesmo que eles não sejam amigos. Agora, há um monte de atores que realmente gostam uns dos outros e também tem química. De Forest, Leonard e eu tínhamos isso. Nós realmente gostávamos um do outro. Por isso, não tínhamos que fingir, e eu ainda tomava com Leonard ou De um café e eles queriam isso comigo. Ou nós jogávamos piadas uns sobre os outros, com carinho e não desgosto. Mas, o que eu estou dizendo é que um ator pode atuar com química. Você já viu um monte de grandes cenas entre atores que não gostam uns dos outros. E isso funciona de outra maneira, também, você sabe. As pessoas podem ser amigos e não terem química.

Estamos quase no 50º aniversário de Star Trek. Que notável conquista é isso?

Shatner: Não há nada como Star Trek. E se alguma vez tiver algo mais parecido com isso, todos nós vamos estar muito longe, porque vai ser daqui a 50 anos. Então, este é um fenômeno único e eu sou muito grato em ser uma parte.

Você não vai estar em Star Trek Beyond, certo?

Shatner: Certo. Eu não estou envolvido. Eu realmente não sei nada sobre isso. Eu gostaria de fazê-lo, e eles sabem onde me encontrar.

Vamos falar um pouco sobre as atividades do 50º aniversário no qual você estará envolvido. Você está ajudando a promover a turnê Star Trek: The Ultimate Voyage, que está em andamento agora. Você vai ser o anfitrião do Star Trek: The Cruise. Você vai ser o cabeça de cartaz na grande convenção Star Trek de Las Vegas, em agosto …

Shatner: Estou animado com todos eles. A turnê é realmente um grande invenção. Brady Beaubien e Justin Freer são parceiros que fizeram outros concertos com outros filmes, onde eles tocaram todas as músicas, no palco, para o filme na tela. Para a turnê Star Trek Concert, eles têm as partituras que Jerry Goldsmith e outros escreveram. Em outros casos, não havia partituras, então eles tiveram que ouvir as notas e anotá-las. E, por Star Trek, eles estão explorando temas, como “Man Against Machine”. Então eles vão ter duas ou três cenas de vários Star Treks, colocá-los juntos, e tocar a música ao vivo no palco para as cenas na tela . O público torna-se consciente de como a música do filme reforça uma cena, como ela é adorável como música em si. Grande parte da música de Star Trek, especialmente a de Jerry, vai ficar por conta própria, de uma forma sinfônica. Mas, realmente, o que as pessoas vão descobrir é o quão importante a música é para o cinema.

O que você lembra de colaborar com Goldsmith quando dirigiu Star Trek V: A Fronteira Final? E como foi sua música complementar no seu trabalho como diretor?

Shatner: Foi uma brilhante música. E me foi dito por muitas pessoas que foi a melhor música de qualquer um dos Treks. Eu falei com Jerry várias vezes, durante a qual planejamos em que a música iria cair, e então eu o deixei totalmente sozinho. Houve momentos em que alguns dos diretores colocavam certas regras sobre os compositores, que não conseguiam entender. Uma dessas foi sem bateria. Foi sem bateria e sem outra coisa … talvez oboé, ou algo assim. Mas tambores estão no coração de uma orquestra. Então, eu não fiz nada disso, e ele trouxe uma bela seqüência de música.

O cruzeiro está sendo vendido já. Como vocês estão preparados para passar sete dias a bordo de um navio com milhares de fãs de Star Trek?

Shatner: Bem, dado o que falamos anteriormente, eu tenho certeza de que vamos ter a nossa pequena área de cabines onde ninguém poderá ir. Mas deve ser divertido.

Star Trek Las Vegas será realizada imediatamente antes da data de aniversário de 50 anos …

Shatner: Eu acho que vai ser uma das maiores convenções de todos os tempos. Quando você pisa na frente de tantas pessoas, você não sabe o que vai sair de sua boca.

O que mais você estará envolvido pelo 50º aniversário?

Shatner: Eu vou estar fazendo várias convenções. E estou esperando fazer um show para os 50 anos. Eu não sei se ele vai ser um show ou um documentário como os outros que tenho feito.

Especialmente sem Leonard, você é o cara da franquia. O que é isso para você? Você olha para isso, em parte, como uma responsabilidade?

Shatner: Eu não penso nisso como uma responsabilidade. E, sem Leonard lá, para mim, fica diminuída porque nós nos divertimos muito juntos no palco. Parte da amizade baseou-se no humor evocado um do outro no palco. Você pode ser muito mais franco, eu acho, e tomar pequenas facetas da conversação enquanto ficamos gozando um ao outro no palco, o que você não faria normalmente durante uma refeição ou algo assim. Então, nós aprendemos muito um com o outro apenas brincando e fazendo o outro rir no palco. Nós nunca vamos fazer isso de novo, e isso é um pensamento muito triste.

Você vai fazer 85 anos em março. Espero que venha a estar entre os vivos por muitos e muitos anos, mas, não sendo mórbido, o que você espera que será o seu legado?

Shatner: Meu legado … O que eu quero é que as pessoas digam: “Eu não posso acreditar que ele ainda esteja vivo”.