Para Shatner tecnologia mais próxima de Jornada

kirk comunicadorDurante um painel sobre a plausibilidade dos conceitos de ficção científica para o nosso mundo, no evento The Future is Here (O Futuro está Aqui), da Smithsonian Magazine, o ator William Shatner foi um dos convidados e disse ao público presente que grande parte da tecnologia usada na série original dos anos 60 não é tão fora deste mundo assim como se imagina.

Pode parecer fantasioso imaginar um mundo em que você pode realmente dizer: “Leve-me para cima, Scotty”, e ser transportado através de uma coluna de luz, mas de acordo com William Shatner, um mundo cheio de tecnologia vista em Jornada “não é muito forçado.”

“Não é rebuscado”, disse Shatner. “Embora muitos dos conceitos de ficção científica são absurdos às nossas mentes newtonianas, tudo é possível por causa da nova linguagem da física quântica.”

Certamente, algumas das tecnologias mostradas na série original já entraram em nossas vidas diárias. Em 1966, o comunicador de Kirk, o bluetooth de Uhura, e até mesmo portas de correr automáticas da Enterprise pareciam revolucionários, mas agora o atual smartphone e portas automáticas fazem estas peças de tecnologia parecerem arcaicas. De acordo com Shatner, os militares ainda baseiam alguns dos seus navios no design da Enterprise.

“A Marinha procura olhar para algumas das ergonomias da ponte, e aparentemente copiando-a”, disse ele. “Um capitão de um navio não muito tempo atrás disse que algumas das coisas da ponte em seu navio foram concebidas depois que os nossos designers tinham feito.”

Mas o que dizer de um dos pilares tecnológicos mais ambiciosos da série: teletransporte? Claro, nós não possuímos uma tecnologia que permita que seres humanos se transportem instantaneamente através do espaço, mas Shatner parece esperançoso de que a ciência está fazendo avanços nesse campo da pesquisa.

“Você pode transportar todas as moléculas em um ser humano? Aparentemente, é impossível. você pode transportar uma réplica dessa pessoa? Possível, mas a quantidade de energia do computador e espaço é esmagadora “, Shatner explicou.

Tecnologicamente falando, nós ainda não terminamos a explorar a fronteira final.

Fonte: EW