Investidores chineses interessados na Paramount

paramount chinaDe acordo com o site livetradingnews, existem algumas conversas com o banqueiro Dominic Ng, presidente da East West Bank na California, que está levando os investidores chineses interessados ​​em adquirir parte acionária da Paramount Studios, desencadeando especulações a respeito de como ficarão as franquias famosas do estúdio, caso se concretize.

Ao longo dos últimos anos o Sr. Ng emergiu como um dos poucos banqueiros baseados nos Estados Unidos de ligação dos estúdios americanos com os investidores chineses interessados em bancar a área de entretenimento.

Ele ajudou a levantar dinheiro para os filmes como Perdido em Marte e Jogos Vorazes, juntamente com sucessos de tela pequena como Orange Is the New Black e Marco Polo da Netflix.

“Os estúdios se sentem inseguros hoje, se não têm um parceiro chinês”, diz Ng. “E para os chineses, Hollywood é a terra santa. É uma situação vantajosa”.

Sr. Ng estima que a East West organizou cerca de 1,6 bilhões de dólares em financiamento durante os últimos 5 anos e espera que esse montante possa crescer significativamente em 2016.

Nesse ponto, ele disse aos repórteres recentemente que o seu telefone já está tocando vindo dos investidores chineses que querem fazer uma oferta para a compra de uma participação na Paramount Pictures.

Do seu lado, a Viacom está estudando a venda de uma fatia minoritária “significante” do estúdio de cinema Paramount Pictures, afirmou o diretor executivo Philippe Dauman, fazendo com que as ações da empresa subissem. A companhia já foi abordada por vários investidores.

Apesar de um prejuízo operacional de 146 milhões de dólares para o trimestre final de 2015, e tendo Terminator: Genisys entre suas recentes decepções de bilheteria, a Paramount está voltando a aumentar sua produção de filmes depois de reduzir sua parcela nos últimos anos e se expandir para produção de TV e streaming. Ela ficou em sexto lugar entre os principais estúdios de Hollywood em 2015 em relação a receitas de bilheteira dos EUA.

Analistas dizem que a Paramount vale cerca de 3,5 a 4,0 bilhões de dólares. Ela tem uma história de 104 anos, uma biblioteca de filmes que inclui clássicos como a série de “Indiana Jones” e de “O Poderoso Chefão”, além de franquias com milhões de fãs como Star Trek, Missão ImpossívelTransformers.

Um investidor de Hollywood disse que a Paramount pode ser um alvo de aquisição atraente, mas teria de mudar seu modo de pensar no mercado. Sua crítica ao estúdio refere-se a falta de amplitude de franquias frente as concorrentes como a Disney e Warner Bros., que possuem “Star Wars”, e os heróis da DC Comics e Marvel em seus arsenais. Segundo esse investidor, a Paramount tem sido lenta na produção de novas franquias para substituir a sua série de filmes envelhecidos, incluindo “The Terminator” e “Transformers” e a renovar franquias ainda rentáveis como Star Trek e Tartarugas Ninja.

Com a importância do crescente mercado de cinema da China, os estúdios de Hollywood têm adaptado conteúdo para aumentar as chances de conseguir filmes para o país e para construir o seu apelo ao público chinês.

Os filmes de Jornada estão encontrando na China sua nova casa, após o serviço de vídeo on-line populares Youku Tudou concluir um acordo com a Paramount Pictures que irá adicionar mais de 100 filmes, incluindo filmes da franquia.

A China começou a ver Star Trek de forma legal a partir de 2013, quando Além da Escuridão Star Trek fez sua estreia lá, obtendo 25,8 milhões de dólares em bilheteria no seu fim de semana de abertura.

E essa parceria tende a se expandir para onde o estúdio jamais esteve. No quarto filme de Transformers em 2014, a Paramount filmou cenas em Hong Kong e a China acrescentou a atriz chinesa Li Bingbing para o elenco e já concordou que a empresa Alibaba Group Holding Ltd. (empresa chinesa com sede em Hangzhou) torne-se o distribuidor on-line exclusivo na China, de futuros lançamentos cinematográficos do estúdio de filmes, incluindo Star Trek Sem Fronteiras.